Metanol é tóxico e corrosivo, mas pode estar no tanque do seu automóvel

É perigosíssimo, mas não faltam postos desonestos e irresponsáveis que misturam o metanol ao combustível regular

bomba de combustivel gasolina etanol diesel frentista posto de combustivel abastecer shutterstock 2
Mistura indevida de metanol no etanol provoca danos irreversíveis à saúde (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 09/11/2024 às 09h00

O pior da história é que tanto o etanol como o metanol são bem recebidos pelo motor. O etílico vem da cana, milho e outros vegetais. O metílico é obtido, em geral, do gás. O primeiro, sem água (anidro), é adicionado à nossa gasolina. Ou vendido com 8% de água (hidratado) na bomba.

VEJA TAMBÉM:

O metanol é um álcool que deveria ser utilizado exclusivamente na indústria, como matéria prima ou solvente para a produção de desinfetantes, resinas acrílicas, fibras de poliéster, biodiesel e na indústria farmacêutica.

Mas o metanol vai parar também no posto misturado à gasolina (ou etanol), pois custa muito mais barato que o etanol. É importado, em geral, dos Estados Unidos, com permissão específica da ANP para a indústria que comprove sua necessidade no processo produtivo. Entretanto, é desviado e fornecido diretamente a algumas distribuidoras que o acrescentam no combustível a ser fornecido nos postos. A ANP flagra estes desvios, algumas vezes pelas próprias estatísticas que acusam as distorções entre o volume da matéria prima e do produto final. E flagra caminhões tanque nas estradas levando o metanol para as distribuidoras de combustíveis.

Produtores de biodiesel, por exemplo, chegam a importar até dez vezes mais metanol do que necessitariam em seu processo de fabricação. Evidência de que o estão fornecendo clandestinamente para a adulteração de combustível.

No caso da gasolina ou etanol contaminados pelo metanol, há fortes chances de distúrbios orgânicos como diarréia, tonteira, vômitos e cegueira em casos extremos, pelos danos ao sistema nervoso. Já se registraram casos da ingestão do etanol com alto percentual de metanol que provocaram diversas mortes no Brasil. Frentistas de postos que lidam com metanol costumam também apresentar sintomas pois o respiram durante horas a fio e são também afetados por eventual contato com a pele.

fracos de metanol e etanol
Composição do metanol é parecida com a do etanol, mas o danos que causam à saúde são gravíssimos (Foto: iStock)

O metanol é utilizado em carros de competição nos EUA pois aumenta o desempenho do motor. Porém, um dos perigos é sua chama invisível e, por isso, difícil de apagar o incêndio que provoca. Em motores normais, não preparados para recebê-lo, o metanol é corrosivo e provoca danos em seus componentes.

As estatísticas apontam que, em 2023, cerca de 1,5 milhão de automóveis foram abastecidos no Brasil com combustível adulterado com metanol. Um posto em Jundiaí (SP) foi flagrado pela polícia recentemente com etanol que o continha na proporção de 98%. Ou seja, quase metanol puro.

Segundo a ANP, o percentual máximo de metanol presente num combustível é de 0,5%. Mas ele se parece fisicamente com o etanol e detectá-lo no posto só é possível com um reagente (agente químico). Que muda a coloração com a sua presença.

A dificuldade do motorista para evitar o combustível fraudado com o metanol é a impossibilidade de detectá-lo pelos dispositivos que os postos são obrigados a dispor caso se exijam testes de qualidade. Ele pode provocar a corrosão de alguns componentes do motor, mas sempre a longo prazo, de modo a ser impossível identificar em qual posto o carro foi abastecido com o combustível fraudado. A única pista é desconfiar do preço baixo, a promoção feita pelos postos desonestos que praticam esta perigosa mistura.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 9 de novembro de 2024

O problema é que fraudador leva uma multa que ele nunca paga,
e responde em liberdade a um interminavel processo que não dá em nada. E enquanto isso ele reabre a firma em nome de um laranja, como já se acostumou a fazer todas as vezes.
Os picaretas sabem que Leis brasileiras são muito lenientes com quem as transgride, e portanto fazem o que bem entendem, riem na cara, e continuam fazendo de novo.
Se o flagrante a esse e a outros tipos de fraude, levasse os pilantras a passarem uma boa temporada na cadeia, além de terem todos os seus bens confiscados para reparos e indenizações, as fraudes despencariam e a fiscalização teria o seu trabalho facilitado e mais respeitado.
Mas…as velhas brechas nas leis os protege, e os nossos parlamentares estão “ocupados” demais para corrigir isso.

Avatar
Deixe um comentário