Mitsubishi Pajero vai sair de linha no Japão; futuro global é incerto
Fábrica que produz a configuração Full será fechada devido a prejuízos bilionários que a empresa acumula durante a pandemia
Fábrica que produz a configuração Full será fechada devido a prejuízos bilionários que a empresa acumula durante a pandemia
A Mitsubishi anunciou que deixará de produzir o SUV Pajero Full no Japão. Motivo: a fábrica responsável pela manufatura do modelo, localizada em Sakahogi, será fechada. Trata-se de uma medida para cortar custos, uma vez que a empresa soma prejuízos de US$ 1,7 bilhão (aproximadamente R$ 8,8 bilhões) entre abril e junho deste ano e calcula que as perdas chegarão a US$ 3,4 bilhões (R$ 17,6 bilhões) até março de 2021.
VEJA TAMBÉM:
Esse défcit é o maior enfrentado pela Mitsubishi nos últimos 18 anos. Os números negativos são efeito da pandemia causada pelo coronavírus, que derrubou as vendas de automóveis em todo o planeta. A marca nipônica alega que, diante disso, decidiu encerrar as operações dispendiosas e focar em unidades mais eficientes.
O encerramento da produção do Pajero Full no Japão foi anunciado em meio a um plano de reestruturação da Mitsubishi. A estratégia da empresa será focar em mercados da Ásia continental, onde os custos de produção são menores e a margem de lucro praticada sobre os produtos é maior.
Vale lembrar que, atualmente, o fabricante integra uma aliança global com a Renault e a Nissan. As três marcas têm anunciado medidas de corte de custos para estancar sangrias financeiras devido à crise. A Mitsubishi é a menor do grupo e ocupa a sexta posição entre as empresas japonesas do setor automotivo.
Com o fechamento da fábrica da Mitsubishi em Sakahogi, o futuro do Pajero Full torna-se nebuloso. É que o fabricante não pretende desenvolver futuras gerações para o SUV. No país de origem, foi lançada até uma série especial de despedida. O modelo vendido no Brasil é importado justamente do Japão pelo Grupo HPE.
Porém, no Brasil a maior parte das vendas cabe a outra configuração: a Mitsubishi Pajero Sport, que, inclusive, já chegou à linha 2021. Essa configuração tem futuro mais promissor, pelo menos a médio prazo. Resta aguardar o fim da crise para entender quais serão os próximos passos da multinacional.
Foto: Mitsubishi | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Infelizmente, o Pajero Full é um carro robusto com uma mecânica excepcional, diferentemente dessa nova Pajero Sport, uma mecânica muito frágil, e uma estrutura baseada na Pick-up, ou seja, mas um excelente carro que vai ficar pra história, quem tem ou teve, não terão mais, e no mercado brasileiro hoje, não tem nada que chegue perto.
Segue a tendência mundial de produzir carrinhos *e maximizar o lucro das montadoras.
Estou na terceira Pajero Full, e com certeza continuarei fiel ao modelo, carro bonito, resistente e nunca deu problema. Se sair de linha vai ser uma pena para os que apreciam esse veículo
Ainda estão pra projetar um suv desse porte tão bonita quanto a pajero full e aquele estepe na traseira dela é um tesão…