Você liga o motor do seu carro do jeito errado! Confira!
São três pequenos cuidados ao dar a partida que irão aumentar a sua segurança e prolongar ao vida útil do motor
São três pequenos cuidados ao dar a partida que irão aumentar a sua segurança e prolongar ao vida útil do motor
Você a princípio pode até achar engraçado a dica que eu vou dar aqui neste vídeo, mas não tem nada de engraçado. Eu vou te explicar como é que você faz para ligar o motor do seu automóvel. Você vai falar: “o Boris endoidou? Ligar o motor, eu ponho a chave, giro e pronto”.
Você põe a chave e liga, mas preste atenção em alguns cuidados que você tem que tomar. Quando você vira a chave para ligar o motor, antes de acionar o arranque, veja se todas as luzes de alerta estão funcionando. Porque se alguma tiver queimada e não acender, leve logo para a auto elétrica, para concessionária, para o seu mecânico de confiança: se der um defeito daqueles sistema, a luz está queimada ou com mal contato e aí você fica sem saber.
Se as luzes de alerta estiverem ok, ligue o motor, mas acione a embreagem caso esteja em um carro manual. Por que apertar a embreagem, o carro já está em ponto morto? Sim, mas mesmo de ponto morto, o motor é obrigado a virar alguns componentes da caixa de marchas. Então, se você aperta embreagem você desconecta o motor da caixa.
Em terceiro lugar, quando você liga o carro de manhã, depois que passou a noite toda parado e o óleo todo escorreu para o cárter, você já vai ligando, já vai acelerando né? Não faça isso! Você tem que esperar de 20 a 30 segundos pelo menos antes de acelerar para esperar o lubrificante ir para as partes superiores do mtoor.
Por fim, aquela história de esquentar o motor é do passado. Aqueles 30 segundos que você demorou para acelerar esperando o óleo chegar na parte de cima do motor já foram também suficientes para esquentá-lo um pouquinho. Não precisa de mais do que isso, porque ele tem um sistema automático que compensa a temperatura baixa até que tudo se normalize.
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Ddificil reparar a luz que queimou pois sem acender nao se pode ver…pelo menos no fox,
Já ouvi dizer que pisar na embreagem na primeira partida do dia, pode causar folga axial no virabrequim com o passar do tempo. Mito ou verdade?
Boris, sempre deixo o motor esquentar; é outra coisa, já fiz o teste e o motor quente antes de sair, principalmente em locais friox e se for álcool então …é muito melhor…o carro sai mais suave…com ele frio não é bom…muitos podem até discordar como o Boris mas…é outra coisa esperar o motor aquecer.
O pior deles é aquele que liga e pisa fundo no acelerador achando que vai esquentar logo e que não vai apagar. Pobre motor trabalhando aço com aço, logo logo vai dar PT. (Coisa ruim né).
Se eu for conferir as luzes no painel da Traker turbo 1.4 premier, preciso de no mínimo 20 minutos só para fazer conferência, de tanta informação que mostra. Daí confiro só o básico, tempetatura, óleo, freio, água, controle de tração, frenagem automática, bateria, sensor de movimento de ré lado laterais esquerda e direita e sensor de ré, o sensor das portas e cinto de segurança não precisa conferir porque se não tiver certo o cara fica louco dentro do carro de tanto bip que ela emite, isto em 15 segundos, o resto eu nem sei o que é!!KKKKKKKKK
Além de conferir as luzes, espero a luz da chave apagar, e nos Ford não todos, ele não liga sem pisar na embreagem como saiu muito cedo e tem rampa na garagem espero acender pelo menos um ponto no painel.
Eu ligo motor de manhã e vou abrir o portão da garagem, que aqui, mesmo tendo o motor que automatiza o porta, a gente coloca cadeado, pois a bandidagem aprendeu que se viverem uns 4 caras puxando o portão abre. Coisa um ou dois minutos para o óleo subir e depois que tiro o carro da garagem deixo e ele se puxar sozinho, sem acelera, até chegar na esquina, coisa de uns 100 metros, aí já deu para o óleo subir tranquilo para cabeçote, o câmbio já lubrificou o suficiente e sem esforço. Só então acelero. Sinceramente não tenho saco para passar 10, 20 minutos com ele parado na garagem esperando chegar a 90 graus pra sair e também não sou dono de posto de gasolina.
Cronos AT6, ligo, espero as luzes apagarem, dou a partida e espero até o conta-giros abaixar para a “marcha-lenta”, depois saio devagar, até atingir uma boa temperatura.
Quando tinha câmbio manual, sempre acionava a embreagem, mas muitos diziam ser prejudicial ao disco da mesma.
Faltou a etapa intermediária, isto é , após girar a chave aguardar a bomba de baixa encher a tubulação daí ligar o motor.
LENDO O MANUAL DO ONIX 2021,ESTE RECOMENDA QUE ANTES DE DAR A PARTIDA ,TEMOS QUE AGUARDAR QUE TODAS OU QUASE TODAS AS LUZES DO PAINEL DEVEM ESTAR APAGADAS.ISTO É REALMENTE CORRETO OU É PAPO DA CHEVROLET?
GRANDE ABRAÇO MEU QUERIDO PAPA,GURU E MESTRE BORIS FELDMAN.
O que importa mesmo é esperar a bomba de combustível pressurizar a linha antes da partida, o que leva uns 3 segundos após virar o primeiro estágio da chave, que é quando as luzes se acendem no painel. Em alguns carros você pode escutar a bomba sendo acionada e o sistema sendo pressurizado.
Fit Automático. Ligo a chave. Espero todas as luzes acenderem. Dou uma passada rápida no acelerador. Aí os controles já se movimentaram. Pisono freio e dou a partida. Após a partida aguardo alguns segundos e mkvimento o carro.
Ligo a chave e espero a bomba de combustível dar o “clic”. Nesse intervalo já foi feito uma checagem nas luzes. Piso na embreagem e dou a partida. Motor estabilizado, tiro o pé da embreagem e aguardo 1 ou 2 minutos parado. Aquecendo sim. Montana 1.4 . Motul 0w20 no cárter. 90% da quilometragem no álcool. 150.000km. Motor lacrado. Zero dor de cabeça .
Besteira aquecer o motor, aliás, é ruim, pois tu acha q tá ok qdo aquece o motor, só esquece que todo o restante do sistema está frio, como cx de marchas, suspensão, direção, tudo que é mecânico, aí sai andando normalmente e essas partes estão frias. nunca se aquece motor, nem de carro antigo, o que se faz (e tem em todos os manuais isso) é ligar o carro e sair andando, sem pisar muito e trocando de marchas antes do tempo, isso fará o sistema aquecer por completo e nada sairá prejudicado.
E mais um detalhe. Ando máximo 2 500rpm até ter 2 barrinhas na temperatura. Só depois ando “normal”.
Já tive vários carros carburados álcool e sei o tanto que o motor sofre em baixa temperatura.