Motor 3 cilindros é bom? Ele é o favorito dos brasileiros
Difamado por haters, motor 3 cilindros equipa metade dos carros vendidos em 2024 e está em uso há mais de 70 anos
Difamado por haters, motor 3 cilindros equipa metade dos carros vendidos em 2024 e está em uso há mais de 70 anos
Motor 3 cilindros é bom? Essa é uma dúvida que ganha força devido ao grande número de críticas que pipocam nas redes sociais. Em perfis e canais do YouTube o que não faltam são catedráticos que bradam que os motores três cilindros não prestam, ou que são descartáveis.
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Mas muita gente não faz ideia de que o motor tricilíndrico equipa nada menos que a metade de todos os carros de passeio vendidos no primeiro trimestre de 2024. Isso mesmo, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a março de 2024 foram emplacados 376.691 automóveis. Desse total, 203,4 mil foram equipados com motores 1.0.
No entanto, apenas o Fiat Mobi (que acumula pouco mais de 14 mil unidades) ainda utiliza bloco 1.0 com 4 cilindros. Todos os demais contam com motores 3 cilindros. Ou seja, dos 376 mil carros emplacados, 188.735 deles utilizam motor 3 cilindros, sem contar parte das 1.131 unidades do X1 e Série 1, que utilizam unidade tricilíndrica 1.5 turbo.
O motor 3 cilindros está no mercado há 71 anos. Ele foi desenvolvido pela alemã DKW (com ciclo dois tempos), inclusive foi vendido no Brasil na famosa Vemaguet. Nos anos 1970 o bloco tricilíndrico se sofisticou e ganhou o mercado japonês como solução para substituir os motores dois cilindros dos antigos Kei Cars.
No final dos 1990, o motor 3 cilindros tornou-se popular no mercado europeu. Mas por aqui, só chegou há 13 anos. Esse tipo de motor estreou com o Kia Picanto, em 2011 e logo em seguida passou a equipar o novíssimo Hyundai HB20. Em 2013, a Volkswagen lançou o Fox Bluemotion com o motor 1.0 de 82 cv, que viria equipar o up! e posteriormente Gol, Golf, Polo, Virtus, T-Cross e Nivus.
Boa parte dos motores 3 cilindros modernos derivam de blocos de 4 cilindros. Basicamente tiveram um cilindro removido. Na Europa ainda é comum blocos 1.2, que foram desenvolvidos a partir de motores 1.6.
O principal argumento dos fabricantes é que o bloco de três pistões tem menor perda de energia térmica e atrito, já que são menores e conta com pelo menos 25% das peças móveis, quando comparado com um motor 4 cilindros. Os motores dos automóveis perdem muita energia para vencer o atrito entre suas peças.
De acordo com engenheiros, cerca de 20% da potência do motor são perdidos só com o atrito. Com um cilindro a menos, o esforço cai na ordem de 15%. Dessa forma, sobra mais energia para ser transferida para as rodas.
O pulo do gato foi combinar o bloco com o turbocompressor. Com isso se conseguiu médias de potência e torque superiores a motores 2.0 aspirados. Assim, fabricantes conseguiram se adequar a exigências de emissões e oferecer performance.
Hoje, o mercado brasileiro conta com pelo menos 23 modelos equipados com motores tricilíndricos, com deslocamentos que variam de 1.0 a 1.5. Pelo visto, será difícil fugir desse tipo de motor. Confira!
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Peguei um Mobi like 22/agora é só rodar e ver o que acontece 🙂🔺🇧🇷
Não é favorito. É o que o sistema empurra na guela do Brasileiro.
Se é tão com assim 3 cilindros, por que as marcas de luxo ainda produzem motores 4 cilindros, 2.0-L, turbo? Seria o conforto de menos vibração e menos ruído?
