Motor AP: você sabia desses 7 fatos sobre o icônico Volkswagen?

Com laços na Audi e visitas à Ford, sendo laboratório de preparadores, e estreando tecnologias no Brasil, o AP rendeu muita história em 27 anos

motor ap volkswagen saveiro titan 4
Motor AP equipou a picape Saveiro (Foto: Volkswagen )
Por Bárbara Angelo
Publicado em 01/09/2019 às 10h00
Atualizado em 11/08/2022 às 16h27

O motor AP é dono de um título controverso no Brasil, o de ser um dos motores mais venerados da história nacional. Enquanto alguns “APzeiros” acreditam em sua absoluta superioridade, outros questionam sua fama, e garantem que o AP não é lá tudo isso.

Nós não estamos aqui para resolver a disputa, enxergando nele tanto as qualidades quanto os momentos em que deixou a desejar. O que nos interessa são algumas curiosidades da história do projeto, que podem ter passado batido tanto aos seus amantes quanto aos seus algozes.

release da volkswagen motor ap setembro de 1985
Material de divulgação da Volkswagen

O motor AP teve uma longa vida. O propulsor surgiu de uma adaptação brasileira, com base em um projeto da Audi. Em setembro de 1985, já se tinha notícia de alguns dos primeiros modelos que ele equipou.

Eram o Gol, Voyage, Parati, Passat e Saveiro, modelo 1986, carregando o AP-600 1.6, movido a álcool, de 85 cavalos de potência.

Ao mesmo tempo, chegava às lojas o AP-800 1.8 no Santana, Quantum, Passat GTS Pointer e Voyage Super. Também a álcool, ele fornecia 94 cv de potência.

Também já estava à venda o Gol GT, com o motor mais forte AP-800 S, com potência declarada de 99 cv. Na realidade, ele tinha 106 cv, mas a Volkswagen “escondeu” essa diferença para evitar uma alíquota de imposto mais alta, aplicada a veículos com potência maior que 100 cv.

release da volkswagen motor ap setembro de 1985 ap 600 ap 800 ap 800s
Os 99 cv do Gol GT eram, na verdade, 106 cv

Depois disso, o motor AP ganhou a configuração 2.0, AP-2000, e os irmãos foram renomeados de AP-1800 e AP-1600. Durante sua história, ele ganhou diversas tecnologias, algumas estreantes no mercado brasileiro. Seguiu até 2012, quando apareceu, pela última vez, na Parati.

E nesse tempo, também rendeu muitos fatos curiosos, como nos contaram especialistas que estiveram em contato com o motor AP desde sua chegada, além da própria Volkswagen, que você confere abaixo.

1. O motor AP, na verdade, se chama EA827

volkswagen passat l 1974
O Volkswagen Passat estreou a família EA827 no Brasil, em 1974

Como lembra o piloto e jornalista especializado no setor automotivo, Bob Sharp, “AP” foi apenas um nome comercial para o motor da Volkswagen. A nomenclatura oficial da fabricante está embaraçada na pré-história do propulsor que foi utilizado por 27 anos.

O motor AP é uma versão melhorada do MD-270, e ambos têm o nome interno de EA827. “AP e MD são nomes comerciais, mas todos são EA827. Esse é o nome dele, o resto é marketing”, esclarece Sharp.

A família apareceu, pela primeira vez, na primeira geração do sedã europeu Audi 80 de 1972, marca que já pertencia ao Grupo Volkswagen de então.

Contudo, quando chegou ao Brasil, os engenheiros da Volkswagen local fizeram algumas alterações no projeto. Por aqui, a família EA827 fez sua estreia no Passat, em 1974, já com algumas diferenças, na forma do MD-270.

Ele chegou ao Voyage em 1981. Já em 1985, nasceu, de fato, o motor AP. Depois de muitos retoques brasileiros para extrair mais força, o projeto do EA827 já não se comportava como deveria.

Os motores vibravam muito e, por isso, a Volkswagen colocou bielas mais longas e pistões mais largos nele, e encurtou o curso do virabrequim. O projeto foi aprimorado e, entre outros, também era novo o comando de válvulas. As bielas passaram de 136 milímetros para 144 mm.

E essa foi a diferença fundamental que separou os AP dos MD-270. Em relação ao antecessor, a novidade foi reconhecida por funcionar de forma mais suave. A distinção, inclusive, virou apelido: “bielão” e “bielinha”. Além, claro, de “AP”, sigla para Alta Performance.

Contudo, ambos permaneceram, internamente, como EA827. Na Europa, os motores da família rendem sucessores até hoje, embora modernizados, e não se pode dizer que são o brasileiro AP.

O projeto também teve diversas versões a diesel no Velho Continente, em modelos da Volkswagen e da Audi, entre outras marcas do grupo alemão.

2. Motor AP com mais de mil cavalos?

cinco geracoes do volkswagen gol 2012
Várias gerações do motor AP são usadas por preparadores, como dos Gol G1, G2 e G3

Não demorou para o novo propulsor da Volkswagen ficar conhecido entre os preparadores. Até hoje ele é a opção mais popular para uma turbinação “caseira”, como conta Eduardo Bernasconi, dono da publicação especializada Fullpower.

A preferência é explicada por Bernasconi com base no mercado. É muito fácil encontrar peças para o motor AP, elas têm custo acessível, e há diversas opções de componentes disponíveis.

“Tem um monte de pistão com um tanto de medidas, bielas nacionais e importadas, depende da receita de cada preparador”, detalha ele.

Assim, os envolvidos com preparação de carros já conseguiram extrair do motor AP potências surpreendentes. De acordo com Bernasconi, elas já chegaram a mais de mil cavalos.

Se considerarmos que a potência média da família AP ao longo de sua vida é de cerca de 100 cv, é uma multiplicação de 10 vezes. Além disso, nessa brincadeira, são usados tanto os motores antigos quanto os mais novos, conta ele.

volkswagen gol g3 linha de montagem menor
Gol G3 na linha de montagem

Naturalmente, esses motores recebem inúmeras modificações para chegar a esses níveis de potência. Segundo o profissional, mal se usa o bloco do propulsor original, junto a pistões e bielas especiais, cabeçotes de 20 válvulas, e diâmetros e cursos diferentes.

Até mesmo o combustível é especial, conta ele, diferente da gasolina ou álcool encontrados nos postos.

