Mini 60 Years Edition começa a ser vendido no Brasil

Série especial comemora 60 anos do Mini clássico; apenas 25 unidades serão importadas, mas ainda não há definição de preço ou data de lançamento

mini cooper 60 years 4
Por AutoPapo
Publicado em 17/06/2019 às 19h30
Atualizado em 11/08/2022 às 16h03

A Mini confirmou que irá vender no Brasil a “Mini 60 Years Edition”. Como o nome sugere, é a série especial comemorativa da marca alusiva ao 60º aniversário de lançamento do Mini clássico. A edição limitada tem preço sugerido de R$ 171.990, e as vendas começam hoje (17), nas concessionárias da marca.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Apresentado oficialmente no início deste ano, a edição exclusiva e limitada será disponibilizada no país na versão hatch de três portas, equipada com a motorização “Cooper S” de quatro cilindros, 1.998 cm³ e capaz de entregar 192 cavalos de potência (entre 5.000 e 6.000 rpm) e 28,57 kgfm de torque máximo (de 1.350 a 4.600 rpm).

Mini 60 Years ao lado do modelo original
Mini 60 Years ao lado do modelo clássico

No total, serão apenas 25 unidades para o mercado brasileiro do Mini 60 Years Edition, com configuração padrão que terá a cor externa New British Racing Green (cor oficial do automobilismo britânico) e teto na cor branco pepper.

Entre os itens exclusivos da versão, destaque para faixas esportivas sobre o capô, projeção em LED e soleiras com a inscrição “60 Years”; rodas de liga leve de 17 polegadas; volante em couro Walknappa e inscrição “Years”, revestimento dos assentos em couro na cor Dark Brown.

Além destes equipamentos exclusivos, esta versão virá equipada com diversos outros itens de série: sistema de áudio Hi-Fi Harman/Kardon, Mini Head-Up Display, superfícies do interior iluminada em Mini Yours Piano Black, ar-condicionado digital automático dual-zone, faróis adaptativos de LED e teto solar panorâmico, entre outros.

Breve história da Mini

O Mini nasceu na Inglaterra em 1959 como um carro popular e acessível, característico da Europa pós-guerra. Como não haviam muitos recursos disponíveis e muitas cidades estavam destruídas, a necessidade era de carros pequenos, baratos e práticos.

Mas o destino tinha coisas maiores reservadas para o Mini, e ao longo das décadas de 60 e 70, ele passou a ser reconhecido como um carango de personalidade, semelhante ao Fusca aqui no Brasil.

A denominação “Cooper”, que segue até hoje em alguns modelos, veio de John Cooper, mecânico de carros de corrida que envenenou algumas versões do Mini. De 1964 a 1967, o diminuto surpreendeu o mundo todo, vencendo três disputas do rali de Monte Carlo em sequência.

Em 2000, a produção do Mini, que passou por muitos donos, estava deixando a desejar e foi interrompida.

A BMW, que já controlava sua produção desde 1994 através do Rover Group, vendeu todas as fábricas e tecnologias, com exceção do direito de usar a marca Mini. A partir daí nasceram os Mini do século XXI

Confira o vídeo oficial do no Mini 60 Years!

Fotos Mini | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário