Concorrência chinesa obriga Michelin a fechar fábrica no Brasil

O tradicional fabricante francês encerrou as atividades em sua unidade fabril de Guarulhos (SP) e irá desligar seus 350 funcionárias até o final de 2025

Fábrica da Michelin em guarulhos são paulo
Nessa planta são feitos câmaras de ar, pneus para motos e bicicletas (Foto: Michelin | Divulgação))
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/06/2025 às 11h00

O fabricante de pneus Michelin anunciou que está em processo de fechamento de sua fábrica em Guarulhos (SP). O encerramento das atividades será feito de forma gradual até o final de 2025.

A empresa já está negociação com o sindicato local sobre o encerramento dos contratos de seus 350 funcionários. Segundo o portal R7, a decisão foi tomada devido a forte concorrência contra produtos importados da Ásia, que chegam por custo menor que os produtos nacionais.

VEJA TAMBÉM:

A Michelin disse que estudou outras alternativas antes de bater o martelo sobre o fechamento da fábrica. Ela garante que a decisão não teve relação com o desempenho da equipe de Guarulhos. Ela também irá garantir o cumprimento de seus compromissos com os clientes durante essa transição.

Essa unidade de Guarulhos produz pneus para motocicletas, pneus industriais, câmaras de ar, Camso CTS (esteiras de borracha para tratores), produtos para reforma e compostos que abastecem CGR e Conveybelts. A Michelin segue com outras três fábricas no Brasil: a de Resende (RJ) faz os pneus de carros e caminhonetes; a de Campo Grande (RJ) faz pneus para ônibus, caminhões, mineração; e máquinas agrícolas e a unidade de Manaus (AM) produz pneus para motos e bicicletas.

A produção nessas unidades segue estável. A Michelin afirmou que o setor de pneus para bicicletas, motocicletas e câmaras de ar foi o que sofreu impactos maiores com esses produtos asiáticos. O quadro de funcionários da empresa conta com 8 mil postos, incluindo os 350 de Guarulhos que serão desligados até o final do ano.

A Michelin é um dos mais tradicionais fabricantes de pneus e foi fundada na França em 1891. Ela está presente no Brasil desde 1927, sua primeira fábrica por aqui foi inaugurada no Rio de Janeiro (RJ) em 1981.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Emilio Cezar Ferrari 30 de junho de 2025

Normal, ela sempre fez isso, qdo não interessa ela chuta fora. Coisa de “colonizadores”. Quando erram, nunca assumem, mas mesmo assim os envolvidos indiretamente são penalizados. Trabalhar lá é simples, fique quieto e obedeça. C’est la vie,mon ami.

Avatar
Jô. 30 de junho de 2025

Se tem algum culpado na história, só pode ser o amor, porque nem tudo é culpa da China.

Avatar
Deixe um comentário