Contudo, a “mexeção” tem consequência. “Não existe durabilidade. Depois de preparado, o motor pode quebrar na primeira largada, em menos de 500 metros”, pontua Bernasconi.

3. O motor AP também apareceu em modelos Ford

volkswagen pampa 1 8 s 1994
A Pampa foi um dos modelos da Ford equipados com o motor AP na fase da Autolatina (Ford | Divulgação)

Em 1987, durante um período de crise econômica no Brasil, a Volkswagen e a Ford iniciaram uma grande parceria, a Autolatina, que durou até 1996. A colaboração, do tipo joint venture, incluía o compartilhamento de motores entre as duas, gerando modelos “gêmeos”.

Assim, o motor AP passou a equipar, também, veículos da Ford. Entre os primeiros a o receber, estavam Escort, Del Rey, Belina e Pampa, a partir de 1989. O AP-1800 de então oferecia 87 cv de potência e 14,3 kgfm de torque.

Naquele ano, também chegou às lojas o Escort XR3 com o motor alemão, dessa vez o AP 1800 S, versão esportiva que já aparecera no Gol GTS.

Além dos carros da Ford, o motor AP também equipou outros modelos nacionais. Um deles era o Gurgel Carajás, do qual algumas versões contavam com um AP-1800 de 97 cv, derivado do Santana.

Ele também chegou a ser equipado com uma configuração a diesel do propulsor, derivado de uma versão da Kombi, um 1.6 de 50 cv. O off-road foi vendido de 1984 até 1994, quando a marca brasileira foi à falência.

4. Tinha um problema de ressonância sonora na versão 2.0

volkswagen voyage 1991 a 1996

Douglas Mendonça, jornalista especializado no setor automotivo que também tem experiência nas pistas, lembra que nem tudo no motor AP era perfeito. Ele reconta uma ocasião que viveu quando correu a Mil Milhas de 1994, no circuito de Interlagos, em São Paulo.

Conduzindo um Voyage preparado para corridas, com um motor AP 2.0, sua equipe procurou os engenheiros da Volkswagen para saber mais sobre o motor e como melhor ajustá-lo para a competição de longa distância. Nisso, descobriram que ele tinha uma falha.

“Eles disseram que o motor não podia ficar constantemente no regime de rotações em torno de 5 mil rpm, porque corria o risco de ter quebra ou fratura de biela, ou trinca de pistão”, relembra Mendonça.

Para piorar, o jornalista e piloto observa que era justamente essa a rotação alcançada em partes do circuito, como finais de reta e nos box. Por isso, os engenheiros fizeram algumas recomendações. “Mexam na relação de transmissão para que isso não aconteça, ou quem estiver pilotando vai ter que evitar manter o motor nesse limite por muito tempo”, reconta ele.

Apesar disso, Mendonça se coloca como um apreciador do motor AP, que julga ser versátil, durável, resistente e de fácil manutenção.

5. Foi o primeiro motor flex do Brasil

Já dono da fama que mantém até hoje, o motor AP se tornou o primeiro propulsor flex do país, podendo ser abastecido com gasolina, álcool, ou qualquer mistura dos dois.

Isso aconteceu com o Gol 1.6 Total Flex, lançado em março de 2003. Com o AP-1600 bicombustível, entregava 99 cv com gasolina e 101 com álcool.

Mais tarde, chegaria ao mercado a versão 1.8, com 103 cv de potência se abastecido com gasolina, e 106 cv com etanol.

6. Teve a primeira injeção eletrônica do país

volkswagen gol gti 1988 a 1991

Além de ter sido o estreante da tecnologia flex, o motor AP também foi o primeiro a receber injeção eletrônica de combustível no Brasil. Ela chegou no Gol GTI, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1988 como modelo 1989.

Movido apenas a gasolina e inicialmente limitado a 2 mil unidades, o GTI se tornou uma febre. O motor 2.0 entregava 120 cv de potência.

Futuramente, o motor AP-2000 com injeção eletrônica também apareceu em outros carros da Volkswagen, como o Santana Executivo, de 1990.

7. Até hoje, os motores da Audi têm o AP como base

audi tt 2015
Audi TT de 2015 ainda carrega heranças do motor AP (Audi | Divulgação)

Calma, não estamos dizendo que a Audi usa o motor AP até hoje, apenas que há semelhanças de projeto significativas entre o que o EA827 se tornou no Brasil e os propulsores dos modelos alemães, como lembra o jornalista especializado no setor automotivo, Paulo Eduardo.

“A semelhança está no diâmetro do cilindro e curso do pistão”, explica ele. Podemos lembrar que o EA827 fez sua estreia no Audi 80, e que ele continua rendendo herdeiros no Grupo Volkswagen.

Por isso, alguns motores Audi atuais têm essas medidas idênticas, mesmo que já estejam muito à frente do motor AP do passado. Se você não acredita, aí vai um exemplo.

O Gol GLS 2.0 Mi de 1998 com motor AP-2000 tinha curso dos pistões de 92,8 mm, e diâmetro dos cilindros de 82,5 mm. E o Audi TT 2.0 TFSI de 2015 tem exatamente as mesmas medidas.

Fotos, a não ser quando indicado: Volkswagen | Divulgação

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147 Comentários
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Joao junior 11 de setembro de 2024

Com todo o respeito a todos por aqui. Mais um motor que foi projetado em meados de 1974, e até hoje tem fãs pelo mundo, nao é por simples acaso. Eu mesmo tenho uma parati 1.8 a álcool a 18 anos. Puxo carretinha pesada todos os dias, com carburador 2E e digo mais. Fiz o motor dela av18 anos atras e so uso olho semi sintético nela. Melhor carro que ja tive em toda minha vida….

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Bráulio Santana 23 de março de 2024

Já rodei com vários motores AP. O motor AP é um motor que você vai esticando, esticando, e ele não pára de subir o giro. Um motor elástico!! Aquele 1.6 a ácool então que saiu no Gol 1.6 era um espetáculo para andar muito. Sou fã desse Motor!!

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Joao junior 11 de setembro de 2024

Óleo. Desculpe foi o corretor

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Daniel 10 de novembro de 2023

Ninguém menciona que os primeiros trollers usavam o AP 2.0, o Troller RF

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Marcelo 13 de setembro de 2022

Tenho um gol bola 95 AP 1.6 com 342 Mil Km só Fiz o cabeçote e a parte de baixo é Standart até agora

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Tiago Santana 20 de setembro de 2023

Tenho um Santana 1.8 há muitos anos o carro está perfeito

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Márcio 6 de dezembro de 2023

Esse motor Ap é um guerreiro ?

