Mercedes GLA 2018: SUV esporte fino

Mais esportivo que utilitário, crossover da Mercedes ficou mais aerodinâmico e ganhou nova transmissão, mas faltam recursos já comuns em veículos mais baratos

Por Sérgio Melo11/08/17 às 14h46

A grade dianteira do GLA ficou mais parecida com a do irmão maior GLS, o para-choque dianteiro ganhou aberturas mais largas e na traseira, além do para-choque com vincos mais fortes, uma novidade bem interessante. As lanternas têm a iluminação do freio e da seta variáveis. De dia a intensidade é máxima para tornar a sinalização mais efetiva, ao passo que a noite é reduzida para não ofuscar. Quando o veículo para no semáforo o brilho é reduzido ainda mais, para não incomodar quem estiver atrás.

As maiores novidades estão na transmissão automática com dupla embreagem e sete marchas, e no sistema de controle de estabilidade capaz de aplicar automaticamente o contraesterço (jogo contrário), em caso de derrapagem das rodas traseiras. Há também outro sistema que age antes da perda de aderência, tornando as curvas mais fáceis por meio de leves aplicações do freio nas rodas internas.

O espaço interno continua o mesmo, com bastante conforto para quatro adultos e uma criança. O ambiente está mais luxuoso, com novos detalhes de acabamento metalizados. No quadro de instrumentos, ponteiros vermelhos para realçar a esportividade.

mercedes benz gla 200 2018
(Mercedes-Benz/Divulgação)

Para melhor rigidez torcional e segurança em colisões, a carroceria ganhou reforços na coluna B (central), nas laterais e no assoalho. A suspensão da GLA 200 não mudou, a 250 e a AMG é que cresceram cerca de 4 centímetros, ficando iguais às irmãs mais comportadas.

Os motores são 1.6 com 156 cv, exceto na versão 250 que tem um 2.0 com 211 cv e na nervosa AMG GLA 45 4matic, que tem o motor com 4 cilindros mais potente do mundo com 380 cavalos.

O freio tem pré-carregamento que prepara automaticamente o sistema para atuar com eficiência máxima ao perceber uma desaceleração repentina pelo motorista, assim como também há secagem automática das pastilhas em caso de chuva (quando o limpador do para-brisa é acionado), para que tudo esteja sempre em condições ideais para a parada mais rápida possível. O sistema Auto Hold aciona o freio de estacionamento nas paradas e o libera ao pisar no acelerador. O assistente de partidas em rampas não deixa o carro recuar durante as arrancadas na subida.

mercedes benz gla 200 2018
(Mercedes-Benz/Divulgação)

Na segurança, além do que já foi dito, 7 air bags (dois frontais e dois laterais dianteiros, dois nas janelas esquerdas e direitas, e um para o joelho esquerdo do motorista), controle de tração, luzes de freio que piscam em flashes nas frenagens mais fortes, alerta para motorista com comportamento sonolento e ótima avaliação de cinco estrelas para o modelo anterior em crash-test realizado em 2014 pela LatinNCAP, com 96% de proteção para adultos e 88% para crianças. Mas faltam recursos que já se tornaram comuns até em veículos mais baratos, como sensor de risco de colisão, frenagem autônoma, supervisão de pontos cegos dos retrovisores e sistema de manutenção de faixa.

Com início das vendas ainda este mês, fabricados no Brasil em Iracemápolis-SP (exceto o GLA 45 importado), estará disponível nas seguintes versões:

– GLA 200 ff Style: Chave presencial só para a ignição (não destranca as portas por aproximação), câmera de ré, multimídia, assentos em tecido/couro sintético, multimídia e pneus “Run flat”;

As demais versões acrescentam, sucessivamente:

– GLA 200 ff Advance: Faróis de LED, assento do motorista com regulagens elétricas, painel com detalhes em alumínio escovado, assentos esportivos e espelhamento do celular (incluindo Waze);

– GLA 200 ff Enduro: Couro natural, teto solar panorâmico e faróis de neblina;

– GLA 250 Sport: Visual esportivo AMG, motor 2.0 com 211 cv, rodas maiores com 19”, revestimento interno em couro sintético e microfibra, assento do acompanhante com regulagens elétricas, GPS Garmin e abertura do porta-malas assistida por motor elétetrico.

– Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC: Genuína concepção e fabricação Mercedes-AMG, motor 2.0 com 380 cv, desempenho superesportivo, tração nas 4 rodas e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos.

Preços:

GLA 200 STYLE R$ 158.900
GLA 200 ADVANCE R$ 175.900
GLA 200 ENDURO R$ 203.900
GLA 250 Sport R$ 232.900
GLA AMG 45 4MATIC R$ 359.900

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