Mito ou verdade: limpeza de bico injetor preventiva é necessária?

Mecânicos oferecem a limpeza do bico injetor de forma preventiva antes mesmo de verificar o estado da peça, cuidado que isso pode ser picaretagem

bico injetor em funcionamento shutterstock
O bico injetor só deve ser limpo em caso de necessidade (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 04/10/2021 às 09h41

Existem mecânicos das mais diferentes índoles, por isso é necessário ter atenção com os serviços recomendados. Mecânicos picaretas tentam se passar como amigo, querendo sugerir procedimentos desnecessários “para o seu bem”, mas isso pode ser a raposa tomando conta do galinheiro. Um serviço muito empurrado nas oficinas é a limpeza dos bicos injetores.

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Os mecânicos oferecem esse serviço até de forma preventiva, com o clássico argumento “mal não vai fazer.” Outros argumentam que a limpeza periódica é necessária por causa da gasolina brasileira e, por isso, as oficinas precisam ter o equipamento de limpeza.

O AutoPapo sempre se posiciona ao lado do consumidor e não tem rabo-preso com mecânicos. Apuramos se limpeza dos bicos injetores realmente é necessária ou se é mais um mito que foi enraizado.

Picaretagem sem fronteiras

A máquina de limpeza de bicos injetores que existe em algumas oficinas brasileiras não é exclusiva do nosso país tropical. Ela tem a funcionalidade de desobstruir os orifícios da peça, mas tem o uso limitado.

Essa prática de oferecer a limpeza preventiva dos bicos também existe nos EUA e a máquina usada é a mesma que encontramos no Brasil. Por lá o posicionamento dos engenheiros e fabricantes é o mesmo que vemos aqui: se fosse necessário, estaria no plano de manutenção oficial.

O que pode sujar ou entupir os bicos injetores

Consultamos o engenheiro de manutenção automotiva Renato Passos para responder as principais dúvidas sobre esse componente. Ele diz que combustível adulterado, filtro de combustível saturado e a falta de estanqueidade do sistema de injeção são os principais causadores de sujeira nos bicos injetores.

A gasolina brasileira, mesmo com sua alta quantidade de etanol e falta de aditivos não é capaz de causar sujeira em curto prazo a ponto de precisar de uma limpeza rotineira. O filtro de combustível saturado faz que mais sujeira passe para o sistema de injeção.

bico injetor
O bico injetor só precisa de ser limpo se estiver sujo, é possível sentir o motor falhando nesse caso

A limpeza periódica não é necessária

O engenheiro afirma que o motorista que usa combustível de qualidade e faz a manutenção correta do veículo, não precisa se preocupar com limpeza dos bicos injetores. A limpeza só é necessária caso haja um acumulo de sujeira.

O motorista pode sentir que o sistema de injeção possui alguma obstrução. Caso exista acumulo de sujeira ou entupimentos o motor irá falhar e perder desempenho. Porém esses sintomas também podem indicar vários outros problemas, confira numa oficina de confiança antes de condenar os bicos.

Mas e o etanol?

O etanol é mais limpo que a gasolina na emissão de carbono. Porém, Renato atenta para uma possível formação de goma nos bicos injetores em veículos que só utilizam esse combustível por muito tempo.

A chance de isso acontecer é baixa, mas não é nula. Ele sugere o uso de gasolina de boa qualidade uma vez por mês ou uma vez a cada dois meses para evitar essa goma.

Cuidados para não ter problemas com os bicos injetores

Renato Passos reforça que os principais cuidados são: usar combustível de boa qualidade e manter a manutenção em dia. O proprietário do veículo precisa ter atenção com o filtro de combustível e trocar apenas por um de especificações semelhantes à recomendada pelo fabricante. No mercado existem filtros com propriedades distintas e aparência semelhante.

Para usuários de gasolina é recomendado usar frequentemente a aditivada, sempre escolhendo um posto de qualidade. Os aditivos são detergentes com a finalidade de manter o sistema de injeção e as partes internas do motor sempre limpas. Na falta da aditivada ou abastecendo em um posto desconhecido, você pode usar um aditivo detergente/dispersante comprado separadamente.

gasolina aditivada shutterstock
A gasolina aditivada é uma aliada para manter seu motor limpo por dentro

Voltando aos EUA. Lá o argumento da limpeza de bicos injetores ser desnecessária é reforçado por toda gasolina vendida no país trazer os aditivos detergentes desde 1995. Obrigatório justamente para redução de consumo e emissões, além de manter os motores mais limpos e duráveis.

Portanto, caro leitor, a tal limpeza preventiva de bico injetor “não faz mal” como os mecânicos dizem. Pois não tem necessidade de ser feita em um motor bem cuidado. O único mal é feito para o seu bolso, já que você irá pagar por um serviço desnecessário.

O aditivo que recomendamos para manter o motor limpo não é de óleo ou que promete potência. O Boris explica:

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13 Comentários
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Junior malheiro 30 de maio de 2022

Tecnicamente o procedimento de teste e a limpeza dos injetores não são considerados comercialmente dizendo por pessoas de fora do processo de manutenção!!! de forma preventiva todos os componentes tem uma vida útil, podemos falar de um item descartável que quando se decompõe pela ação do combustível faz o bico trava aberto ou fechado!!!! estou falando de uma peneira plástica que é a última barreira de uma partícula sólida que tem o poder de travar o bico!!! assim quando o cilindro está falhando é o mecânico diagnóstica que é o bico, todos recomendam a troca. sendo que a ABNT tem um procedimento de teste e recomenda um equipamento específico!!! assim pra tirar essa partícula de dentro do bico , por décadas usamos ultrassom!!! Assim posso dizer que 9 em cada 10 carros que o bico falha, o teste e a limpeza e a solução!!!
temos que tomar cuidado com a informação!!! tecnicamente existe limpeza!!!!

