Motor 3 cilindros é bom? Ele é o favorito dos brasileiros

Difamado por haters, motor 3 cilindros equipa metade dos carros vendidos em 2024 e está em uso há mais de 70 anos

toyota gr corolla 3 4 frente
Talvez você não saiba, mas o poderoso GR Corolla é equipado com motor 3 cilindros (Foto: Toyota | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 16/04/2024 às 08h03
Atualizado em 16/04/2024 às 13h25

Motor 3 cilindros é bom? Essa é uma dúvida que ganha força devido ao grande número de críticas que pipocam nas redes sociais. Em perfis e canais do YouTube o que não faltam são catedráticos que bradam que os motores três cilindros não prestam, ou que são descartáveis.

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Mas muita gente não faz ideia de que o motor tricilíndrico equipa nada menos que a metade de todos os carros de passeio vendidos no primeiro trimestre de 2024. Isso mesmo, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a março de 2024 foram emplacados 376.691 automóveis. Desse total, 203,4 mil foram equipados com motores 1.0.

motor 3 cilindros
O Kia Picanto foi o primeiro automóvel moderno com tricilíndrico oferecido no Brasil  (Foto: Kia | Divulgação)

No entanto, apenas o Fiat Mobi (que acumula pouco mais de 14 mil unidades) ainda utiliza bloco 1.0 com 4 cilindros. Todos os demais contam com motores 3 cilindros. Ou seja, dos 376 mil carros emplacados, 188.735 deles utilizam motor 3 cilindros, sem contar parte das 1.131 unidades do X1 e Série 1, que utilizam unidade tricilíndrica 1.5 turbo.

Mas o motor 3 cilindros é bom?

O motor 3 cilindros está no mercado há 71 anos. Ele foi desenvolvido pela alemã DKW (com ciclo dois tempos), inclusive foi vendido no Brasil na famosa Vemaguet. Nos anos 1970 o bloco tricilíndrico se sofisticou e ganhou o mercado japonês como solução para substituir os motores dois cilindros dos antigos Kei Cars.

No final dos 1990, o motor 3 cilindros tornou-se popular no mercado europeu. Mas por aqui, só chegou há 13 anos. Esse tipo de motor estreou com o Kia Picanto, em 2011 e logo em seguida passou a equipar o novíssimo Hyundai HB20. Em 2013, a Volkswagen lançou o Fox Bluemotion com o motor 1.0 de 82 cv, que viria equipar o up! e posteriormente Gol, Golf, Polo, Virtus, T-Cross e Nivus.

motor 3 cilindros
O Nivus é oferecido exclusivamente com TSI 200 de 128 cv (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Boa parte dos motores 3 cilindros modernos derivam de blocos de 4 cilindros. Basicamente tiveram um cilindro removido. Na Europa ainda é comum blocos 1.2, que foram desenvolvidos a partir de motores 1.6.

O principal argumento dos fabricantes é que o bloco de três pistões tem menor perda de energia térmica e atrito, já que são menores e conta com pelo menos 25% das peças móveis, quando comparado com um motor 4 cilindros. Os motores dos automóveis perdem muita energia para vencer o atrito entre suas peças.

De acordo com engenheiros, cerca de 20% da potência do motor são perdidos só com o atrito. Com um cilindro a menos, o esforço cai na ordem de 15%. Dessa forma, sobra mais energia para ser transferida para as rodas.

O pulo do gato foi combinar o bloco com o turbocompressor. Com isso se conseguiu médias de potência e torque superiores a motores 2.0 aspirados. Assim, fabricantes conseguiram se adequar a exigências de emissões e oferecer performance.

Modelos vendidos no Brasil

Hoje, o mercado brasileiro conta com pelo menos 23 modelos equipados com motores tricilíndricos, com deslocamentos que variam de 1.0 a 1.5. Pelo visto, será difícil fugir desse tipo de motor. Confira!

  1. BMW X1
  2. BMW Série 1
  3. Citroën C3
  4. Citroën C3 Aircross
  5. Chevrolet Montana
  6. Chevrolet Onix
  7. Chevrolet Onix Plus
  8. Chevrolet Tracker
  9. Fiat Argo
  10. Fiat Fastback
  11. Fiat Pulse
  12. Fiat Strada
  13. Hyundai Creta
  14. Hyundai HB20
  15. Hyundai HB20S
  16. Mini Cooper
  17. Peugeot 208
  18. Renault Kardian
  19. Renault Kwid
  20. Toyota GR Corolla
  21. Volkswagen Nivus
  22. Volkswagen Polo
  23. Volkswagen T-Cross
  24. Volkswagen Virtus
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18 Comentários
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Célio Ferreira Reis 26 de julho de 2024

Peguei um Mobi like 22/agora é só rodar e ver o que acontece 🙂🔺🇧🇷

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Andre 7 de julho de 2024

Não é favorito. É o que o sistema empurra na guela do Brasileiro.

