5 motivos que fazem valer a pena a escolha por um carro elétrico
Apesar de ainda ser um investimento consideravelmente alto no Brasil, compra do carro elétrico pode trazer alguns benefícios para o motorista
Apesar de ainda ser um investimento consideravelmente alto no Brasil, compra do carro elétrico pode trazer alguns benefícios para o motorista
Com a necessidade de reduzir a emissão de CO2 no mundo inteiro, as autoridades das principais potências mundiais – principalmente as europeias – já colocaram uma data limite para o fim dos motores a combustão e vão permitir a venda apenas de carros elétricos.
Dessa forma, praticamente todas as fabricantes estão apostando nesse segmento e investindo bilhões de dólares para melhorar, principalmente, a autonomia, durabilidade e os preços dessa nova tecnologia.
Hoje, o Brasil ainda não tem estrutura o suficiente para comportar uma frota recheada de carros elétricos, e essa motorização ainda requer um investimento alto do comprador. Esses são alguns dos principais fatores que desencorajam as pessoas de comprarem um modelo nessa configuração.
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No entanto, existem alguns pontos positivos nesse tipo de propulsão e o AutoPapo listou cinco delas. Veja:
Esse é, possivelmente, o motivo que mais leva as pessoas a procurarem um carro elétrico, principalmente considerando a constante alta dos combustíveis.
Fazendo uma comparação utilizando o Peugeot 208, que está disponível nas versões a combustão e elétrica, é possível perceber o quão mais barato a versão a bateria pode ser no fim do mês quando o assunto é abastecimento.
De acordo com a Petrobras, o preço médio da gasolina no Brasil hoje é de R$ 4,79. O 208 1.0 – versão mais econômica do hatch – faz 13,6 km/l resultando em um custo médio de R$ 0,35 por km rodado.
O elétrico, por sua vez, tem autonomia de 340 km e, uma carga completa custa aproximadamente R$ 55,36, o que resulta em um custo médio por km rodado de R$ 0,16.
A diferença de R$ 0,19 pode não parecer muito grande, mas é preciso considerar isso a longo prazo. De acordo com a KBB, o brasileiro pode rodar, em média, até 13 mil km em seu primeiro ano com o carro.
Então, ao longo de 12 meses, o carro elétrico vai exigir R$ 2080 de abastecimento enquanto o a combustão precisará de R$ 4.550.
Os carros elétricos pagam menos impostos e, em alguns casos, estão até isentos desses tributos. Isso acontece como uma forma de estimular a compra de veículos com essa propulsão pois elas são menos nocivas ao meio ambiente.
Em São Paulo, por exemplo, o ICMS foi reduzido de 18% para 14,5%. Além disso, os carros elétricos, a hidrogênio e híbridos estão isentos do cumprimento da restrição determinada pelo Rodízio Municipal de Veículos.
Ademais, a cobrança do IPVA é reduzida em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Ceará, e é zerado no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.
Um Projeto de Lei que está em tramitação na Câmara dos Deputados ainda visa isentar a cobrança do imposto sobre importação dos veículos elétricos e híbridos que são fabricados no Brasil. O benefício valeria até 31 de dezembro de 2025.
Outra vantagem do carro elétrico e que também alivia no bolso do motorista é a manutenção. As revisões de um modelo com esse tipo de propulsão pode chegar a ser até 50% mais barata quando comparado a um veículo a combustão.
Isso porque os modelos convencionais têm cerca de 350 peças móveis, enquanto o elétrico conta apenas com, aproximadamente, 50.
Então, o proprietário de um carro movido a bateria não precisa se preocupar com troca de componentes como óleo do motor, embreagem, transmissão, filtro de combustível, correia dentada, sistema de arrefecimento, e por aí vai…
No entanto, é necessário trocar alguns componentes que são essenciais para qualquer veículo, como pastilha de freios, suspensão, pneus e filtros de ar-condicionado.
Esse é um motivo que pode parecer bobo mas, na verdade, aumenta consideravelmente o conforto do motorista e das pessoas que estão no trânsito – sejam passageiros, pedestres ou quem está em outro carro.
Os inúmeros veículos em engarrafamentos nos grandes centros urbanos causam um nível de ruído que, quando enfrentado diariamente de forma constante pode resultar em estresse. Com a popularização do carro elétrico, a tendência é que esse ruído diminua de maneira considerável.