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Allan Oliveira Thomazelli 1 de junho de 2022

Vou ser franco…. Nunca gostei muito dos AP’s porque sempre achei o consumo deles um pouco alto e quase sempre, frouxos de desempenho. Aliás me estranha quando dizem que AP andava muito, porque naquela época (anos 80’0 e parte dos 90’s), tínhamos o quadrado AP 1.6 (um de muitos pois foram 12 AP’s que tivemos por aqui) apanhávamos de todos os CHT’s e de todos os 1.5 dos Unos que enchiam as ruas de SP. Me lembro que a última surra foi no final de 89 na Marginal Pinheiros (SP) de uma Ford Pampa CHT. Já odiava o carro, e a cada dia que passava, odiava ainda mais o motor. Entretanto, notei que os últimos AP’s 1.8 injetados haviam melhorado a questão do desempenho e o consumo. Os 2.0 não cheguei à experimentá-los nas últimas versões, mas acredito que também tenham tido uma melhora nos últimos anos de fabricação.

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André Luiz Cordovil Possato 1 de agosto de 2022

Haha, ótimo comentário, tenho AP e CHT e meu CHT sempre passou na frente do AP, mas posso te garantir que a transmissão tem 90% de crédito nessa situação, porque os AP’s com transmissão simples, no modelo CL, não tem velocidade final, eles têm dificuldade de chegar a 150, os CHT’s você afunda o pé e ele chega os 160 rápido. Transmissão tem mais crédito que motor, nesse caso

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Márcio Busa 10 de dezembro de 2022

Tenho um gol gl 1.8 92 álcool completo menos direção,20 anos comigo e posso dizer,só felicidade!!! Motor fantástico!!! Parece um reloginho… o barulho qdo acelero chama atenção por onde passo… Por essas e por outras eu sempre falo: “Cerveja tem que ser redonda,Gol tem que ser quadrado!!!” Magrão 16 99119-4385

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Cesar 8 de janeiro de 2024

Me desculpe, mas AP perder pra cht, ou o carro era muito mal cuidado, ou, a peça atrás do volante não sabia tocar o carro, tinha medinho de fazer girar o motor. Qualquer comentário na web, de quem entende sabe dessa característica superior do AP, e, eu não só sou fã do AP 1.6 e ex proprietário, como também do GM família 2 1.8, também um girador por excelência. Vamos pesquisar mais, e reconhecer que não sabemos ( tocar ) bem um carro, antes de expor bobagens. Saúde…

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Carlos 19 de janeiro de 2022

Tenho um gti 1992 era do meu pai das de 1994 está com comigo até hoje com 198000 km nunca foi aberto moral da história motor ap é um motor muito Bom r de fácil adaptações para turbo pergunta pra qualquer mecânico queelwsabq dizer melhor que eu.

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Rafael Muritiba 2 de novembro de 2021

Têm também os APs com bloco alto os de fluxo cruzado que vinhas nos golf mk3 2.0.. que tem melhorias no arrefecimento se não me engano….

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Érico Alencar 21 de outubro de 2021

O motor AP é um dos mais versáteis do mundo, será que podemos dizer isso do motor do opala?

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Alécio 23 de agosto de 2024

O camarada fazer comentário falando mal do AP precisa aprender muito ainda kkkk não sabe a história nem o porque ele foi projetado e faz sucesso até hj bom é os três cilindros de hj tem que aprender um pouco boa noite meu caro.

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Érico Alencar 21 de outubro de 2021

Respondendo ao comentário de que o motor do opala tem muitos anos sem abrir,tem 2 coisas: 1, pode ser que ele não rodou, 2, tenho uma parati 2.0 1999 que o motor continua stander, sem mexer. Outra coisa, o motor AP 2.0 tem 121 CV, fazendo até 12 na estrada, o Opala de 90 CV, só faz 4 ou 5, e tem mais de 30 CV a menos, então, qual é o melhor?

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João Batista Assumpção Rocha 16 de outubro de 2021

Possuo uma Parati 1983 1.6 motor MD desde 2001,a parte debaixo era stand, foi aberta com 29 anos.

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VILSON AMARAL 8 de outubro de 2021

TENHO UM OPALA DIPLOMATA 90 6CC 4.1 ESSE CARRO ESTA EM MEU NOME A 23 ANOS NUNCA O MOTOR FOI ABERTO……… SERA QUE AP AGUENTA ISSO….

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Jonathan 14 de dezembro de 2022

Aguenta… é só usar ele só domingo igual o seu Opala. Isso a 23 anos q a gasolina custava em média R$ 2,00. Hoje deve rodar uma vez por mês.

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Cosme Alves da Silva 3 de julho de 2023

Olá APzeiros, sou da família também, tenho uma Ford Royale apzona mais linda da cidade, há 13 anos comigo, só gasto o necessário pra manutenção decorrente do uso, desgaste normal ótimo veículo. Subindo já botei sw4 2007 163 CV pra comer poeira. Abraços.

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Marcão silva 19 de dezembro de 2023

Tenho um gol quadrado ano 89 nunca foi aberto 33 anos só toquei junta cabeçote então ap e opala são tops

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VILSON AMARAL 8 de outubro de 2021

UM EXCELENTE COMENTARIO, MUITO BACANA

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Fabiano cavalini 3 de setembro de 2021

Tenho uma saveiro 98 tsi 2.0 procuro na net pra ver se acho um motor com a potência original igual o meu, é de 121 cv, i num consigo achar, porq ? Alguem sab qantos sairão desses de 121 cv.

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DYONNES MACIEL SIMOES 24 de julho de 2021

Boa tarde, muito bom saber disso
Tenho uma pergunta
Qual melhor oléo e filtro a ser utilizado??
Sendo k tenho , gol G4 flex original ano 2007

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Leonardo 6 de maio de 2023

Se não me engano esse motor já usa óleo sintético, 10w40 ou 5w40

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Danilo 27 de março de 2024

10w40 ou 5w40 é pra motor moderno especialmente os de cilindrada baixa e com 4v por cabeçote – 16v. óleo mineral ou semi sintético. 2007 tem quase 20 anos de uso. vai bater valvulas e baixar óleo com facilidade e se nao ficar de olho trava na falta de lubrificação.
10w/… ou 5w/… é para carro novo com até 30, 40 mil km rodado. olhem os manuais, se nao tiver nos carros tem on line a rodo///.

