Maradona teve vários carros memoráveis: conheça 14 deles
De um humilde Fiat 128 até uma vistosa Ferrari F-355, automóveis fizeram parte de toda a vida do craque argentino, que morreu há 1 ano
De um humilde Fiat 128 até uma vistosa Ferrari F-355, automóveis fizeram parte de toda a vida do craque argentino, que morreu há 1 ano
Nesta quinta-feira (25), completou-se um ano desde a morte de Diego Armando Maradona. Maior jogador da história da Argentina, “El Pibe de Oro”, como ficou conhecido, faleceu em Tigre, na região metropolitana de Buenos Aires, aos 60 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória, no dia 25 de novembro de 2020.
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Maradona deixou uma trajetória de sucesso no futebol, com direito a título na Copa do Mundo de 1986. Mas o que muita gente não sabe é que o craque também tinha apreço por carros. O AutoPapo enumerou 14 automóveis que fizeram parte da vida de Maradona. É a nossa homenagem a um dos maiores futebolistas que o mundo já viu jogar. Confira o listão!
Maradona entrou para o universo automotivo em grande estilo. O primeiro automóvel dele foi um Porsche 924, adquirido usado em 1980. Na época, o futebolista tinha apenas 19 anos e atuava no clube Argentinos Juniors. Em 1982, o ex-atleta o vendeu.
O modelo 924 ser um dos modelos da Porsche menos desejados pelos entusiastas, devido ao motor fraco para um esportivo: o exemplar que pertenceu a “El Pibe de Oro”, por exemplo, é movido por um 2.0 de “apenas” 125 cv. Apesar disso, o esportivo logo se tornou item de colecionador e foi preservado. Em 2010, chegou a ser colocado à venda por um valor de US$ 500 mil.
O primeiro carro zero-quilômetro comprado por Maradona foi um Fiat 128 CLS, em 1982. Na época, o jogador defendia o Boca Juniors, onde foi campeão argentino em 1981. O craque permaneceu com o veículo até 1984, quando já jogava no Barcelona.
Desconhecido no Brasil, o Sierra foi um carro médio da Ford que fez grande sucesso na Europa durante os anos 80. O modelo foi vendido também na Argentina: Maradona teve um, e logo na versão esportiva XR4. Esse veículo ficou com Don Diego entre fevereiro de 1986 e dezembro de 1987. A lataria era pintada de preto, cor que o craque apreciava bastante, como será visto no próximo item do listão.
Em 1987, Maradona estava no auge. Havia sido campeão do mundo em 1986, com a seleção argentina, e estava se destacando no Napoli, onde jogava. Não é de se admirar, portanto, que naquele ano o craque tenha comprado um dos esportivos mais cobiçados do mundo à época: uma Ferrari Testarossa.
O detalhe é que o ex-jogador exigiu que o veículo tivesse pintura preta, coisa rara em uma Ferrari daqueles tempos. A casa de Maranello, contudo, atendeu a esse excêntrico pedido e entregou o veículo na excêntrica tonalidade “Glasurit Nero Met 901/C”. Antes dele, só Sylvester Stallone havia solicitado ao fabricante italiano um esportivo dessa cor. Posteriormente, Michael Jackson e Michael Jordan fizeram encomendas semelhantes.
A F-40 é um dos automóveis mais exclusivos da história da Ferrari. Pois Don Diego teve um dos 1.315 exemplares produzidos. Todos, aliás, foram pintados de vermelho: dessa vez, não havia a possibilidade de escolher pela cor negra.
Consta que, ao receber o veículo, Maradona surpreendeu-se com a ausência do aparelho de som. É que a F-40 não dispunha desse equipamento, tampouco de ar-condicionado: era um superesportivo projetado para máxima performance nas pistas, sem quaisquer itens supérfluos. Irritado com essa descoberta, o craque teria respondido com um palavrão.
Em 1991, Maradona havia ido do luxo ao lixo. Em abril daquele ano, o ídolo foi preso em flagrante pela posse de meio quilo de cocaína, no bairro de Caballito, em Buenos Aires. Talvez para passar mais incólume pela capital portenha, ele adquiriu, dois meses depois, um Renault Fuego GTA Max.
Apesar de estar vários patamares abaixo das Ferraris que o futebolista teve nos anos anteriores, esse modelo era o mais veloz da indústria argentina da época, graças ao motor 2.2 de 122 cv. O craque ficou com ele até 1992. Em 2018, o cupê apareceu à venda, pelo valor de US$ 23 mil.
“El Pibe de Oro” não ficaria muito tempo longe da Ferrari. Em 1995, quando voltou a defender o Boca Juniors, ele comprou logo duas unidades da F-355, quase ao mesmo tempo. Ambas eram pitadas de vermelho, tinham carroceria conversível e eram equipadas com um poderoso motor V8 3,5 de 380 cv.
Em 2005, um dos veículos foi leiloado pela internet pela Diego Armando Maradona Producciones S.A. O comprador desembolsou nada menos que US$ 670.150 pelo esportivo.
Outro momento controvertido da carreira de Maradona ocorreu em 1994, quando um exame antidoping o deixou fora da Copa do Mundo de 1994. Após esse episódio, o craque incorporou um Scania 113H á frota pessoal. Motivo: dificultar a abordagem de jornalistas.
É que, após o escândalo, o craque passou a ser fortemente assediado pela imprensa, que sempre o aguardava em frente à sede do Boca Juniors. A bordo do veículo pesado, o craque evitava contato direto com câmeras e microfones.
A diversidade é a marca registrada dos automóveis de Don Diego. Quanto tornou-se treinador da seleção argentina, ele circulava em dois veículos Mini Cooper S. Um deles era ano 2005, e o outro, 2009. Um deles foi colocado à venda em 2010, por US$ 32 mil.
Um esportivo híbrido não poderia faltar na garagem de Maradona. Após deixar o comando da seleção, “El Pibe de Oro” tornou-se treinador do clube Al-Wasl, de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Por lá, o carro dele era um BMW i8.
Outra máquina que o maior jogador argentino de futebol teve enquanto esteve no Oriente Médio foi um Rolls Royce Ghost. Equipado com um motor V12 6.6 de 570 cv, o modelo custava, em 2018, cerca de R$ 300 mil.
Superesportivos, carros de luxo, veículos pesados… O que mais Maradona poderia ter? Um carro anfíbio! Quando integrou a equipe do Dynamo Brest, da Bielorrússia, o craque ganhou um Overcomer Hunta de presente, fabricado pelo Sohra Group, especializado em artigos militares, o modelo pode transitar em qualquer tipo de terreno: até sobre a água!
Maradona parecia gostar mesmo é de carros esportivos. Durante uma passagem pelo México, onde treinou o clube Dorados de Sinaloa, em 2019, ele teve um Chevrolet Camaro. Porém, em vez do tradicional V8, o modelo tinha sob o capô um V6 3.6, com ainda respeitáveis 335 cv.
Já em 2020m durante a quarentena, Don Diego foi visto a bordo de um BMW M4 em La Plata, província de Buenos Aires. O que mais chama atenção no cupê nem é o motor 3.0 de seis cilindros em linha, com 431 cv, e sim o fato de o modelo estar equipado com sirenes de polícia.
Na Argentina, esse tipo de equipamento é restrito a veículos das forças de segurança, o que torna o BMW de Maradona fora da lei. Mas, para um ex-jogador que é chamado de Deus no país vizinho, talvez a legislação de trânsito seja mero detalhe.
Fotos: Reprodução
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