Lubrificante mais viscoso compromete o consumo?
Se o manual permitir uso de diferentes tipos de lubrificantes, opte sempre pela opção de menor viscosidade, que exige menor esforço do motor
Se o manual permitir uso de diferentes tipos de lubrificantes, opte sempre pela opção de menor viscosidade, que exige menor esforço do motor
É a pergunta que chegou na nossa redação do AutoPapo foi: “mecânico me disse que o óleo com menor viscosidade no motor reduz o o consumo de combustível. E isso daí me cheirou a pi-ca-re-ta-gem. É ou não é?”, questiona o leitor.
Não, não é picaretagem não. Se você tem possibilidade, se a fábrica recomenda dois óleos com viscosidades diferentes, por exemplo, 5W alguma coisa ou 10W alguma coisa, vá no 5. Se for 0W alguma coisa, ou 5, vá no 0. Por quê?
VEJA TAMBÉM:
Porque o óleo de menor viscosidade, primeiramente, é mais fluido. De manhã, ele chega mais rápido para lubrificar o motor. Segundo, a história do consumo. Quanto mais fluido o óleo, quanto menor a viscosidade, mais fácil as partes móveis se movimentam umas com as outras.
Então elas tem que fazer esforço menor para se movimentar. Se o esforço é menor há uma redução do consumo de combustível.
O óleo lubrificante tem como função impedir que o atrito entre as partes móveis do motor se aqueçam demais, o que pode levá-las a ponto de fusão. Assim, é fundamental conferir rotineiramente o nível do óleo, que não pode estar nem abaixou ou acima do indicado na vareta.
O óleo do motor é exposto a condições severas de pressão e temperatura, o que exige que sua substituição ocorra de acordo com a especificação do manual. E como cada lubrificante tem propriedades diferentes, nunca misture óleos diferentes.
Fique atento às informações sobre a viscosidade. É aquela inscrição no rótulo da embalagem, em que é grafado 10w40, dentre outros. O primeiro número indica a viscosidade no frio (no inverno) e segundo é o grau de viscosidade em dias de temperaturas amenas.
Assim, trate bem do “sangue” do motor e seu carro não irá te deixar na mão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |