O carro ferveu? O que fazer? A gente te ajuda!

O carro ferveu? Isso pode acontecer por diversos motivos, como o nível baixo do reservatório do líquido de arrefecimento. Como resolver? O Boris dá a dica!

Por BORIS FELDMAN29/03/18 às 10h38

O carro ferveu? Isso pode acontecer por diversos motivos, como o nível baixo do reservatório do líquido de arrefecimento. Como resolver? O Boris dá a dica!

[TRANSCRIÇÃO]

De repente a água do sistema de refrigeração esquenta muito, pode até chegar a ferver, e o motorista só percebe quando começa a sair aquela terrível fumacinha pelo capô.

Por que a água esquenta tanto? Primeiro, porque o motorista esqueceu de verificar o seu nível e seu volume se reduziu muito. Segundo: problemas mecânicos na válvula termostática, por exemplo, ou no ventilador elétrico que não está sendo acionado quando necessário. E em terceiro, cabe também ao motorista reparar no ponteiro de temperatura, se ele não está subindo ou se não acendeu a luz de alerta da temperatura.

Mas se ferveu, dois cuidados: primeiro, não abrir imediatamente o reservatório da água, para evitar de recebê-la fervendo no braço ou na mão; e se o nível estiver abaixo, evitar de jogar imediatamente água fria no sistema, pois o choque térmico pode danificar alguns dos componentes do motor superaquecidos.

o carro ferveu. O que fazer?

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Pedro Cassimiro 21 de maio de 2018

    Errado pois todo sistema está super aquecido , o ideal é Richard esfriar depois colocar água e corrigir o problema e não deixar de usar o líquido de arrefecimento.

  • Vantuil Souza 12 de abril de 2018

    Nesta caso eu colocaria a água com o motor ligado para não dar o choque? certo ou errado?

  • Adão Augusto 29 de março de 2018

    Excelente essas dicas do Boris. Parabéns!

Deixe um comentário