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João 25 de abril de 2024

Se é tão com assim 3 cilindros, por que as marcas de luxo ainda produzem motores 4 cilindros, 2.0-L, turbo? Seria o conforto de menos vibração e menos ruído?

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Jose isilario michels 17 de abril de 2024

Discordo totalmente motor 3 cilindros eh manco muito barulho na carroceria e o principal motor 3 cilindros nao oferece retifica no motor sem contar qur problematico brasileiro deveria rever os conceitos de motores . Para mim motor 3 cilindros descartavel usou e joga fora uma porcaria lamentavel que estejam adotando este tipo de motor e depiis desta porcaria oqye virá ? Motor de 2 cilindros ? Putzzz piada

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Wagner 12 de agosto de 2024

Renault Stepway Zen 1.0 também tem o motor com três cilindros.

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Ricardo 17 de abril de 2024

Discordo totalmente
Comparar 3 cil para pista com 4 cil -1cil não tem cabimento.
É só consultar as retificas.
O bom mesmo são os 3 cil com correia no óleo.
Eu só compro com4 cil e com corrente
Estou satisfeitissimo com meu abarth fabricado pela abarth e pela mopar.

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João 17 de abril de 2024

Este argumento de emissões não é válido… pois ainda se faz carro de luxo de motor V8 (oito cilindros) e turbo e tal…

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Rodox 17 de abril de 2024

O problema é a correia dentada banhada a óleo. devia tudo ser corrente de comando ou correia dentada seca.

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Maurílio Piersanti Pereira 16 de abril de 2024

Em 2014 comprei um Fox bluemothion 1.0 3cc 12v, rodava 90% estrada, ótimo nunca deixou na mão!Fora economia de combustível ( em média de 90/100 velocidade fez até 19km /litro gasolina )E 15km com etanol!
Vendi ele em 2022 à meu filho(com 180.000 e ainda está rodando sem problemas só com manutenção em dia !Está com 380.000km.
Detalhe trocas de correia dentada a cada 100.000!!
Bênção!!!!

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Pedro 18 de abril de 2024

Isso não é nada! Conheci um taxista que tinha uma Chevrolet Montana 2.0-L, 4 cilindros, 8 válvulas, que tinha 450.000 km quando entrei no taxi dele no Terminal Rodoviário do Tietê – São Paulo-SP.

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Andre Rocha 16 de abril de 2024

Rodei por 4 anos com 1 Ford Ka 2018 1.0 3 cilindros pela empresa que trabalho. Entreguei o veículo com 134.000 rodados. Rotina intensa, trânsito pesado do Rio de Janeiro. Todas as manutenções eram realizadas categórica e rigorosamente em dia! Calibragem dos pneus idem! Entreguei o veículo em estado de zero km! Os 2 únicos contras é que, por ser 1.0 não tinha lá o desempenho dos sonhos (75cv na gasolina – quando ligava o ar o desempenho era pior ainda) e a trepidação característica dos 3 cilindros, o que é inevitável. Tenho plena certeza que tinha motor pra mais 4 anos consecutivos brincando!

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Rodox 17 de abril de 2024

Se tinha certeza que o carro iia durar mais 4 anos então porque vendeu? Passou sim a bomba pra frente!

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Andre Rocha 17 de abril de 2024

Não vendi… era da empresa e a empresa realiza a troca do veículo a cada 5 anos (contrato)… veículo ficou 4 anos em minhas mãos e 1 ano na mão do técnico anterior…

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Andre Rocha 17 de abril de 2024

Ah, e sim, eu queria comprá-lo da locadora contratada, mas estavam pedindo valor de FIPE à época… então desisti

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Rodox 18 de abril de 2024

Não quis dizer você vender, mas sim a tua empresa vendé-lo.

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Rodox 19 de abril de 2024

Eu quis dizer que foi a empresa que você trabalha que vendeu o carro. Na minha família já tivemos diversos carros usados, e os de motor 1.0-L, 4 cilindros, eram os que eram menos duráveis.
Meu pai me deu o carro dele e foi o meu primeiro carro (Gol 1.8-L ano 1990 com 190.000 km). Este carro foi pra mim uma verdadeira escola… vendi com 242.000 km e 29 anos de uso, porque a minha esposa não queria mais andar nele, pois o achava inseguro por não ter encosto de cabeça nos bancos traseiros e tal.
A conclusão que cheguei com este carro e com a experiência de todos os outros carros da família é que só compro carro zero km a partir de agora.

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Israel 16 de abril de 2024

O problema não é ter 3 cilindros, o problema é a tampa frontal da qual não tem regulagem ( ainda ) no caso de uma plaina no cabeçote e no bloco, isso é um problema que os tornam descartáveis no caso de um superaquecimento, na tampa de válvulas também temos outro problema, não só dos 3 mas em alguns 4 cilindros também , no qual a tampa faz a função do mancal do comando de válvulas, reduções de custo que no longo prazo numa retifica vai lesar o consumidor

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Sérgio Ferreira 17 de abril de 2024

Israel , bom dia com certeza falou tudo a situação não e o 3 cilindros a o problema e no futuro

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