Limp home, ou motor ‘manquitola’: é a luz de injeção eletrônica acesa
"Assim que a luz da injeção eletrônica surgir acesa, limp home, ou "manquitola", você tem que ir para a oficina, porque algum problema tem"
"Assim que a luz da injeção eletrônica surgir acesa, limp home, ou "manquitola", você tem que ir para a oficina, porque algum problema tem"
Você sabia que no painel do seu carro, entre as luzes de alerta, tem uma que é chamada de luz do “manquitola”? Hã? Que bicho é esse? É o seguinte: você está dirigindo, o carro está andando normalmente; de repente aparece uma luzinha acesa no painel, que é o desenho de um motor, chamada luz da injeção eletrônica, luz da central, luz do motor, cada um chama de um jeito. Mas é, na verdade, a luz do “manquitola”.
Assista ao vídeo!
O que é isso? Essa luz acesa quer dizer que tem algum problema no sistema de injeção eletrônica, no controle de funcionamento do motor. A central não está passando as informações que a deveria para o motor, por algum problema; está faltando um sensor, há alguma coisa errada!
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Por que acende a luz? Porque, no momento em que a central deixa de mandar essas ações a cada milissegundo para ir ajustando o motor, entra em ação um sistema emergencial, que fixa todos esses parâmetros para que você possa continuar pelo menos rodando com o carro, ainda que meio aleijado, ‘manquitola’. Em inglês, eles chamam isso de limp home, ou seja, vai para casa mancando.
O que quer dizer essa luz? E por que o carro continua rodando, aparentemente, dentro da normalidade? Porque, como os parâmetros se fixaram, vão permitir que você rode, bem ou mal. É claro que o consumo vai aumentar, o desempenho vai reduzir, as emissões no escapamento também vão aumentar; isso tudo vai influir no comportamento do carro, mas ele vai rodar.
Então, assim que a luz da injeção eletrônica surgir acesa – limp home, ou “manquitola” -, você tem que ir para a oficina, porque algum problema tem. Você pode não reparar imediatamente, mas pode saber que no final do mês vai fazer a diferença no seu bolso! Porque pelo menos o consumo de combustível aumentou, e muito.
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Materia sem sentido mesmo… Se for uma Kawasaki ( ou outros tbm ) o melhor a fazer e arrancar a luz da injeçao, porque ninguem descobre o motivo dela ficar acesa….kkkkkkkkkk
Geralmente a luz da injeção eletrônica acende devido à má qualidade do combustível. Melhore a qualidade do combustível e não será necessário levar em oficina.
Isso já ouve comigo quando o meu bico da injeção queimou antes ficou funcionando em três cilindros realmente o consumo aumenta e muito
Nunca vi esse termo nem em manuais do veículo, nem manuais de reparação e nunca ouvi no meio automotivo. É mais conhecida como luz da injeção mesmo. Matéria para “encher linguiça”.
A não ser que seu carro seja um GM aí tá tranquilo, pq já sai assim da fábrica
A não ser que seu carro seja um GM aí pode ficar tranquilo, porque já sai ssim da fábrica
Que matéria ridícula ! Conteúdo nulo, redação péssima. Se essa luz acender, vá para a oficina assim que tiver tempo, e pronto!