Motor AP ou AE dado o tempo de que ja sairam de linha um 10w40 somente se saiu da retifica recentemente e está bem justo as camisa dos pistões, aneis, bielas junto ao virabrequim etc/. motor AP ou AE (CHT_) é coisa rustica, pela idade a maioria ja precisando de um 20w40 ou 20w/50 para parar vazar e sujar as garagens do pessoal///e subir com a folga para parte de cima do motor ocasionando queima e fumacao, alem de baixar também.
Se muito pouco rodado um 15w/.. mas…..

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Danilo 27 de março de 2024

Aumente a viscosidade caso seu carro ja mereje oleo no chao da garagem, apresenta uma fumaca no escape ao ligar (1 º sinal de cansaço do motor) mas ainda roda o dobro ou se está com mais de 120mil km, coloque pelo menos 15/40w, quando o motor ja apresenta essas ou algumas dessas situaçoes aumente a viscosidade para 20/50W pois a fumaca, pequenos vazamentos, baixando oleo na vareta, é queima de oleo ou juntas ja gastas e o oleo tecnicamente mais grosso retarda o processo.
Entrei nesse site porque precisava pesquisar o porquê da minha PARATI 1.6MI so faz 10km/l na estrada e gasolina e ja tive o mesmo motor em no trio GOL PARATI e SAVEIRO e de grosso modo o motor ap 1.6 a carburador tinha cerca de 80cv e fazia até 15km/l.
Hoje com inj.multiponto 102/104cv faz os 10km/l que são exatamente/aproximadamente os 30% que a injecao subiu de CV no motor MI e a injeçao me tira no tanque. fazendo 10km/l. (rodando a 2/3 mil giros. pé leve/).
Tenho um grand Siena 1.4, 2003 com 38 mil km, esse é economico apesar de ser um carro bem grandinho/// que se nao pisar, esses mesmos 2/3mil giros (rpm) faz medido na boca do tanque 17/18km/l na gasolina.
E se pisar no siena, gasta igual a parati mas nao fica para tras nao, anda junto com a parati 1.6 2009 com 95mil km e mamando pelo menos 9/10km/l.

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Fagner Lopes 23 de maio de 2021

Vô pessoas criticar o AP… Olha tenho uma Santana coloquei bloco de titânio, pistão ,biela , turbo compressor e nitro… Carro de arrancada típico ( tive mexer toda estrutura para aguentar o tranco ele começou a partir)… E desafio qualquer um aqui diz AP é ruim apostando os carros sem medo!! Pode vir com vontade que meu carro entrega 800cv nas rodas!! Se é ruim usa o carro com motores bom que vcs acham e corre comigo!

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Marcão silva 19 de dezembro de 2023

Fagner conheço Santana anda muito gostei da sua posição não tem e nem vão fazer motor melhor que ap

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Bossuet Gorgonio da Nóbrega 18 de abril de 2021

Muito obrigado pela informação dada, agora tenho conhecimento do motor AP, informado nesta matéria.

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AP froxo queimadô 5 de abril de 2021

será que dá pra colocar um motor de opala no maverick?

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Alberto Kaatz 6 de abril de 2022

Olá. Sim, dá tanto o 4 quanto o 6 cilindros. Bastante trabalho mas não sei o real motivo da troca. Se seu Maverick tiver o excelente motor de 4 cilindros da para fazer um.bom trabalho nele. Ta certo que é um pouco difícil achar peças. O 6 cilindros é um tremendo motor mas sem muitas opções de melhoras. Se for o V8 302 aí é um monstro. Da para fazer muita coisa nele.
Dependendo do que planeja com o carro, poderia ir com uma mecânica atual achado num desmanche ou leilão. Um amigo está adaptando uma mecânica BMW v12 num desses…. acabou saindo mais em conta do que preparar o 302….

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cesar 27 de setembro de 2022

boa noite a todos eu tenho um Voyage 1.8 ap a álcool e queria saber a giglagem correta pra ele alguém pode me ajudar obrigado desde já.

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Diógenes 9 de janeiro de 2021

Tenho uma Saveiro/85 há 25 anos – motor ap – md 270. Já perdi a noção de quantos km ela rodou. É um veículo resistente como trator e não troco por nada.

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wjc 3 de janeiro de 2021

rapaziada ap e motor macho alfa ou seja os viadinhos que andam de pe de brek quando ouvem um ap zao .chorao eas minas agradecem dudo de bao.

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eryn 17 de dezembro de 2020

motor ap é lixo,descartavel. motor q baixa muito oleo,raja comando ou bate bielas. motor feito pra país pobre

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Apocalipse 28 de dezembro de 2020

Fica quieto aí por vc deve ter no máximo um uno…

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MARCELO 9 de abril de 2021

O AP é bom e foi feito de um projeto de origem MB que equipou muitos Audis e VW de época.
Houve um certo exagero da VW em colocar muita pressão de óleo (pouco mais de 6bar) e economia nos jetcoolers, mas nada que desabone o produto.

Existe uma certa richa entre os APzeiros e os Fieteiros com o Sevel, acho que a disputa foi benéfica para ambos e principalmente para os consumidores.
Cada motor com as suas características, vantagens e desvantagens.

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wjc 3 de janeiro de 2021

deve ser um olho do cu daqueles que se perder um ponto na carteira o pai arranca a cinta e marca o rabo dele e deve ser virgem ate hoje . meu jovem ap e pra homens que matam o boi e fazem churrasco e nao.igual a ti que come hamhurguer gourmet .ou seja seu pai sabe que voce gosta de homem.
tenho nada mais nada menos que um bx com motor 1.8 no alcool ou seja seu pesadelo viado .kkkk

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OpalaSemCaneco 23 de fevereiro de 2021

Agr eu quero saber oq tem a ver ser fresco com motor bão com virgindade

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Valdir 5 de fevereiro de 2021

Bom são esses motores de agora 3 cilindros.

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Francisco Ribeiro 1 de janeiro de 2022

Motor de iquidificador, bate vitamina. Dou poeira na subida

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Jorge Roberto di Paula 4 de abril de 2021

Vejo que você entende de motores da mesma forma que entende de geologia.