Discordo totalmente motor 3 cilindros eh manco muito barulho na carroceria e o principal motor 3 cilindros nao oferece retifica no motor sem contar qur problematico brasileiro deveria rever os conceitos de motores . Para mim motor 3 cilindros descartavel usou e joga fora uma porcaria lamentavel que estejam adotando este tipo de motor e depiis desta porcaria oqye virá ? Motor de 2 cilindros ? Putzzz piada
Renault Stepway Zen 1.0 também tem o motor com três cilindros.
Discordo totalmente
Comparar 3 cil para pista com 4 cil -1cil não tem cabimento.
É só consultar as retificas.
O bom mesmo são os 3 cil com correia no óleo.
Eu só compro com4 cil e com corrente
Estou satisfeitissimo com meu abarth fabricado pela abarth e pela mopar.
Este argumento de emissões não é válido… pois ainda se faz carro de luxo de motor V8 (oito cilindros) e turbo e tal…
O problema é a correia dentada banhada a óleo. devia tudo ser corrente de comando ou correia dentada seca.
Em 2014 comprei um Fox bluemothion 1.0 3cc 12v, rodava 90% estrada, ótimo nunca deixou na mão!Fora economia de combustível ( em média de 90/100 velocidade fez até 19km /litro gasolina )E 15km com etanol!
Vendi ele em 2022 à meu filho(com 180.000 e ainda está rodando sem problemas só com manutenção em dia !Está com 380.000km.
Detalhe trocas de correia dentada a cada 100.000!!
Bênção!!!!
Isso não é nada! Conheci um taxista que tinha uma Chevrolet Montana 2.0-L, 4 cilindros, 8 válvulas, que tinha 450.000 km quando entrei no taxi dele no Terminal Rodoviário do Tietê – São Paulo-SP.
Rodei por 4 anos com 1 Ford Ka 2018 1.0 3 cilindros pela empresa que trabalho. Entreguei o veículo com 134.000 rodados. Rotina intensa, trânsito pesado do Rio de Janeiro. Todas as manutenções eram realizadas categórica e rigorosamente em dia! Calibragem dos pneus idem! Entreguei o veículo em estado de zero km! Os 2 únicos contras é que, por ser 1.0 não tinha lá o desempenho dos sonhos (75cv na gasolina – quando ligava o ar o desempenho era pior ainda) e a trepidação característica dos 3 cilindros, o que é inevitável. Tenho plena certeza que tinha motor pra mais 4 anos consecutivos brincando!
Se tinha certeza que o carro iia durar mais 4 anos então porque vendeu? Passou sim a bomba pra frente!
Não vendi… era da empresa e a empresa realiza a troca do veículo a cada 5 anos (contrato)… veículo ficou 4 anos em minhas mãos e 1 ano na mão do técnico anterior…
Ah, e sim, eu queria comprá-lo da locadora contratada, mas estavam pedindo valor de FIPE à época… então desisti
Não quis dizer você vender, mas sim a tua empresa vendé-lo.
Eu quis dizer que foi a empresa que você trabalha que vendeu o carro. Na minha família já tivemos diversos carros usados, e os de motor 1.0-L, 4 cilindros, eram os que eram menos duráveis.
Meu pai me deu o carro dele e foi o meu primeiro carro (Gol 1.8-L ano 1990 com 190.000 km). Este carro foi pra mim uma verdadeira escola… vendi com 242.000 km e 29 anos de uso, porque a minha esposa não queria mais andar nele, pois o achava inseguro por não ter encosto de cabeça nos bancos traseiros e tal.
A conclusão que cheguei com este carro e com a experiência de todos os outros carros da família é que só compro carro zero km a partir de agora.
O problema não é ter 3 cilindros, o problema é a tampa frontal da qual não tem regulagem ( ainda ) no caso de uma plaina no cabeçote e no bloco, isso é um problema que os tornam descartáveis no caso de um superaquecimento, na tampa de válvulas também temos outro problema, não só dos 3 mas em alguns 4 cilindros também , no qual a tampa faz a função do mancal do comando de válvulas, reduções de custo que no longo prazo numa retifica vai lesar o consumidor
Israel , bom dia com certeza falou tudo a situação não e o 3 cilindros a o problema e no futuro