Óleo mais grosso não é a única solução para carro muito rodado
Muita gente tem dúvida se precisa ou não trocar o lubrificante por um óleo mais grosso, mas é preciso monitorar o quanto esta baixando
Muita gente tem dúvida se precisa ou não trocar o lubrificante por um óleo mais grosso, mas é preciso monitorar o quanto esta baixando
Uma dúvida de muitos motoristas, donos de automóveis, que já estão com o motor muito rodado, que o pessoal chama de alta quilometragem ou cansado é: mudo o óleo? Tem um óleo especial para isso? Em primeiro lugar, só muda se o nível estiver baixando na vareta. Se você andou 2, 3, 4, 5 mil quilômetros, o nível baixou só um bocadinho, não tem problema.
Vamos dizer, até um litro por 5 mil quilômetros é absolutamente normal. Tem fábrica de motores de automóveis que diz que 1 litro a cada mil, 2 mil quilômetros é normal. Eu não acho que seja. Há um consenso entre a engenharia das fábricas que 1 litro por mil quilômetros já é muito. Mas enfim, cada um recomenda o que mais lhe interessa.
VEJA TAMBÉM:
Mas vamos dizer que esteja baixando 1 litro cada mil quilômetros, o que é muito. Tem um óleo específico? Tem! É o óleo, que vem até o rótulo: “óleo para motores de alta quilometragem” e “óleo para motores cansados,” por aí. E esses óleos, em geral, só têm mais viscosidade. Em vez de 5W15, eles vão para 20W60, 15W50 e vai subindo a viscosidade.
O óleo fica mais grosso, fica mais difícil de baixar na vareta, de ser queimado. Além da alta viscosidade, tem também um aditivo chamado Seal Swell, que em inglês quer dizer que é um dilatador, um “inchador” dos selos, dos retentores. Óleo para motor de alta quilometragem no Brasil tem esse Seal Swel, só tem mais viscosidade. O da Lubrax consta no rótulo que ele já vem com esse aditivo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Só nas últimas 4 trocas tenho colocado o Bardal…
Não baixa nada de óleo, e o motor está com 198.000 e eu estou rodando pouco…
Vou começar a trocar por ano…. pois não chega na kilometragem de troca.
Há… sempre oleo Honda + filtro e mais filtro
O meu carro tem prazo severo e normal, severo é a cada 5.000 km ou 6 meses. Me enquadro porque só uso este carro em finais de semana, e o manual diz que mais de 3 dias sem usar é uso severo.
Só nas últimas 4 trocas tenho colocado o Bardal…
Não baixa nada de óleo, e o motor está com 198.000 e eu estou rodando pouco…
Vou começar a trocar por ano…. pois não chega na kilometrag de troca.
Há… sempre oleo Honda + filtro e mais filtro
É triste ver os brasileiros da minha geração acharem o motor AP Volkswagen o máximo, quando o manual dos carros que tinham esse motor diz claramente lá no final – Consumo de lubrificante do motor: 1 litro a cada 1000 Km. O motorista brasileiro gosta mesmo de ser enganado.
A adoração pelo motor AP está em sua preparação, não em sua originalidade.
A preparação do motor AP começou com os gols com as edições GTS e GTI, onde vc podia ter um GL ou CL, ir na concessionaria e comprar comando, carburador ou injeção dos GTS e GTI e aumentar a potência com peças de qualidade, sem ter que fazer importação, fora “comer” o bloco, trocar pistão para aumentar a capacidade volumétrica da câmara de combustão.
O reflexo é que hoje, qualquer marca de pistão, biela, comandos e polias trabalham fortemente com peças para esse motor, que alias, foi utilizado dos anos 80 até os anos 2000, tendo muitas unidades no mercado.
A tendência, é que o próximo a ser utilizado dessa forma será o GM Família 2.
Na minha opinião veículos,tem que seguir recomendação do fabricante e usar Lubrificantes de Qualidade,você não vai ter problemas no veículo.
Bom. Não sou nenhum especialista em motor. Já tive vários modelos de carros e em apenas um, fora o atual, observei a necessidade de estar completando o óleo. No caso, rá um Palio 1.4. Baixava 1 litro a cada 1500 km. Agora estou com um Sandero GT Line 1.6V, motor H4M…Está agora com 420.000 km e, apesar de estar rodando redondinho, com o mesmo desempenho de sempre, começou a baixar mais óleo que antes. Próximo de 1 litro a cada 1000 km. Troquei sim, do 5W30 para 10W40, por recomendação de mecânicos. Uso GNV desde que comprei o carro, quando tinha 21.000 km. Já estou pensando em trocar por outra especificação, ainda mais viscoso. Passei a notar ultimamente que ao ligar o carro pela primeira vez no dia, o cheiro da fumaça do escapamento está diferente. Mas não acusa no visual e nem há fuligem na saída dele. Devo me preocupar em já mexer no motor, que até agora, pela graça de Deus, não me deu problema, ou espero acusar?