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Briga 31 de outubro de 2021

Kkkk, vc não manja nada mesmo”amigo”

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Francisco Ribeiro 1 de janeiro de 2022

Isso ai e GM . Vaza tudo

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Marcelo 15 de dezembro de 2020

Tenho um gol bola 1.6 Após 2 portas ja virou o velocímetro. Só fiz o cabeçote. …carro velho mas anda bem. ..da pau em hb20 1.0 e outros mais.

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David Fausto 12 de julho de 2021

Tenho um Gol 97 1.6, nunca deixou na mão! Comprei em Janeiro de 1998, novo!!

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ROGERIO 16 de novembro de 2020

Tenho um pointer AP 1.8 95 gasolina
esguela da em muito carro

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Lucas fernandes 13 de novembro de 2020

Tenho um gol geração 3 ap 1.6 8v ano 2000 gasolina ,e um excelente carro,motor forte e resistente,porém fico desconfortável com um tec tec bem baixo que esses motores fazem,o meu está com 250milkm rodados e fisso o motor dele completo a 6 meses pois estava abaixando um pouco de óleo,também percebi que ele não é tão econômico na cidade,o meu faz 9 por litro gasolina,será que tenho que ajustar algo pra ser mais econômico?

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Leco 1 de fevereiro de 2022

Normal o consumo dele, tenho um gol G4 1.6 ao, fiz o motor todo, estava stander ainda, mantive stander, troquei anéis, retentores de válvulas, bomba d’água e outros, o carro ficou relógio, parou de baixar óleo, e o consumo continuou o mesmo, mas o que importa que ficou zero de novo e vou cuidar do meu jeito agora

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Ronaldo Visconde 9 de novembro de 2020

A caixa de cambio da parati 1.6 serve no Pampa 1.6, sem adaptações?

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Adilson Pereira 18 de novembro de 2020

se ambos tiverem o mesmo motor sim,seja o ap ou cht.

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Xandu 3 de novembro de 2020

Não há o q discutir um dos melhores motores já fabricados.
Os de hoje são descartáveis…

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Luiz 27 de novembro de 2020

Descartáveis como? Não vejo hoje nenhum motor com manutenção básica em dia durar menos de 200 mil km. Mesmo o AP com 80 mil era comum começar a queimar óleo.

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Thiago 5 de janeiro de 2021

o meu e ap 1.6 ta com 190 mi km nunca fez nada so oleo e pneu 5w40

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Cilon 7 de fevereiro de 2021

Descartáveis se não fizer manutenção como uma simples troca de óleo. Conheço santana 2000 com originais 900.000 km

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dieferson r santos 23 de dezembro de 2021

kwid, renegade, alguns gols novos, alguns carro chevrolet com 50 a 90 mil com manutenção em dia se entregaram já

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Clayton 11 de maio de 2021

Isso é verdade, os atuais são descartáveis!!

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Marcão silva 19 de dezembro de 2023

Uma vergonha esses gol g5 até g8 motor fraco desempenho 1.o acabou com os golzinhos agora se fosse motor ap 1.8 iria ficar top galera motores de hoje são descartáveis

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Hernany 22 de outubro de 2020

Existe alguma versão do motor AP que consta no documento como 1.6 e o eixo virabrequim e demais são 2.0?
A minha saveiro é AP 1.6 1998.

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DENISSON PAGLIA 19 de novembro de 2020

pra usar o vira de de 2.0 tem q usinar o bloco deixando mais fragil, se for bloco de 1.6 e 1.8….ficando o tal 1.9, ja se usar os pistões do 2.0 nos vira 1.6 e 1.8 vai ficar destaxado pois o curso eh menor.

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Antonio 27 de janeiro de 2023

Eu não sei ao certo qual foi o ano mas de um certo ano para ká TODOS os AP vieram com bloco do 2.0 mesmo sendo 1.6 ,por esse motivo todos tem jet cooler ,somente os 2.0 tinha jet cooler.

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Guilherme 8 de outubro de 2020

Tenho uma Parati 96 geração 2 motor AP 1.8 injeção de um bico, está indo pra 300 mil kms sem mexer no motor, coloco óleo lubrax 15w40 semi sintético nele, é uma verdadeira máquina, muito forte, anda muito, bebê pouco e não quebra, pra mim melhor motor q existe…

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Dorival Roldan 9 de setembro de 2020

qual o parafuso do cabeçote devo comprar para um motor Ap 1.6 alcool 1986, ?

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JARBAS DUARTE 8 de agosto de 2020

Interessante ninguem falou nos Ford Versailles, que tem este motor ( 1.8 e 2.0 ).Falo isto porque tenho um Versailles e uma Royalle, motores AP 2.0 injetado
com quase 370.000 Km ( nunca foi aberto os motores). Este motor ganha disparado de outros modernos.

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Carlos Júnior 26 de agosto de 2020

Infelizmente esses motores aí são de baixíssima manutenção. Hoje os motores são feitos pra dar mais roles em oficinas. As montadoras agradecem!

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RODRIGO SANTOS DE OLIVEIRA 27 de outubro de 2020

Os motores de hoje atendem as leis ambientais e nosso perfil de consumo onde os carros são feitos para serem usados por 5 anos. Nos anos 80/90 períodos de inflação e preços astronômicos os carros ficaram nas famílias por décadas.

Dificilmente voltaremos a ver carros fabricados para durarem décadas novamente.

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Luiz 27 de novembro de 2020

Sério Rodrigo? Lembro de ir comprar carro com meu pai e ele ficar acelerando para ver se está desbielando, fumando, junta queimada… Vejo carro hoje com 200 mil km sem problema algum. É mesma coisa que dizer que um computador 386 era melhor que um I7…

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Clayton 11 de maio de 2021

Tenho um Versailles 95 AP 2.0 muito bom!

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Daniel A. 19 de julho de 2020

Tive um gol 2 portas 3ª Geração, AP 1.8 8v uma verdadeira raridade, só troquei mesmo porque tive a oportunidade de pegar um Jetta 2.5 !

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Luiz Fernando 14 de julho de 2020

Depois que a vw parou de fabrica no Brasil esses motores AP colocou esses motores de agora . ninguém que mais a vw ..sei disso porque na agências de carros usados tem um monte encalhados ou com preço muito baixo só quem compra são pessoas que não sabem já… visitei várias oficinas todos os mecânicos falam que os motores de agora não presta só os tsi do Jetta e e bom ….