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Laercio 7 de outubro de 2021

Está aprendendo Bóris?
“cuidado que isso pode ser picaretagem”, “Existem mecânicos das mais diferentes índoles”
“Pode ser… diferentes índoles”… aprendeu a não colocar mais todo mundo no mesmo saco? Eu já vi você criticando toda uma classe profissional simplesmente por desconhecimento seu, por achar que todo mundo é picareta apenas porque “VOCÊ” é quem tinha a informação equivocada.
Nunca vou esquecer o tal premio Pinoquio que você deu para a Nissan quando achou que a suspensão traseira da Frontier não era multilink, porque você misturou dois conceitos diferentes, o multilink e o conjunto independente, achando que os dois deveriam estar obrigatoriamente presentes para receber essa nomenclatura. Ou as muitas vezes que você já chamou algo de picaretagem e não era verdade.
Óbvio que os mecânicos tentam vender serviços, vivem disso. Mas, nem tudo é picaretagem.
Aqui mesmo, sobre esta questão de limpeza de bicos, é o caso de exagero e falta de conhecimento.
Já pegamos motores com 100.000km com bicos quase limpos (todos vão sujando com o tempo), mas também pegamos motores idênticos com bicos muito prejudicados. O problema está no uso e no combustível utilizado para o veículo. Combustíveis não são todos iguais.
Hoje, em tese, o óleo do motor dura até 3 vezes mais o prazo recomendado para troca, mas, novamente, depende de uma série de fatores.
Como o mecânico não sabe o uso que foi feito do veículo, a qualidade do combustível utilizado e a manutenção que o veículo recebe, a limpeza do bico de forma preventiva pode até ser algo positivo.
Então o seu “pode ser picaretagem”, acertou no “pode”, parando com a sua mania de generalizar.

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JUSTMAN 5 de outubro de 2021

Nunca paguei por limpeza de bico, mas na última revisão, a danadinha da atendente me levou no bico e conseguiu a “limpeza do motor”, sem que eu percebesse.
Quando percebi, já era tarde.

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Dantoim 4 de outubro de 2021

Um Vectra 2011, pouco mais de 400 mil km rodados. Troquei a vedação dos bicos na flauta com 300k km qdo troquei todos os retentores de eixos do motor e a embreagem completa. Já havia trocado o disco de embreagem de fábrica com 200k km e na época coloquei recondicionado. Troquei alguns relés e as lambda tbm, preventivamente.
Quanto aos bicos ainda são de fábrica e estão bons e equalizados. Rodava com gasolina comum de boa qualidade garantida desde 0km. Depois usei álcool por um tempo quando foi economicamente interessante, voltando pra gasolina aditivada que mantenho até hj a uns 5 anos.
O álcool em MG não vende aditivado. Em SP vende. Eu notei bastante diferença entre o álcool aditivado de lá e não aditivado daqui quando usei. Nunca usei aditivo nem pra gasolina, nem pro álcool, nem pra potencia. A tx de compressão deste 2.0 ajuda com o álcool. Meu problema com o álcool mesmo é a goma branca que é gerada no fundo do tanque de combustível. Tem que limpar o tanque e trocar a tela da bomba periodicamente para que a bomba não empurre esta goma para os bicos. É morte na certa. Não tem limpeza de bico que dê jeito!
Este “serviço” de limpar bico nunca usei! Nunca foi necessário em nenhum carro meu. Quando o milagre é grande? Sou devoto de São Tomé!

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Rodolfo 4 de outubro de 2021

Então o argumento deste site que etanol não precisa de aditivação não é válido.

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Luiz Gonçalves 6 de outubro de 2021

Alcool não tem hidrocarbonetos.

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Rodolfo 7 de outubro de 2021

pode não carbonizar o motor, mas forma a goma de reação de etanol com alumínio que entope os bicos injetores, então estamos num impasse.

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LUIZ GONÇALVES 7 de outubro de 2021

Use um tanque de gasolina a cada 2 meses que dissolve a goma.
Os ursos do polo norte não vão ser extintos por isso.

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Polvo 4 de outubro de 2021

Limpeza de bicos por prevenção é picaretagem mesmo. A minha experiência pessoal com carros flex (Fiesta, Focus, Corsa e Civic) é que o uso prolongado do etanol começou a causar algumas falhas com o tempo, dificuldades na partida e “tranquinhos” andando na faixa de 2mil rpm. Eu faço o mesmo que esse engenheiro recomendou: utilizo um tanque de gasolina a cada 2 ou 3 meses e depois volto para o etanol. Dessa forma nunca precisei fazer manutenção em bicos.

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Rodolfo 4 de outubro de 2021

Eu gostaria de saber porque no Brasil ainda existe gasolina sem aditivação detergente e dispersante, pois é sabido que motor limpo polui menos que um sujo e consome menos combustível.

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Luiz Gonçalves 6 de outubro de 2021

Aposto 10 centavos como vc não descobre.

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Roberto G cardoso 4 de outubro de 2021

Tenho uma Meriva 2005 Flex, e em 13 anos de uso nunca precisei limpar os bicos injetores, uso somente gasolina aditivada e a manutenção em dia.

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Barbosa 22 de novembro de 2022

Meu carro acontece de sujar bico injetor e na limpesa da maquina fica visivel que os bicos estão sujos. Como que arç reportagem diz que não precisa e que nunca sujam. Discordo e no meu caso deu pra ver embaixo os bicos com sujeira. Claro que se o carro esta andando bem não ha nevessidade não precisa mas começou a falhar é. Bom investigar…

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