10 montadoras para ficar de olho em 2025
Essas marcas prometem novidades quentes para o ano, entre lançamentos de carros, início de produção e motores híbridos
Essas marcas prometem novidades quentes para o ano, entre lançamentos de carros, início de produção e motores híbridos
Sejamos francos, 2025 só vai começar para valer depois do Carnaval. E até a indústria ainda está em clima de “morredeira” e empurrou suas novidades para depois que a banda passar. E faltando poucos dias a o verdadeiro Réveillon tupiniquim, resolvemos de ajudar a programar uma possível troca de automóvel ou compra de seu próximo 0 km. Assim, listamos o que as montadoras prepararam para em 2025.
Não só por causa de lançamentos de automóveis. As montadoras para ficar de olho em 2025 também vão inaugurar fábricas e apresentar inéditos motores híbridos no Brasil.
Por isso, selecionamos 10 montadoras para ficar de olho em 2025.
Depois de vários adiamentos, parece que agora a produção da GWM em Iracemápolis (SP) vai. A empresa é uma das montadoras para ficar de olho em 2025 porque finalmente ela vai começar a montagem local do híbrido Haval H6.
A operação começará em sistema CKD e seguirá as mesmas versões atuais do SUV médio, que manterá o motor de combustão bebendo apenas gasolina. Ao mesmo tempo, a marca prepara outras estreias importadas para o ano.
Uma delas é o SUV de luxo híbrido Wey 07, com motor 1.5 combinado a dois elétricos, potência combinada de 516 cv e torque de 95 kgfm. Outra é o jipão Tank 300, já anunciado pela marca, com motor 2.0 turbo a gasolina de 227 cv e quase 40 kgfm.
Por fim, é bom ficar de olho na montadora chinesa em 2025, pois ela deve iniciar este ano a importação de dois modelos híbridos previstos para entrarem futuramente na linha de montagem brasileira. O SUV compacto Haval H4 e a tão aguardada picape Poer.
A GM, enfim, vai renovar o Chevrolet Onix em 2025, o que por si só já seria motivo de elencá-la entre as montadoras para ficar de olho no ano. Também teremos a atualização da linha Tracker, o terceiro SUV mais vendido do país.
Só que a fabricante reserva outras novidades tão ou mais relevantes. Afinal, a empresa comemora seu centenário no Brasil. Por isso, o lançamento do motor híbrido flex é aguardado para este ano.
Não tem como um grupo dono de um monte de marcas não ser uma das montadoras para ficar de olho em 2025. Até porque a Stellantis vai começar a propagar seus híbridos leves pelo mercado, nas linhas Peugeot 208 e 2008. Também há expectativa de SUVs da Jeep, como Compass e Renegade, ganharem suas versões eletrificadas.
Porém, o ano reserva mais novidades dentro da fabricante. A começar pela criticada Fiat Titano, que já vai ser reestilizada e passará a ser produzida em Córdoba, na Argentina. Possibilidades também do inédito Jeep compacto entrar em produção em Porto Real (RJ).
Sem falar numa projeção de crescimento dos Citroën C3 e Basalt no embalo dos preços agressivos que a marca francesa vem praticando.
Por falar em vendas, outro carro o qual vale observar o desempenho comercial é o Kardian. O SUV compacto (ou hatch aventureiro, o que preferir) produzido em São José dos Pinhais (PR) acaba de estrear versão manual e vem crescendo nos licenciamentos.
Além disso, a Renault prepara para 2025 o lançamento do seu SUV médio, que quer medir forças com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. E até o fim do ano a fabricante francesa estreia por aqui seu primeiro modelo híbrido flex no mundo.
Potenciais clientes, taxistas, motoristas de aplicativo e até minha tia só querem saber de uma coisa: quando chega o novo SUV compacto da Toyota. Por isso, a japonesa é uma das montadoras para ficar de olho em 2025.
O Yaris Cross será lançado no primeiro semestre cercado de expectativa. Tanto em relação ao posicionamento, desempenho, equipamentos e conjunto mecânico, como também se ele será o responsável por debutar o novo sistema híbrido flex que a marca prepara no Brasil.
Tem mais SUV compacto que causa frisson e ansiedade no mercado. É o Tera, compacto que será lançado pela Volkswagen em pleno Carnaval com opções de motor TSI e que marca a estreia da fabricante alemã na categoria de crossovers de entrada, para brigar diretamente com o Fiat Pulse.
Mas a Volks tem outros motivos para ser uma das montadoras para ficar de olho em 2025. A marca tem o desafio de manter a liderança de produtos estratégicos, como o Polo, carro de passeio mais vendido do país, e o T-Cross, o líder absoluto de emplacamentos entre os utilitários esportivos.
Se a Toyota tem novidades em 2025, a Honda automaticamente se torna uma das montadoras para ficar de olho. Isso porque as duas rivais costumam sempre disputar as mesmas categorias de mercado e na parte de SUVs compactos não será diferente este ano.
Para tal, a Honda vai ressuscitar o WR-V. Desta vez, em uma plataforma diferente, a do City, e com desenho menos controverso e proposta de ir além de um hatch alto.
Fora isso, 2025 será o ano de acompanhar de perto como se desenrola essa fusão entre Honda e Nissan.
Pois é, no caso da Nissan, a montadora é uma das para ficar de olho em 2025 também pelos movimentos para esta fusão. Mas não é só isso. A fabricante japonesa finalmente vai lançar a segunda geração do Kicks, modelo que fechou o ano passado como o quarto mais vendido do segmento.
Será que o modelo vai subir nas vendas? Provável, ainda mais que trará motor turbo de origem Renault e promessa de mais espaço e tecnologia. Ah, e o modelo antigo continuará sendo produzido em Resende (RJ) para ser a porta de entrada da marca por aqui.
A BYD deve ter feito uns 496 eventos no ano passado e a pergunta é se a chinesa vai manter o ritmo de lançamentos em 2025. De qualquer modo, será uma das inevitáveis montadoras para se ficar de olho em 2025 porque a empresa finalmente vai começar a montagem de veículos em Camaçari (BA).
Tudo bem que será em um sistema maroto de SKD, mas não deixa de ser um movimento importante da fabricante no caminho de uma produção local. A previsão é que sejam montados na Bahia os modelos Dolphin Mini, Dolphin, Yuan Plus e Song Plus.
Ao mesmo tempo, a BYD vai continuar a despejar carros por aqui. Estão previstas as importações do Sea Lion 7, espécie de cupê quatro portas derivado do Seal, do Denza Bao 5, jipão baseado na picape Shark, além da minivan Denza D9 e do Denza Z9, uma perua ao estilo shooting brake.
Outra chinesa entre as montadoras para ficar de olho em 2025. A GAC prometeu investimento de US$ 1 bilhão no Brasil até 2029, com previsão de produção local e até desenvolvimento de motor híbrido flex.
A marca deve começar a importar seus primeiros modelos eletrificados no primeiro semestre. Para este ano, estão previstos os SUVs GS3, GS4 e GS8. Mas os primeiros veículos devem ser os da marca Aion, a começar pelo Y, crossover médio elétrico com porte de Compass e potência de 135 cv.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Faltou citar na verdade a Geely, que vem a dias o rumor da união com a Renault do Brasil, e parece que a parceria tá andando a pleno valor e que realmente vai pra frente.
A Geely é uma gigante mundial no mercado automotivo.
Se ela vender seus cartões aqui com preços agressivos, promete fazer da terceira invasão chinesa muito promissora.
Bom para nós consumidores, pois força as montadoras ocidentais as baixarem suas altas margens de lucros