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Paulo Pereira Viana 14 de julho de 2020

BOA noite! Tive uma parati 89 motor AP 1.6 a álcool original de fábrica! Comprei a parati com 200 mil quilômetros rodados e fiquei 10 anos com essa parati e rodei com ela 350 mil quilômetros! Ou seja! Vendi ela com 550 mil quilômetros originais sem abrir o motor.
Hoje tenho um santana 2000.
Na minha opinião o motor AP é e será o melhor motor fabricado até hoje.
Um verdadeiro tanque de gerra.

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Hildo Artur Hatschbach 2 de setembro de 2020

Comprei uma 2000 no gnv três anos não incomoda ótimo carro 121 cv

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Norton S 16 de junho de 2020

É sempre assim… quem tem um carro independente da marca ou modelo, se é novo ou antigo, vai sempre dizer que o dele “é ótimo, é o melhor carro”, a maioria dos comentários desnecessários de ser publicados…

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Juliano Damas Melo 26 de janeiro de 2021

Norton s, não generalizar! Tenho um carro que trabalho Onix 2019 1.4 completo, claro que o carro tem seu conforto ar/de/ve/ etc… Mas, se for comparar a durabilidade dos motores AP’s e de outros motores e carros antigos, me desculpa, não tem comparação, os antigos tinham a durabilidade bem alta.
Os motores e veículos de hoje em performance e tecnologia tbm não se compara, os de hoje são bem melhores!
Tenho a seguinte opinião, tudo nessa vida passa, para vc rodar no dia dia com um veículo antigo será desconfortável, se tiver condições compre um veículo actualizado e, se gostar dos antigo! compre ou monte um para curtir os finais de semanas e/ou encontros.

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Marcão silva 19 de dezembro de 2023

Ninguém tá ostirizando carro de ninguém estamos dando parabéns ai motor ap 1.6 1.8 2.0

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Ricardo Simone 7 de junho de 2020

Infelizmente há um erro importante na matéria, o Passat de 1974 trazia o motor 1.5 de 65cv que na época foi chamado de BR1.5 e em 1976 o Passat TS trouxe o BR1.6 que além da maior cilindrada tinha o carburador de corpo duplo e 80cv. Em 1983 os pistões e cames de válvulas foram alterados e com isso o motor passou a ser conhecido como MD270 ou comercialmente Torque nos comerciais da VW. Seria bem importante ser feita essa correção.

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Erik 16 de agosto de 2022

Bem lembrado. Esses motores Torque eram mais econômicos que os AP na versão a álcool. Meu pai teve um Passat 1983 a álcool com esse motor e o câmbio longo de 4 marchas, era uma delícia de dirigir.

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Nicolau jorge budib 25 de maio de 2020

Basicamente, qual a diferenca entre o ap 1.8 e 1.8s?

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Ricardo Simone 8 de junho de 2020

E aí Nicolau, blz?
Falando bem superficialmente, a diferença maior entre o 1.8 e o 1.8S é o comando de válvulas, no 1.8S utiliza-se o 049G ou S.
Grande abraço!

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NICOLAU JORGE BUDIB 5 de maio de 2021

vlw… obrigado pelas duas respostas…

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Ezequiel 26 de outubro de 2020

Somente o comando de valvulas alemão( 049G)

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Jose Dimas Viana 21 de maio de 2020

tive 3 gols AP onde eu rodava numa media de 7000 mil Kms de estrada de terra por mês; trabalhando em uma Usina de Açucar e Alcool . Para aguentar aquela parada o motor AP era muito cabra macho, nunca reclamou da correria que faziamos .otimo motor e nao quebrava!!!

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Luiz 27 de novembro de 2020

Você que rodava em canaviais e via máquinas provavelmente sabe muito bem que a durabilidade de uma máquina não se mede em quilometros e sim em horas de trabalho. Rodar 7 mil km por mês não significa que o motor dura mais. Está sempre aquecido a maior parte do tempo, rodando vários km’s em uma hora… Muito menos intenso o uso de um carro que anda 10 km em 1 hora de transito pesado 3 vezes por dia, ligando sempre o motor frio.

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Rafael Sebastiani 18 de maio de 2020

Eu me considero um verdadeiro APzeiro, tenho um gol GTI bola 95, branco nacar (pérola) , uma Saveiro confortline 2.0 ano 2000 branca e um gol G4 Power 1.6 2006, são os meus xodós que nem cogito utilizar no dia a dia , ainda vou conseguir comprar um gol GT, um GTS, uma Saveiro Summer e uma sunset … Aí sim teria uma coleção de respeito rsrs

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Jonatas otacilio rodrigues 9 de maio de 2020

Já tive gol gti, Santana. …gol turbo. … ap ninguém segura. .afff forte de mais ..abs amigos

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Edson Emídio de Andrade 13 de outubro de 2020

Os motores ap são como 38 não te deixa mão.

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Carlos 5 de maio de 2020

Alguém sabe dizer se o Gol GTI bola 8V saiu com uma caixa de marcha mais curta ou se é a mesma caixa do GTI quadrado?

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Adilson Pereira 18 de novembro de 2020

o cambio mais curto do ap é o pv .

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Roberto 1 de maio de 2020

Embora o AP não seja o único motor bom, ninguém pode dizer que sua construção é descartável e ganaciosa como os atuais VW. Sem subjetividades ou parcialidades.

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Ronald Sitta 4 de março de 2021

Disse tudo, sem contar que eles não estão nenhum pouco preocupados com a prática abusiva de preços mesmo mantendo produtos totalmente descartáveis, uma vez que o motor a combustão está morto frente a novas tecnologias emergentes.

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salomao saad leite 28 de abril de 2020

Tenho uma parati GL motor AP1.8 ano 92, para mim é o melhor motor já fabricado em todos o tempos

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Cássio Moura 19 de maio de 2020

O meu é um Voyage 92 ap 1.8 também e GL , comprei com impressionantes 7000 km originais agora está com 50 000 não vendo não troco não empresto !

