[Vídeo] Lugar de calibrar pneu não é no posto, e sim em casa!
"Então, não se calibra pneu depois que já se rodou muito na cidade, um pouco na estrada, porque ele está quente"
"Então, não se calibra pneu depois que já se rodou muito na cidade, um pouco na estrada, porque ele está quente"
Você, provavelmente, tem noção da importância de andar com os pneus calibrados na pressão correta. Porque, quando eles estão abaixo da pressão, que a gente chama meio murchos, tem vários problemas. Assista ao vídeo!
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Primeiro: o consumo de combustível. O que tem uma coisa a ver com a outra? Se o pneu está baixo, está murcho, o atrito dele com o asfalto aumenta; quando aumenta o atrito, você tem que fazer mais força para andar, e essa força é o motor que faz e bebe mais combustível.
Segundo lugar: o pneu mais baixo que a calibragem ideal vai aumentar o desgaste dele mesmo. O pneu, em vez de durar 50 mil km, vai durar 45 mil km. Você vai estar perdendo dinheiro, jogando borracha no lixo. E pneu abaixo da calibragem vai também influenciar na estabilidade do carro e no espaço de frenagem. Tudo isso porque o pneu estava um pouco abaixo da calibragem correta.
Mas você provavelmente não faz ideia de como calibra-los corretamente. “Ué, e qual que é o problema? Não é só seguir a pressão recomendada?” Não! Você tem que seguir a pressão recomendada, mas muita gente sai para viajar, roda 10 km até parar no primeiro posto da estrada e aí vai calibrar os pneus.
Ora bolas, o que você não tem ideia é de que, rodando com o carro, principalmente na estrada em altas velocidades, a 90 km/h, 100 km/h, 110 km/h, o pneu esquenta e, quando esquenta, aumenta o volume de ar e a pressão. Então, você vai estar calibrando o pneu de uma maneira errada, porque ele já estava com a pressão alterada.
Então, não se calibra pneu depois que já se rodou muito na cidade, um pouco na estrada, porque ele está quente. Então você calibra o pneu no posto, mas no posto seu pneu já estava quente. A menos que você tenha acabado de sair de casa, rodou um pouquinho, devagar e parou no posto pra calibrar: aí tudo bem. Mas o certo, o correto mesmo, é calibrar em casa com o carro parado, pneu frio.
Você tem o calibrador em casa? Eu tenho esse aqui, mas esse aqui é uma curtição, ninguém vai ter um calibrador da década de 1950, não é?Porém, tem isso aqui ó: barato, prático e que dá com precisão a calibragem correta.
Então, você calibra o pneu, você vai em um posto pertinho da sua casa e bota o ar. Se você duvida do calibrador do posto – eu muitas vezes duvido, porque dificilmente eles acertam -, tenha isso aqui e lembre-se ou de calibrar muito perto de casa. Ou então, se você tiver um compressor, calibre em casa antes mesmo de sair.
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Assim todo vai ter que comprar um compressor porque vc não ensina a leitura do quente e do frio??
O volume não se altera como descrito no texto. O que pode ter alteração é na pressão, para mais ou para menos com a influência da temperatura.
Sim
Nossa que informação útil
Tô indo agora comprar um compressor e um calibrador pra poder calibrar pneus do carro em casa (contém ironia)
Oi o brasileiro não encheram mesmo as coisas :
Essa história de calibrar os pneus frios ou eles aquecidos é pura balela , minha gente isso é só pra tirar a responsabilidade dos postos de combustíveis.
Recomendo aos organizadores solicitar escolaridade mínima aos que se aventuram em comentar, talvez um diploma de ensino médio completo atenda.
Comprar um compressor é uma dica váluda aqui para o nordeste onde, de forma geral, os postos não tem compressores ou não tem mangueiras ou não tem o medidor de pressão e na melhor das opções tem essas coisas mas nada está aferido podendo a calibragem indicada diferir em mais de 10 psis de um posto pra outro.
Eu faço a calibragem no posto que fica a menos de 1km da minha casa, acho que o pneu nem chega a esquentar.
olá bom dia.mesmo q eu só tenha rodado 1 2 ou 3 kilomentors e suficiente pra mandar a dinâmica do pneu?
Ora, se vou viajar naquele dia 1.000 km e durante toda a viagem os pneus estarão mais quentes, me parece ilógico calibrar com os pneus frios pois a temperatura dele vai aumentar no trajeto. Se calibrar os pneus frios, por exemplo, com 30 lbs, ao rodar, depois de algumas horas, a pressão estará bem acima, saindo fora do indicado para aquele tipo de pneu.
Respeitosamente discordo do artigo
Na verdade, o fabricante do pneu e a montadora, já tem em mente que seu pneu vai esquentar e aumentar a pressão. Por isso a indicação de calibração de 30 psi com pneu frio, por exemplo, é valida, pois a pressão x temperatura de trabalho “a quente” já foi calculada.
Ok.
A calibração com os pneus frios já está de acordo com a alta temperatura q sofrerá durante a viagem.
Para no posto e joga água nos pneus
Já ouvi falar sobre isso,de calibrar os pneus com eles frios.
Porém nem todos tem a disponibilidade de ter um compressor de boa qualidade em casa.eu particularmente tenho um portátil (ligado à bateria do próprio veículo ), e não é de boa qualidade,até porque o tempo de funcionamento indicado pelo fabricante não é o suficiente para calibrar de uma só vez.
