[VÍDEO] aceleramos o A45 S, o caçula da AMG, na pista

Levamos o Mercedes-AMG A45 S 4Matic+ com seu motor 2.0 de 421 cv para acelerar rápido num autódromo no interior de São Paulo

MERCEDES BENZ A45 S 4MATIC+ 2024 AMARELO NA PISTA FRENTE E LATERAL
Mercedes A45 S 4Matic+ Plus é um dos últimos hatches médios do mercado (Fotos: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 09/09/2024 às 15h26

Hatches médios tiveram seu auge nos anos 1990 com a chegada de modelos como Chevrolet Astra, Ford Focus, Volkswagen Golf e Fiat Tipo. Eles se mantiveram na praça até meados da década passada. Mas nos últimos simplesmente sumiram do mercado. E um dos últimos representantes é o Mercedes-AMG A45 S 4Matic+.

Trata-se da versão mais nervosa do hatch alemão, equipado com motor turbo 2.0 de 421 cv e 51 kgfm de torque. O bloco é combinado com transmissão 8G-DCT de dupla embreagem e tração integral 4Matic+.

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A Mercedes declara aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e velocidade máxima de 270 km/h. Nada mal para um compacto de quase 1,7 tonelada.

MERCEDES BENZ A45 S 4MATIC+ 2024 AMARELO NA PISTA TRASEIRA DOIS
Os 421 cv do A45 S são distribuídos nas quatro rodas e garantem excelente comportamento dinâmico

Boa parte dessa aceleração espetacular do A45 S se deve à combinação da tração integral e largos pneus 245/35 R19, que oferecem muita aderência. Isso sem contar a ajuda da eletrônica, que permite largadas sem destracionar as rodas.

Mas não ficamos convencidos e resolvemos levar o Mercedinho para a pista. O A45 S chama atenção pelas grandes rodas, mas é um carro com visual discreto e não parece uma árvore de natal.

MERCEDES BENZ A45 S 4MATIC+ 2024 PAINEL QUADRO DE INSTRUMENTOS
Por dentro, o Mercedinho segue o mesmo padrão de acabamento dos demais modelos AMG

Mas ele conta com elementos que denunciam sua índole de corredor, como os para-choques com nichos mais largos e a grade Panamericana, com frisos verticais (que remete ao lendário W194 que disputou a Carrera Panamericana, no México, nos anos 1952), assim como o capô com ressaltos longitudinais (herança do 300 SL). Na traseira, as quatro ponteiras não deixam dúvidas sobre o ímpeto esportivo.

Por dentro, o A45 S combina esportividade com o refinamento da marca alemã. Ele conta com o quadro de instrumentos integrado com multimídia. No ano passado, ele ganhou o mesmo volante utilizado no AMG GT, com raios horizontais duplos e seletores de comportamento dinâmico abaixo deles.

MERCEDES BENZ A45 S 4MATIC+ 2024 AMARELO LATERAL EM MOVIMENTO
Rodas de 19 polegadas abrigam imensos discos de freios que combinam ferro e alumínio

O acabamento combina couro, fibra de carbono, camurça e detalhes em estilo Black Piano e alumínio escovado. Os bancos são esportivos e abraçam o motorista. Tudo isso faz do hatch um carro esportivo, mas sem parecer um Hot-Wheels.

No entanto, quem quiser um visual mais arrojado, pode adicionar opcionais como aerofólio e apêndices aerodinâmicos. Eles não apenas acentuam o visual, mas também são funcionais na pista.

Mercedes-AMG A45 S 4Matic+ ao volante

Ao volante do A45 S, o primeiro a se fazer é ajustar o modo de condução para Sport+. Ela ajusta escapamento, tempo de troca, firmeza dos amortecedores, peso da direção e alivia substancialmente a interferência eletrônica.

MERCEDES BENZ A45 S 4MATIC+ 2024 AMARELO MOTOR TETO LATERAL
Motor M139 turbo 2.0 entrega impressionantes 421 cv e 51 kgfm de torque

Na saída dos boxes e pista livre, a ordem era trancar o pé até a parabólica. O entre-eixos de 2,72 m é generoso, mas não tão longo para fazer dele um barco. O A45 S faz a curva com facilidade, sem espalhar.

Na sucessão de curvas, o hatch serpenteia se apoiando nas zebras, sem oscilar. Os freios ventilados com composto de ferro e alumínio mordem com força e estancam rapidamente a velocidade. Na segunda parabólica, o A45 S se permite a desgrudar levemente o eixo traseiro, mas o torque nas quatro rodas rapidamente ajusta para qual delas demanda mais força para manter a carroceria na trajetória.

MERCEDES BENZ A45 S 4MATIC+ 2024 AMARELO FRENTE E LATERAL
Visual do A45 S é até discreto, se considerarmos sua performance na pista

Na entrada da reta principal, é hora de trancar o pé. O ruído do escapamento invade o interior e as trocas provocam um combinado de trancos e “pipocos” do escape. Simplesmente brutal.

Depois de algumas voltas com a “faca nos dentes” uma última devagar, para resfriar os freios e deixar o cofre ventilar um pouco. Uma maneira divertida de torrar R$ 593 mil.

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