[Segredo] Chevrolet irá adotar injeção direta em seus motores turbo
Flagramos carros de teste da montadora que fazem os ajustes finos do propulsor atualizado, que ficará mais potente e econômico
Flagramos carros de teste da montadora que fazem os ajustes finos do propulsor atualizado, que ficará mais potente e econômico
Durante a cobertura de um lançamento em Campos do Jordão (SP), o AutoPapo flagrou um comboio da Chevrolet com Onix Plus, Tracker e Montana. A montadora está testando os novos motores turbo atualizados para atender ao Proconve PL8, que entrará em vigor em 2025.
A principal mudança que será feita pela Chevrolet em seus motores 1.0 e 1.2 turbo é a adoção da injeção direta. A montadora foi contra a corrente e lançou esses motores com a injeção multiponto tradicional, no duto de admissão, para priorizar a durabilidade e simplificar a manutenção.
VEJA TAMBÉM:
Essa configuração já existe na China, onde o 1.0 turbo rende 125 cv e 18,3 kgfm. O 1.2 turbo com injeção direta produz 137 cv e 22,4 kgfm. Esses dado são com gasolina, no Brasil poderá ser mais devido ao uso do etanol.
Segundo o portal Autos Segredos, o Chevrolet Tracker ganhará um face-lift junto do motor turbo com injeção direta. O SUV pode também ser o primeiro híbrido-leve nacional da marca.
Essa mudança marcará também a chegada do painel digital ao SUV. O equipamento estreou na Spin 2025 e já foi adotado pela S10 e pela Trailblazer.
O Chevrolet Onix também terá um face-lift junto do novo motor turbo com injeção direta. O painel digital também é cotado para o compacto, assim como a nova central multimídia que estreou nos lançamentos recentes da marca.
Quem sofrerá menos mudanças será a Montana. A Chevrolet lançou sua caminhonete compacta de cabine dupla em 2023, o motor virá apenas para atender às normas de emissões. O cluster digital deverá vir junto pois o formato do painel da picape foi pensado para receber o item.
A injeção direta irá ajudar o motor turbo a reduzir emissões e consumo enquanto aumenta a potência. Mas, por outros lado, não irá ajudar na fama do motor de três cilindros da Chevrolet com o público.
Ele já é alvo de críticas devido a correia dentada banhada a óleo, que exige um lubrificante específico em todas as trocas. A injeção direta é outro elemento criticado por especialistas de internet que reclamam de tudo que é novidade.
Essas mudanças pontuais podem ser o que a Chevrolet precisava para segurar o sucesso recente da Volkswagen. O Polo tirou do Onix a liderança em hatches compactos e o T-Cross vem aumentando sua liderança sobre o Tracker.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
So compra 3 cilindros que e louco de pedra..
E o custo de manutenção vai aumentar com certeza, mas o que vale é modernizar.
Redução de custos pra montadora,e prejuízo ao consumidor
A prova do que é ruim ainda pode piorar!
Terá freio a disco nas 4 rodas?
Essa Correia mesmo com relatos de uso de óleo específico está arrebentando antes dos 240.000km e a GM está alegando mau uso para negar a garantia!