Tenho que encher até chegar a calibragem ideal em mais de uma etapa.
Suas dicas são de excelentes qualidade,onde moro escuto sempre seus comentários em uma rádio,se puder indicar um compressor portatil:de boa qualidade,ficaria grato.
PI – CA – RE – TA – GEM
Eu concordo por isso eu tenho meu em vez deu pagar e perder tempo na fila eu já saio. De casa com os peneus calibra um motor de geladeira resolve tudo
Pessoal, podem continuar calibrando no posto sem problemas! Os pneus, quando quentes, tendem a aumenta em torno de 3,0 psi a pressão interna em relação a eles frios. Então, se quentes basta colocar 3,0 psi a mais em relação à pressão recomendada pelo fabricante e tá feita a correlação com ele frio! Êêêê Boris…mais uma pra sua coleção desvairada…
Se eu fizer isso no meu carro, der algum problema, você assume a responsabilidade?
Se estiverem quentes, coloca-se 3 PSI a menos, não a mais.
Artur, coloca-se A FRIO as 3 lbs a menos em relação à pressão medida a quente. Você teria de esperar o pneu esfriar para isto. Se a frio o reconendado for 30 psi (Lbs), a quente estará com 33 psi. Ao esfriar, estará de novo com a pressão correta de 30 psi. Há 50 anos eu ouvia dizer que a diferença de pressão entre frio é quente é de duas libras por polegada quadrada (2 psi), e não três.
Tá certo, eu vou comprar um compressor de sei lá quantos mil reais e guardar um trambolho gigante dentro de casa só para ccalibraro o pneu do meu carro dentro de casa.
Tô começando a acreditar que não é birra do ADG da Hi torque ???
Olá, Rafael.
Em uma pesquisa rápida em sites de compra é possível encontrar compressores portáteis por preços bem abaixo de “milhares de reais”.
Obrigado e abraço
Kkkkk quem não tem um calibrador em casa ? Essa é a pior reportagem que já vi . Eu viajo muito e nunca tive problema em calibrar no posto cada uma quê eu vejo
Leio os comentários a procura de alguma informação complementar que seja útil, mas aqui li muitos comentários de pessoas que parecem não ter prestado a menor atenção no vídeo…
Eu não acredito nessas coisas que não pode calibrar em posto porque o pneu está quente..eu vou viajar 800 kilometros com certeza que eu vou parar num posto para abastecer e calibrar..um grande abraço de um gaúcho aqui do Rio grande do sul tche
Concordo com você.
Se for andar por muitos km, o correto é calibrar com os pneus aquecidos. Desta forma a pressão dos pneus estarão de acordo com recomendado durante a sua viagem
A intenção do autor do texto pode ter sido boa, mas provavelmente 99,9999% dos brasileiros não possuem um calibrador em casa, então essa dica é inútil.
Melhor a recomendação de rodar pouco, em baixa velocidade até um posto próximo.
Aquilo que ele mostrou não é um calibrador, é apenas um medidor de pressão.
Galera, o calibrador digital em questão é o Xiaomi Mijia-Bomba.
O mais legal é que ele possui bateria interna e carregamento via entrada USB.
Está saindo por 240,95 no AliExpress com frete grátis para o Brasil.
Façam a pesquisa por “Xiaomi Mijia-Bomba” no AliExpress ou no próprio Google que vocês terão mais especificações deste modelo.
No artigo o autor diz que tem um calibrador quê é ótimo, mas não mostra e nem informa nome.
Nós comentários o colega deixou a gente um pouco com esperança, mas foi quase igual ao autor, deixou só no desejo de saber qual produto, sem link, sem nada. A intenção foi ajudar, porém, nos deixou ansiosos…kkk
Tô procurando o calibrador até agora!
Kkkk
Pra quem pode ter um calibrador em casa, é uma maravilha.
E eu, que moro do lado de um posto? ?
Santo rodo ar kkk caminha nao precisa se tem rodoar kkk
Ué, é qual é o modelo do calibrador?
Se é tão confiável assim, também gostaria de saber qual modelo e onde encontrar.
A paz esteja com todos nós.
Primeiro pneu a ser regulado é o estepe.
Ao sair de viagem ou seja pneus frios.
Segundo é calibrar no posto antes de fazer o abastecimento.
Terceiro Calibragens a ser seguido pelo manual do veículo.
Quarto é de extrema importância fazer alinhamento e balanceamento a cada 5.000 kms rodados para veículos que só se movimenta cidade e 10.000 veículos rodovias.
É de valor importantíssimo está informações aos proprietários.
Adenir dos Santos Fabiano
Popularmente conhecido como Nofrinho Motorista
Negócio é deixar o carro no posto e só calibrar no outro dia . Kkkk que piada
Muito obrigado pela mensagem e de uma ótima informação.n
Sempre calibro em casa com as bombas que utilizam a conexão de 12V interna do carro! Porem o medidor dessas bombas são imprecisos, então tenho um medidor manual para conferir a aí sim tudo fica certo! Porem agora descobri uma bomba sem fio recarregavel via USB que é uma maravilha já com medidor digital que por incrível que pareça faz a medição correta. Comprei no AliExpress. Existem outras bombas do mesmo modelo de marcas renomadas que acredito serem iguais ou melhores que essa minha! Vale muito a pena pra praticidade de se levar onde quiser!!!
XMAN, poderia informar o nome do produto e, se possível, a loja do Aliexpress onde comprou?
XMAN?Essa foi sensacional,man!!!!