A ausência do barulho até chega a ser um pouco estranho quando se tem um primeiro contato com o carro elétrico. Ao dar a partida e sair com o carro da vaga, por exemplo, a sensação é que o carro continua desligado, visto que não tem nenhuma vibração nem barulho de motor.
Além disso, é preciso redobrar a atenção nas vias. A propulsão entrega torque de forma instantânea então a aceleração do carro é bastante rápida. Por isso, pode ser que em alguns momentos você chegue a uma velocidade alta considerada alta para a via, o que pode ser perigoso.
Outra vantagem de se comprar o carro elétrico é a recarga, que não te obriga a sair de casa para ‘reabastecer’ o veículo. É fato que deixar a bateria em 100% vai levar algumas horas e não é rápido como parar em um posto de combustível que, normalmente, leva algo em torno de cinco minutos.
Os eletropostos podem ser uma boa opção, já que oferecem carga de forma mais rápida, podem ser encontrados principalmente em shoppings e você pode usá-los gratuitamente enquanto faz as suas compras. Esses eletropostos também podem ser instalados em sua casa, mas requer um investimento um pouco maior.
Caso não esteja disposto a fazer mais esse investimento, o carro elétrico pode ser ‘carregado’ na tomada convencional da sua casa ou no serviço. É fato isso vai demandar algumas horas, no entanto, considerando que uma noite de sono ou a jornada de trabalho levam cerca de 8h, é possível abastecê-lo enquanto o carro estiver ocioso na garagem.
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Tenho a seguinte pergunta. Eu li que um renault eletrico tem 48 kw de potencia. A capacidade instalado de geracao decenergia no Brasil ecde 185 Gw. Pois bem 185.000.000kw/48 kw = 3.854.167 veiculos, ou seja 100% de TODA capacidade instalada de geracao de energia do Brasil da pra pouco menos de 4 milhoes de carros eletricos. O Brasil tem quase 60 milhoes de carros ou seja 100% da capacidade de geracao instalada daria para menos de 7% dos carros. Concluo que carro eletrico e utopia.
Esqueceste da geração propria que muitas residências já possuem… e carregar em casa é simples e eficiente, tanto por celulas fotovoltaicas como eolica…. já em apartamento, o bicho pega e entra na tua conta acima… Abraço.
A capacidade de geração é contínua… Um veículo elétrico não fica 24h por dia ligado na tomada carregando. Com a geração solar (residencial e empresarial) e eólica, essa capacidade de geração vem crescendo muito no Brasil e irá crescer muito mais nos próximos anos…
Será viável qdo desenvolvem a tecnologia para que sob a pintura sejam instaladas placas de captação de energia solar para recarregar as baterias. Já imaginou isso?
Não! Não vale a pena comprar carro elétrico a bateria.
Na ponta do lápis, e no final das contas, ele
não é tão amigável assim com o meio ambiente.
Tal tecnologia só faz sentido quando operada em veículos de serviço, na forma de frotas geridas (ônibus urbanos e veículos de entregas por exemplo).
Mas se pensarmos em milhões e milhões de veículos de passeio…esquece! Sem chance. Impraticável.
O melhor, mais inteligente, e mais promissor mesmo são os Hibridos-flex. Bem mais amigaveis com o meio ambiente, e com custos muito mais acessíveis,
Realmente, pra compensar financeiramente, ainda deve levar uma década.
Toyota sugere que híbridos podem reduzir emissões mais do que os elétricos !
Eu realmente quero saber a opinião de todos esses “intelectuoides” dos impactos catastróficos na Terra quando todos começarem a carregar carro na tomada elétrica!
Se hoje já vivemos uma Crise Hídrica, com represas com baixa capacidade, com altíssimo consumo de energia, com custos exorbitantes, com inúmeras cores de bandeiras de energia para justificar o preço exorbitante, o que acontecerá quando houver um aumento ainda maior de consumo de energia para o recarregamento desses carros?
Além disso, o brasileiro de uma forma geral é relapso com a manutenção dos carros… carro elétrico não poderá ser consertado na “Oficina do Zé”, requer mão de obra especializada e, consequentemente, cara. Conclusão: teremos verdadeiras bombas nas ruas.
Outro ponto a ser destacando é com relação à cadeia envolvida na produção e descarte das baterias, TÃO OU MAIS POLUIDORA QUE QUALQUER CARRO A COMBUSTÃO, ainda mais se lembrarmos das vantagens do Etanol.
Portanto, senhores, vamos preservar a água e utilizar o consumo de energia elétrica para a sobrevivência humana!