5 mascotes de montadoras melhores que o novo raposão do Cruzeiro

Cruzeirenses estão revoltados com a mudança; o time de futebol poderia se inspirar em fabricantes mais bem sucedidos no quesito 'representantes animais'

novo raposao do cruzeiro mascote
No Twitter, usuários compararam o novo raposão com um Lulu da Pomerânia (Foto: Cruzeiro | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 23/03/2023 às 17h12
Atualizado em 23/03/2023 às 17h34

O Cruzeiro Esporte Clube virou o assunto mais comentado do Brasil nesta quinta (23), após uma mudança polêmica em seu mascote, o Raposão. Antes ele seguia a tendência de outros times, usando uma versão “maromba” do animal que o representa — e o público amava.

A alteração no raposão gerou muitas criticas e piadas nas redes sociais. Uma torcida organizada emitiu nota de repúdio, exigindo a demissão de quem fez essa substituição. Alguns internautas compararam o novo mascote com um cachorro da raça spitz alemão (Lulu da Pomerânia). Além disso, o novo mascote foi apresentado no dia em que o Raposão completa 20 anos de criação.

VEJA TAMBÉM:

No mundo automotivo é comum ter animais como símbolo da marca. Alguns mascotes ficaram bastante famosos, como o simpático cachorro da Cofap (Dachshund). Mudanças nesse meio costumam ser feitas com muita cautela para evitar polêmicas. Confira a seguir cinco marcas que estão melhores que o Cruzeiro:

1. Jaguar

jaguar xj detalhe logo na grade
Hoje o ornamento saiu do capô por razões de segurança (Foto: Jaguar | Divulgação)

Antes da segunda guerra mundial, a empresa que conhecemos como Jaguar se chamava SS Cars. O nome mudou para não haver associações com a polícia de Adolf Hitler. O nome escolhido foi Jaguar, usado por alguns carros da marca nos anos 30.

Com isso veio o jaguar que serve de mascote. Por muito tempo existiu o ornamento de capô com o felino, mas por volta de 2009 ele desapareceu com a entrada da nova fase de estilo da marca. A Jaguar agora usa um emblema tridimensional na grade.

2. Alfa Romeo

alfa romeo giulia quadrifoglio detalhe logo na grade
Sim, tem uma pessoa na boca da serpente da Alfa Romeo (Foto: Alfa Romeo | Divulgação)

Muitos não percebem, mas existe um animal na logo da Alfa Romeo. Nesse escudo que a representa estão representados a bandeira de Milão, cidade sede da montadora, no lado esquerdo, e uma serpente chamada de Biscione. Circundando os elementos há um anel que representa a família real.

O Biscione é uma serpente usando uma coroa e dando a luz a um homem. Ela é o brasão da Casa de Visconti.

3. Peugeot

peugeot 308 sw gt detalhe logo na grade
A nova versão do leão ainda não estreou no Brasil (Foto: Peugeot | Divulgação)

A empresa Peugeot é mais antiga que o próprio automóvel. O leão é usado pela família que fundou a marca desde 1810. Na época eles trabalhavam com metalurgia e precisavam de algo que refletisse a imagem dessa atividade e passasse a imagem de força.

De início, o felino era colocado de lado e sobre as quatro patas, mais tarde ele passou a ficar empinado sobre as patas traseiras. Entre os anos 50 e 70 foi reduzido para um escudo mostrando apenas a cabeça, mas em 1975 voltou a aparecer de corpo inteiro.

Recentemente, em 2021, o escudo da Peugeot foi redesenhado e voltou a ser um escudo apenas com a cabeça do leão. Ao contrário da mudança feita no Raposão do Cruzeiro e das versões minimalistas usadas por outros fabricantes, esse dos franceses foi bem recebido.

4. Mustang

ford mustang ecoboost fastback detalhe logo na traseira
O cavalo do Mustang está sempre se reinventando (Foto: Ford | Divulgação)

Existem diversas histórias sobre qual é a origem do nome Mustang para o cupê da Ford. A versão dada pelo próprio fabricante é que John Najjar, o designer do modelo, era fã do avião P-51 Mustang. Uma versão alternativa é que um marqueteiro escolheu o nome devido a raça de cavalos.

Mas não existem dúvidas sobre o mascote do Mustang ser um cavalo da raça homônima. Ele sempre esteve galopando na grade do cupê, ganhando uma atualização visual a cada geração – sem virar piad,  como aconteceu agora com o Raposão do Cruzeiro.

5. Abarth

pulse abarth 006
Escorpião era o signo de Carlo Abarth (Foto: Fiat | Divulgação)

A Abarth talvez seja a única empresa do ramo automotivo a ter seu mascote escolhido por motivos astrológicos. Escorpião era o signo de Carlos Abarth, o preparador de carros austríaco que especializou nos modelos da Fiat.

Essa logo foi uma que mudou pouco. O escorpião que vemos hoje no Pulse Abarth é bem parecido com o que foi usado pelo 500 nos anos 60 e outros carros clássicos da Fiat. Era algo assim que os cruzeirenses esperavam do novo Raposão.

O jornalista Felipe Boutros testou o novo Pulse Abarth. Confira suas impressões:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Euu 23 de março de 2023

“A Abarth talvez seja a única empresa do ramo automotivo a ter seu mascote escolhido por motivos astrológicos.” Ferruccio Lamborghini adotou o touro no logotipo pois era do signo de Touro e ele era fã de touradas…

Avatar
Deixe um comentário