Marcopolo lança divisão de motorhomes com o Nomade

A empresa brasileira é a primeira a criar um veículo dedicado a essa função, até mesmo o chassi foi projetado para levar uma casa sobre rodas

Marcopolo Motorhome NOMADE verde frente parado com toldo extendido
O primeiro modelo será 4x4 (Fotos: Marcopolo Motorhome | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 16/11/2024 às 15h00

A brasileira Marcopolo criou sua divisão de motorhomes no início do mês e agora apresenta seu primeiro modelo, o Nomade. Como o nome já indica, a proposta é de ser uma casa sobre rodas para pessoas aventureiras, trazendo tração 4×4 e preparação para o fora de estrada.

O grande trunfo da Marcopolo nesse segmento de motorhomes é oferecer um veículo pronto de fábrica. No Brasil esse mercado ainda depende muito de vans e utilitários modificados.

VEJA TAMBÉM:

O Marcopolo Nomade utiliza um chassi dedicado para essa função, com peso bruto total (PBT) de 8 toneladas. Ou seja, só poderá ser dirigido por quem tiver CNH na categoria C, para motorhomes a legislação brasileira permite usar a CNH B para veículos com PBT de até 6 toneladas.

O motor é o consagrado Cummins F3.8, de 175 cv, que trabalha em conjunto com o câmbio automático Allison. A tração é 4×4 com reduzida e os pneus são 235/75R de uso misto, montados em rodas de 17,5 polegadas.

O aparato para o fora de estrada é complementado com o snorkel, os ganchos de reboque e o guincho embutido no para-choque. Para iluminar as trilhas à noite estão os faróis full-LED, incluindo os de neblina.

Ajudando a manobrar o Marcopolo Nomade estão presentes itens como os retrovisores por câmera e as câmeras com visão de 360°. São itens importantes para um veículo que mede 7,5 m de comprimento, 2,36 m de largura e 3,18 m de altura.

A Marcopolo Motorhome fez parcerias com empresas para equipar o Nomade: a Tramontina fornece utensílios, a Victron Energy fornece um pack de bateria para armazenamento de energia e a vinícola Casa Valduga terá um espaço exclusivos para os motorhomes da marca.

A parte dianteira da cabine, onde fica o posto de comando, conta com central multimídia de 9 polegadas e poltronas Ergodesign. Essa parte pode ser fechada com cortinas blecaute para dar privacidade aos ocupantes.

Na seção “casa” do Marcopolo Nomade existe uma mesa escamoteável que vira cama, móveis feitos sob medida, fogão a gás com duas bocas, geladeira de 216 litros, micro-ondas, forno 2 em 1, depurador de ar e iluminação decorativa em LED. Esse espaço pode ser ampliado para até 16 m² graças ao slide out.

O quarto conta com uma cama de casal, cama, armários, banheiro com ducha de acionamento monocomando e sanitário separado, espelho com Iluminação, TV e claraboia escamoteável, sistema de ar-condicionado 24V com inverter, janela traseira com vista externa, janelas basculantes com tela mosquiteiro e blecaute, toalheiro aquecido, sanitário com pedal Dometic e claraboia com exaustor e sensor de chuva.

Os viajantes que estiverem com o Marcopolo Nomade terão acesso a internet via satellite e antena para TVdigital. Quem quiser ver esse motorhome de perto terá a oportunidade durante a ExpoTrade, em Pinhais (PR), entre os dias 13 e 17 de novembro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marco Gonçalves 17 de novembro de 2024

Vamos lá! Positivos: Lindo (mas não deixa de ser um Volare antigo, apesar de algumas modificações), completo, moderno, alta tecnologia na casa, motorização diesel básica que se conserta em qualquer lugar, tração 4×4, cambio automático com reduzida para o 4×4, garagem enorme!, muitos equipamentos, etc. Negativos: Caixa de água muito pequena (poderia ser de 500-600L), fogão interno a gás? Arcaico e perigoso, tendo um sistema Victron para colocar com fogão de indução, como o fogão externo, falando em sistema Victron, sem baterias de Lítio ? Não dá! e com pelo menos um sistema de 800/24v, aí sim! Vaso sanitário, mesmo sendo Dometic com caixa de aguas negras? Arcaico e trabalhoso, hoje os mais modernos na Europa são todos cassete. O que acaba com o projeto: O preço! Totalmente fora da realidade!! ou ajustam para o mercado interno, ou não dura 2 anos, visto que como estão visando o mercado de alto poder aquisitivo, este tipo de cliente, não é igual o americano, que é estradeiro e tem ótimas estradas. O milionário brasileiro, que consome esse produto é ligado principalmente ao agro! gosta de espaço, compra carretas modificadas com alto luxo, que carreguem seus cavalos puros sangue, pelos rodeios do Brasil (estou falando disso, por causa do valor entre 1,6 – 2.6 milhões) que é um preço superior da maioria das carretas modificadas em motor home! O nicho do produto do Nomade, seria para os aventureiros e viajantes em áreas interioranas do país e entre países das Américas, Ou seja preço, fora da realidade deste tipo de mercado específico para o produto!

Avatar
Deixe um comentário