Você deve primeiro ir a um bom mecânico para ele fazer os teste para medir a saúde do seu motor, a saber:
1. teste de compressão dos cilindros;
2. teste de vazão dos cilindros.
Se o seu motor não passar nesses teste aí sim existe de fato a necessidade de retífica. Para saber exatamente onde é o problema o teste de vazão dá a pista… e então é só abrir o motor para comprovar o dano.
E então sabendo da conta que ficará o reparo, você colocará na ponta do lápis o gasto extra que tem com consumo elevado de óleo de motor e com combustível, considerando que um motor com problemas (cansado) consome mais combustível que o normal.
Os motores flex se usados de forma adequada e seguindo as recomendações do fabricante, rodam trezentos mil quilômetros tranquilo, o meu já está com cento e vinte e seis mil rodados e uso o óleo recomendado, lógico depende do fabricante.
Sou analista de falhas e desgastes em equipamentos.
Carros acima de 80/100 mil km, pode elevar um grau a viscosidade (inverno/verão), se estiver baixando muito óleo. Já carro com menor km não tem jeito, verificar nível a cada mil km e completar com óleo recomendado no manual. Nos meus veículos nunca baixou mais de 1000 ml a cada 7000 km, até aí normal.
Desinformação sim! Você só pode mudar a viscosidade se a montadora informar as viscosidades no manual (neste caso, pode ser utilizada a maior viscosidade respeitando o país de uso do veículo)… Nada de solução paliativa para um motor com problema e necessidade de reparo, isso pode até piorar o estado do motor
Nada de usar óleo mais viscoso, não existe isso, desinformação!
Se tá baixando óleo tem algum problema no motor, e deve ser corrigido.
Não tem nada de desinformação, está correta a reportagem! Sou engenheiro mecânico e atuo na indústria trabalhando com motores a 25 anos, do desenvolvimento a manutenção, linha diesel e tb gasolina, e é algo comprovado que, obedecendo a limites do próprio equipamento, é possível a correção da queima do lubrificante através da utilização de espessantes ou óleos mais densos. Prolongando a vida útil e retardando a necessidade de retífica, inclusive overall.
O Cara, se diz engenheiro só faltou falar que os usuários desses carros mais novos tem que andar com um ltl de óleo debaixo do banco do carro para viver comentando e o Fim.
Concordo contigo, Alessandro!
Eu também sou engenheiro mecânico e tivemos na família vários carros de alta quilometragem e nenhum deles se teve que mudar a viscosidade.
Eu mesmo tive um Gol 1.8AP ano 1990, a gaksolina, que vendi com 29 anos de uso e 242.000 km, sempre usei nele o óleo especificado no manual do proprietário (20W-50), consumo de 300 ml a cada 1000 km (Shell Helix).
Amigo não sou engenheiro nem mecânico. Mais os carros antigos como fusca e outros daquela época usa óleo mineral muito mais grosso quando o carro vinha dar problema vc virava o velocímetro meu pai teve fusca que ele virou o velocímetro.. um.oleo 20 50 é grosso que só não pode comparar com um sintetico que baixa mais rápido e é muito fino. Claro que o carro com o.oleo mais grosso vai custar a baixar tá na logica isso.
Motor cansado precisa de retífica, ou na melhor das hipóteses apenas substituição dos retentores das válvulas de admissão e de escapamento (por exemplo tem carro de motor 4 cilindros que tem 8 válvulas e tem carro que tem 16 válvulas).
Eu uso Bardhal Prolonga para o meu motor que está com mais de 100 mil km, e não baixa mais do 500 ml entre as trocas de óleo. Antes de usar o Bardhal, apesar de não fazer fumaça visível no escapamento, estava baixando mais de 1 litro de óleo.
Os motores flex se usados de forma adequada e seguindo as recomendações do fabricante, rodam trezentos mil quilômetros tranquilo, o meu já está com cento e vinte e seis mil rodados e uso o óleo recomendado, lógico depende do fabricante.
Sou analista de falhas e desgastes em equipamentos.