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Aderaldo Mota 9 de abril de 2020

O motorAP Ao meu entenderé um dos melhores motores Nacionais

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Francisco Ribeiro 28 de março de 2020

APzao MERCEDED AUDI, 1.8 sobe serra lotado e carregado de bagag. Potencia real. Isso era emgemharia

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Caio 24 de fevereiro de 2020

TOMA BENGA PRA OPALA

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Clinger 14 de março de 2020

Mexendo com caminhão n moco

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Renaan 21 de março de 2020

Kkk não isso que eu vejo ..
Na época a GM dominava mercado com.seus carros tração traseira w motor com bastante torque em baixa …
Aí veio o ap e extinguio os caneco alheios .. Amo opala já tive 3 .
Motor original com pistão de Tempra aspirado . Weber
Um com motor ap carburador 2.e ..
O outro com motor de opala .. vai por mim o barulhos dos opala são únicos . Mais o q o ap faz com pouco.. não tem preço.
4 cilindro não tem pra ngm

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WANDERSON BARROS LIMA 12 de abril de 2020

Eu tinha um gol gts ano 1990 álcool do meu amigo tinha um diplomata ano 1989 álcool e com coletor dimensionado e um dia agente se encontrou na rua mais ele levou um coro tão feio de depois sumiu kkkkk… Tadinho dele..

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Uelinton 29 de dezembro de 2020

Vai com gol gti

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dieferson r santos 23 de dezembro de 2021

meu santana ja deu benga em muito opala kkkk

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Sérgio N Capela 14 de fevereiro de 2020

O motor do gol bola 95/96 cl 1.6 AP a gasolina, é injeção ou carburado?

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Ricardo Varani 19 de fevereiro de 2020

Injeção monoponto nenhum gol bola saiu original carburado

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Leonardo Azevedo 11 de junho de 2020

Injeção eletrônica, mas nesse modelo ainda era injeção com apenas um bico injetor, era um “carburador de luxo” em 97 saindo uma nova versão da injeção eletrônica com 4 bicos injetores.

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liberalino 1 de outubro de 2020

Eu tenho um gol bola 95 1.6 cli, adquirido em 1995, não troco por carro nenhum, nunca deu defeito no motor. Caro Sérgio é injeção com um bico

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Ezequiel 27 de janeiro de 2020

Se fizessem carros com AP eu compraria certamente, isso é muito bom, tenho um gol 1985 com motor MD270 álcool o único defeito é o consumo 6,5a 7 na cidade e uns 8,9 no asfalto fora isso é uma beleza…tenho ele a 11 anos nunca abri o motor e não do muita moleza não….e estou com um ap2000 mi pra por nele. Vai ficar top

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Heitor dos Santos 11 de abril de 2020

Ezequiel, quer vender o motor Md dele, estou procurando um.

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Kaiser Wolf 19 de setembro de 2021

Quer AP novo? Só comprar um Audi.

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Alcimar 26 de janeiro de 2020

Faltou citar a inclinação dos pistões…

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José Veloso Roldão 22 de janeiro de 2020

Não vou fazer nenhum comentário,mais sim uma pergunta. Como faço para adquirir um motor vê Power 1.6 ou 1.8?

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Cláudio 16 de janeiro de 2020

Tenho um gol g3 1.6 ap. Ta com 210 mil km. Nunca o motor foi aberto. Manutençoes em dia. Viajo em onix. Sandero.palio. nenhum desses responde igual ao meu. Ap 2003.

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Paulo de castro 3 de dezembro de 2019

Tenho um Escort Europeu, 1985, AP 1.8 gasolina com quase 500.000 km originais, nunca foi aberto, manutenção básica, nunca me deu dor de cabeça, acho qualquer peça que preciso, só alegria

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Anderson Mühlenbruch 26 de outubro de 2019

O Brasil hoje está passando por dificuldades, porque a VW não relança carros populares com motor AP 1.6 e 1.8 que são robustos e baratos ao invés dessas merdas que eles tem hoje e diga-se de passagem umas merdas caras. Iria vender carro igual a pão francês. Ultrapassaria a GM.

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Kaiser Wolf 19 de setembro de 2021

O negócio da VW (e das outras montadoras) é ter lucro. Não estão nem aí para o povo!!

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Fernando 5 de setembro de 2019

Muito estranho este caso do motor AP-2000 poder quebrar por ressonância a 5000 rpm. Nunca ouvi ninguém dizer que este motor é crônico quebrar quando exigido no seu limite e nem muito menos se andando a 5000 rpm. Além do que o Gol GTI 2000 era uns dos carros mais rápidos da época e tem a fama até hoje de ser um bom carro.
Assim credito que este problema de ressonância se deu nas primeiras unidades deste motor 2.0AP e foi corrigido o problema com alguma melhoria no motor.

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MARCELO 9 de abril de 2021

Falha descoberta em competição.
Imagina se colocassem o EA-111 pra rodar nessas mil milhas, acho que iriam descontinuar o motor mhuhauahauh.

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Kaiser Wolf 19 de setembro de 2021

EA-11: Motor de plástico, feito pra carro de brinquedo! kkkkkk

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Rodrigo Medeiros de Souza 4 de setembro de 2019

Tive muitos carros Ap ,mais uma Parati 86 1.6 álcool com carburador 2Z e comando do Gts meus amigos que emoção escutar o escapamento quatro em um

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Paulo Roberto 3 de setembro de 2019

Digiri carros com esse motor durante uns 15 anos. Dando cacete a vontade. Nunca consegui derreter esses motores APs. Muitos bons.

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Anderson 3 de setembro de 2019

Já escutei maluco falando que o do Chevette e Opala é melhor ?????

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Kaiser Wolf 19 de setembro de 2021

Motor Familia II da GM (Monza, Kadett) é tão bom ou melhor que o velho AP.

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Gustavo Meyer de Moraes 3 de setembro de 2019

Faltou falar da origem do projeto do motor, que foi feito pela Mercedes quando comprou a DKW, procurando uma alternativa popular para os 2T.

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Paulo 2 de setembro de 2019

Eu quero saber como aqueles motores de 90 cavalos andava tanto. Hoje em dia um motor de 120, 140 cavalos não anda nada, como o kicks, por exemplo.

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Pablo Lopes 2 de setembro de 2019

O kiks tem apenas 114cv. Torque na casa de 15kgfm, além de ser multivalvulas, que só entrega esse torque em rotações elevadas ( casa dos 4500 rpm pra cima ). Sem comparar com um Gol 1.6 8v que tem apenas 104, porem, os mesmos 15kgfm de torque entregues a 2500 rpm. Além do peso do pseudo SUV. Resultado: o Gol pula na frente e o kicks ultrapassaria na velocidade final, caso estejam numa reta longa.

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Kaiser Wolf 19 de setembro de 2021

Problema é que ninguém chega na velociade final com SUV, e deve ter algum limitador de velocidade pra não capotar!!

