Marcador de temperatura: por que sumiu do painel dos carros modernos?
A evolução dos sistemas de arrefecimento tornaram os superaquecimentos raros, o que liberou espaço no painel para marcadores mais importantes
A evolução dos sistemas de arrefecimento tornaram os superaquecimentos raros, o que liberou espaço no painel para marcadores mais importantes
Antigamente, o marcador de temperatura de arrefecimento era um instrumento essencial no painel dos carros. Atualmente ele vem sumindo dos carros, que troca o marcador de ponteiro por duas luzes-espia: uma fica acesa enquanto o motor está frio e outra quando ele superaquece.
Apesar de muitos acusarem os famosos cortes de custos como responsável pelo sumiço do marcador de tempeatura do painel dos carro, a justificativa é outra. A própria evolução do sistema de arrefecimento dos carros reduziu a importância desse instrumento.
VEJA TAMBÉM:
Os carros modernos trazem circuito fechado e pressurizado no sistema de arrefecimento, além de usar apenas um fluído específico. Com isso, os riscos do carro superaquecer em uso comum é bastante reduzido.
Cortes de custos não podem ser responsabilizado pela ausência do marcador de temperatura. Todo o aparato técnico para monitorar o sistema de arrefecimento está presente no carro, para operar as luzes. Além disso, é possível saber a temperatura exata plugando um scanner na porta OBD2.
Alguns fabricantes colocaram esse termômetro de volta em modelos que vieram sem, como o Volkswagen Fox e o Chevrolet Celta. O motivo foi apenas a pressão do consumidor: muitos sentem mais seguros vendo o ponteiro no painel ou acreditam que ter mais marcadores é sinal de carro mais refinado.
Caso seu veículo não tenha o marcador, pode ficar tranquilo. Tendo o sistema de arrefecimento em dia e respeitando os prazos de troca do líquido, a luz vermelha só irá acender na checagem que é feita ao dar partida no motor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O marcador de temperatura continua útil sim.
Pode ser “menos útil” em situações normais, mas nas atípicas, ajuda e muito a detectar se tem algo errado com boa antecedência, seja aquecimento fora do normal ou mesmo falha no sensor da temperatura (que essa luz de superaquecimento depende para funcionar).
Já passei pela situação na estrada de um caminhão derramar um pouco de brita e estas atingirem o carro, furando (sabe-se lá como) o radiador da Parati.
Não esquecendo que tem carro que não só mostra a temperatura do interior, como mostra a do exterior, então que economia porca é essa de não querer mostrar a temperatura do motor, ainda mais que atualmente tem muito carro com tela LCD colorida no painel de instrumentos que dispensa gastos com mostradores físicos para cada função?
O marcador de temperatura continua essencial, sim!
Tanto pra dar mais tranquilidade ao condutor em situações normais, quanto para eliminar dúvidas ou adiantar-se a eventuais problemas que possam ocorrer.
Mais um daqueles cortes de custos que não se justificam.
Eu discordo desse ponto de vista dos fabricantes. Rodei por 4 anos com um Ford Ka 2018 pela empresa. Certa vez parei o veículo aqui na rua de casa, onde tem muitos gatos. Um deles roeu a fiação justamente da ventoinha. Eu só percebi que tinha algo errado ao sair da estrada, onde o ponteiro subiu além do normal (a alta velocidade fazia o motor ficar refrigerado). Antes mesmo de acender a luz no painel parei o veículo e mandei rebocar, pois sabia que tinha algo errado e seria burrice minha continuar até ver onde vai dar (acender a luz). Não abro mão desse item nos veículos que adquiro.