Esse defeito pode ser identificado com facilidade, mas se demorar para resolver terá uma conta bastante salgada
O tucho é o componente responsável por transmitir o movimento do comando para o balancim, que por sua vez faz a abertura das válvulas. É uma peça pequena, mas quando apresenta defeitos poderá afetar todo o funcionamento do motor.
Hoje é praticamente padrão na indústria usar tuchos hidráulicos, que dispensam a necessidade de regulagem periódica. Esse modelo quando está com defeitos emite um som metálico, que á chamado popularmente de tucho batendo.
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A forma mais fácil de encontrar esse problema no motor de seu carro é pelo som metálico, que se assemelha a um “tec-tec-tec”. Ele é mais fácil de ouvir em marcha lenta e irá acontecer com o motor frio, como na primeira partida do dia.
Se está desconfiado disso, ligue o motor pela manhã com o capô aberto. Se o som vier da região do cabeçote, são grandes as chances do tucho estar batendo.
Com o veículo em movimento é possível notar esse problema com a perda de força e falhas na aceleração. O motor estará trabalhando de forma irregular pois as válvulas não estão abrindo da forma correta.
Com ele parado poderá ser notado pela marcha lenta irregular. Também é possível notar que os tuchos hidráulicos estão com problemas se notar vazamentos na região do cabeçote.
Como os tuchos são partes integrais do movimento de abertura das válvulas, qualquer problema com essa peça irá afetar o ciclo de funcionamento do motor. As válvulas comandam a entrada da mistura ar/combustível no motor, a abertura incompleta significa que ele não está recebendo a alimentação adequada.
Quando o tucho hidráulico está com problemas, geralmente envolve o vazamento do óleo lubrificante. Sem o fluído, o desgaste na peça irá aumentar, também poderá desgastar o comando de válvulas e o motor irá trabalhar desregulado.
A falta de compasso no motor irá reduzir o desempenho, aumentar o consumo e desgastar partes internas. São efeitos similares aos da falta de regulagem da folga em motores com tuchos mecânicos, mas com solução mais cara.
Se o seu motor está batendo tucho, a solução é a troca do componente. Se o defeito for pego no início, será preciso substituir apenas os tuchos mesmo.
Caso o carro tenha rodado por muito tempo com esse defeito, o reparo será mais caro. Será necessário trocar também as peças que têm contato com os tuchos, como os balancins e o comando de válvulas.
Um tucho hidráulico pode durar entre 100 e 150 mil km, mas depende de vários fatores externos como trocas de óleo, condições de uso e outros.
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