[VÍDEO] aceleramos o A45 S, o caçula da AMG, na pista
Levamos o Mercedes-AMG A45 S 4Matic+ com seu motor 2.0 de 421 cv para acelerar rápido num autódromo no interior de São Paulo
Levamos o Mercedes-AMG A45 S 4Matic+ com seu motor 2.0 de 421 cv para acelerar rápido num autódromo no interior de São Paulo
Hatches médios tiveram seu auge nos anos 1990 com a chegada de modelos como Chevrolet Astra, Ford Focus, Volkswagen Golf e Fiat Tipo. Eles se mantiveram na praça até meados da década passada. Mas nos últimos simplesmente sumiram do mercado. E um dos últimos representantes é o Mercedes-AMG A45 S 4Matic+.
Trata-se da versão mais nervosa do hatch alemão, equipado com motor turbo 2.0 de 421 cv e 51 kgfm de torque. O bloco é combinado com transmissão 8G-DCT de dupla embreagem e tração integral 4Matic+.
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A Mercedes declara aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e velocidade máxima de 270 km/h. Nada mal para um compacto de quase 1,7 tonelada.
Boa parte dessa aceleração espetacular do A45 S se deve à combinação da tração integral e largos pneus 245/35 R19, que oferecem muita aderência. Isso sem contar a ajuda da eletrônica, que permite largadas sem destracionar as rodas.
Mas não ficamos convencidos e resolvemos levar o Mercedinho para a pista. O A45 S chama atenção pelas grandes rodas, mas é um carro com visual discreto e não parece uma árvore de natal.
Mas ele conta com elementos que denunciam sua índole de corredor, como os para-choques com nichos mais largos e a grade Panamericana, com frisos verticais (que remete ao lendário W194 que disputou a Carrera Panamericana, no México, nos anos 1952), assim como o capô com ressaltos longitudinais (herança do 300 SL). Na traseira, as quatro ponteiras não deixam dúvidas sobre o ímpeto esportivo.
Por dentro, o A45 S combina esportividade com o refinamento da marca alemã. Ele conta com o quadro de instrumentos integrado com multimídia. No ano passado, ele ganhou o mesmo volante utilizado no AMG GT, com raios horizontais duplos e seletores de comportamento dinâmico abaixo deles.
O acabamento combina couro, fibra de carbono, camurça e detalhes em estilo Black Piano e alumínio escovado. Os bancos são esportivos e abraçam o motorista. Tudo isso faz do hatch um carro esportivo, mas sem parecer um Hot-Wheels.
No entanto, quem quiser um visual mais arrojado, pode adicionar opcionais como aerofólio e apêndices aerodinâmicos. Eles não apenas acentuam o visual, mas também são funcionais na pista.
Ao volante do A45 S, o primeiro a se fazer é ajustar o modo de condução para Sport+. Ela ajusta escapamento, tempo de troca, firmeza dos amortecedores, peso da direção e alivia substancialmente a interferência eletrônica.
Na saída dos boxes e pista livre, a ordem era trancar o pé até a parabólica. O entre-eixos de 2,72 m é generoso, mas não tão longo para fazer dele um barco. O A45 S faz a curva com facilidade, sem espalhar.
Na sucessão de curvas, o hatch serpenteia se apoiando nas zebras, sem oscilar. Os freios ventilados com composto de ferro e alumínio mordem com força e estancam rapidamente a velocidade. Na segunda parabólica, o A45 S se permite a desgrudar levemente o eixo traseiro, mas o torque nas quatro rodas rapidamente ajusta para qual delas demanda mais força para manter a carroceria na trajetória.
Na entrada da reta principal, é hora de trancar o pé. O ruído do escapamento invade o interior e as trocas provocam um combinado de trancos e “pipocos” do escape. Simplesmente brutal.
Depois de algumas voltas com a “faca nos dentes” uma última devagar, para resfriar os freios e deixar o cofre ventilar um pouco. Uma maneira divertida de torrar R$ 593 mil.
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