5 mascotes de montadoras melhores que o novo raposão do Cruzeiro
Cruzeirenses estão revoltados com a mudança; o time de futebol poderia se inspirar em fabricantes mais bem sucedidos no quesito 'representantes animais'
Cruzeirenses estão revoltados com a mudança; o time de futebol poderia se inspirar em fabricantes mais bem sucedidos no quesito 'representantes animais'
O Cruzeiro Esporte Clube virou o assunto mais comentado do Brasil nesta quinta (23), após uma mudança polêmica em seu mascote, o Raposão. Antes ele seguia a tendência de outros times, usando uma versão “maromba” do animal que o representa — e o público amava.
A alteração no raposão gerou muitas criticas e piadas nas redes sociais. Uma torcida organizada emitiu nota de repúdio, exigindo a demissão de quem fez essa substituição. Alguns internautas compararam o novo mascote com um cachorro da raça spitz alemão (Lulu da Pomerânia). Além disso, o novo mascote foi apresentado no dia em que o Raposão completa 20 anos de criação.
Raposão virou Lulu da pomerania kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rindo de desespero. pic.twitter.com/BgnNmOfWSB
— Gutemberg (@GutembergAqui) March 23, 2023
VEJA TAMBÉM:
No mundo automotivo é comum ter animais como símbolo da marca. Alguns mascotes ficaram bastante famosos, como o simpático cachorro da Cofap (Dachshund). Mudanças nesse meio costumam ser feitas com muita cautela para evitar polêmicas. Confira a seguir cinco marcas que estão melhores que o Cruzeiro:
Antes da segunda guerra mundial, a empresa que conhecemos como Jaguar se chamava SS Cars. O nome mudou para não haver associações com a polícia de Adolf Hitler. O nome escolhido foi Jaguar, usado por alguns carros da marca nos anos 30.
Com isso veio o jaguar que serve de mascote. Por muito tempo existiu o ornamento de capô com o felino, mas por volta de 2009 ele desapareceu com a entrada da nova fase de estilo da marca. A Jaguar agora usa um emblema tridimensional na grade.
Muitos não percebem, mas existe um animal na logo da Alfa Romeo. Nesse escudo que a representa estão representados a bandeira de Milão, cidade sede da montadora, no lado esquerdo, e uma serpente chamada de Biscione. Circundando os elementos há um anel que representa a família real.
O Biscione é uma serpente usando uma coroa e dando a luz a um homem. Ela é o brasão da Casa de Visconti.
A empresa Peugeot é mais antiga que o próprio automóvel. O leão é usado pela família que fundou a marca desde 1810. Na época eles trabalhavam com metalurgia e precisavam de algo que refletisse a imagem dessa atividade e passasse a imagem de força.
De início, o felino era colocado de lado e sobre as quatro patas, mais tarde ele passou a ficar empinado sobre as patas traseiras. Entre os anos 50 e 70 foi reduzido para um escudo mostrando apenas a cabeça, mas em 1975 voltou a aparecer de corpo inteiro.
Recentemente, em 2021, o escudo da Peugeot foi redesenhado e voltou a ser um escudo apenas com a cabeça do leão. Ao contrário da mudança feita no Raposão do Cruzeiro e das versões minimalistas usadas por outros fabricantes, esse dos franceses foi bem recebido.
Existem diversas histórias sobre qual é a origem do nome Mustang para o cupê da Ford. A versão dada pelo próprio fabricante é que John Najjar, o designer do modelo, era fã do avião P-51 Mustang. Uma versão alternativa é que um marqueteiro escolheu o nome devido a raça de cavalos.
Mas não existem dúvidas sobre o mascote do Mustang ser um cavalo da raça homônima. Ele sempre esteve galopando na grade do cupê, ganhando uma atualização visual a cada geração – sem virar piad, como aconteceu agora com o Raposão do Cruzeiro.
A Abarth talvez seja a única empresa do ramo automotivo a ter seu mascote escolhido por motivos astrológicos. Escorpião era o signo de Carlos Abarth, o preparador de carros austríaco que especializou nos modelos da Fiat.
Essa logo foi uma que mudou pouco. O escorpião que vemos hoje no Pulse Abarth é bem parecido com o que foi usado pelo 500 nos anos 60 e outros carros clássicos da Fiat. Era algo assim que os cruzeirenses esperavam do novo Raposão.
O jornalista Felipe Boutros testou o novo Pulse Abarth. Confira suas impressões:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
“A Abarth talvez seja a única empresa do ramo automotivo a ter seu mascote escolhido por motivos astrológicos.” Ferruccio Lamborghini adotou o touro no logotipo pois era do signo de Touro e ele era fã de touradas…