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MARCELO 9 de abril de 2021

Os carros de hoje são pesados e alguns com o centro de massa elevados, aí necessitam de muita eletrônica que abrem e fecham a TBI mais lentamente, limitam o uso em situações de aceleração.
Um Fiat Cronos com o motor 1.3 de alumínio é tão pesado quanto um Opala 6 cilindros totalmente de ferro da década de 70.

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Amparo 2 de setembro de 2019

O AP em relação ao MD recebeu novo cabecote com válvulas de maior diametro e entrada do arrefecimento entre 3 e 4 cilindros. Nos MD era entre 1 e 2.

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Adilton 2 de setembro de 2019

Eu parei de ler a matéria aí, nesse ponto…. o bloco é outro, o cabeçote idem, o eixo, bielas , etc e o cara diz que é o mesno motor? Nenhuma fábrica altera tanta coisa e mantém o nome… ?????‍♂️

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Ezequiel 26 de outubro de 2020

Agora pensando nisso, será que nunca ninguém quiz fazer uma modificação em um md270 e fechar a porta de água dianteira e passar pra trás onde fica a dos AP ?

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Marco 2 de setembro de 2019

Foi uma febre porque antigamente tinha motores ruins no Brasil: o do corcel, o refrigerado a ar do Fusca, e aí apareceu o AP no Passat para ganhar longe deles, por isso a fama que foi longe (uma mudanca e tanto para a época).

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Kaiser Wolf 19 de setembro de 2021

MAIS RESPEITO COM OS MOTORES VW A AR E O FORD CHT. Estão longe de ser motores “ruins”. São confiáveis, econômicos e não quebram. E usados até hoje.

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Franco Francisco 25 de outubro de 2024

Motores ruins feitos no brazil foram os 2.0 e 2150 dos FNM JK; V8 Simca (não o Emi-Sul: esse era bom e quando a Chrysler assumiu a Simca em 66 ele ficou melhor ainda); os 3.0 6 cilindros Willys que enfiaram nos primeiros Maverick (e nos Jeep, Rural e Aero eram excelentes motores…)
Agora os Ford 1.3, 1.4 e 1.6 dos Corcel I,II e os VW a ar são de longe ótimos motores. E todos motores feitos aqui (ou importados como os 302 V8) sempre tiveram o foco DURABILIDADE como mote.
Imagine um Kwid, Megane, Argo, C4, 206, 307 ou qualquer outro carro fabricado a partir de 2010 fosse fabricado nos anos 60 e 70 quando as ruas e estradas eram verdadeiras peneiras. Não chegariam sequer na primeira metade dos anos 80 (veja ainda quantos e quantos carros fabricados nos anos 60, 70, 80 e 90 ainda rodam??)
Em 2003 trabalhei numa empresa cujo diretor andava em um Alfa Romeo 2300 1986 e um dos engenheiros tinha um Santana GLS 1990 com mais de 1 milhão de KM’s rodados (até este Santana tinha um adesivo da concessionária com a façanha da quilometragem).
Tenho um Opala 4 cilindros desde 2002 que fiz retífica completa do motor somente em 2017 (desde 76 motor STD) e muitas vezes usei no dia a dia. Com carburador DFV446, cabeçote taxado, pistões planos em estrada faz quase 12 km/l.
“não existe carro ruim, e sim, dono ruim…”

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Mr. Gasosa 2 de setembro de 2019

Se o motor MD vibrava muito, então o que dizer da vibração dos novos motores 3 cilindros 1.0? Existe uma rotação perigosa pra eles como foi o caso do AP-2000 aos 5.000 rpm?

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Mr. Gasosa 2 de setembro de 2019

Eu tenho um Gol 1990 – 1.8AP a gasolina. Ele está com 241.000 km a compressão do motor está equalizada em exatos 160 psi em cada cilindro, sendo que o mínimo é 147 psi e o máximo são 176 psi. A única coisa que fiz foi retífica de cabeçote aos 160.000 km e troca de bronzinas aos 190.000 km. Assim este motor é muito durável mesmo.

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Pablo Lopes 2 de setembro de 2019

Tenho Gol Power 1.6 ano 2003. Está com 180.000km e nunca abri nem a capa de tuchos. E não ando devagarinho com ele.

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Mr. Gasosa 3 de setembro de 2019

Eu fiz o cabeçote porque infelizmente ele empenou em um superaquecimento devido ao mecânico ter esquecido de religar a tomada da ventuinha após trocar o coxim do motor. Eu ando dentro dos limites de velocidade, pois multa e pontos na carteira eu quero é distância.

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MARCELO 9 de abril de 2021

Retentores de válvulas tem o desgaste por idade também por serem de borracha.
Pode pegar um AP 0km nunca montado de 1985 que vai ser necessário trocar no mínimo esses retentores.

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Felipe 2 de setembro de 2019

Como disse o colega ali embaixo, faltou falar da origem mercedes…
E ja que falou de comparacao de curso e diametro, os hondas 1.6 vti 1994 com seus 160cv tem as medidas do ap 1.6, 81mm de diametro e 77,4mm de curso…

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Fábio 2 de setembro de 2019

Os motores audi e VW não são os mesmo?!

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Delmar 2 de setembro de 2019

Não exatamente os mesmos, como são da mesma divisão, ou do mesmo grupo, compartilham projetos, assim como hoje a jeep e Fiat também fazem.q

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Delmar 2 de setembro de 2019

Não exatamente os mesmos, como são da mesma divisão, ou do mesmo grupo, compartilham projetos, assim como hoje a jeep e Fiat também fazem.

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Luiz 15 de novembro de 2019

A VW é dona de várias marcas, entre elas Audi, Bugatti, Porsche, Lamborghini, Ducati… Nestes casos é até comum encontrar projetos semelhantes ou tecnologias de um no outro… Tendo em vista que estão todos no mesmo barco…

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wjc 3 de janeiro de 2021

luiz meu jovem e agora a vw possui 90 por cento da scania caminhoes.

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Juarez 1 de setembro de 2019

Só faltou citar a origem Mercedes.

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Ronaldo Dalri 25 de março de 2021

Bem lembrado esse motor foi criado 1.7 pela Mercedes para equipar o DKW muito antes do Audi 80

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David leandro dos santos 1 de setembro de 2019

Muito bom mesmo o motor AP

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Marcos Aurélio Ribeiro 6 de novembro de 2020

Tenho uma Parati 2005 crossover AP 2.0 gasolina que um canhão!!! Ótimo carro e lindo!!!

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