Você é um motorista barbeiro! Não? Se você comete esses deslizes, é sim
Ninguém gosta de ouvir que é um motorista ruim; fizemos uma lista de 10 hábitos comuns de maus motoristas e se você faz pelo menos 5, sinto lhe informar
Ninguém gosta de ouvir que é um motorista ruim; fizemos uma lista de 10 hábitos comuns de maus motoristas e se você faz pelo menos 5, sinto lhe informar
Dirigir no trânsito pesado das cidades é um mau necessário para quem precisa ir ao trabalho, buscar as crianças na escola ou fazer outras tarefas da rotina diária. E no trânsito é importante dirigir com segurança e estar atento para não ser um barbeiro.
Uma boa direção no trânsito urbano também é importante para poupar o carro de esforços desnecessários. Portanto, caro leitor, fique atento aos hábitos que listamos a seguir. Se você faz pelo menos metade desses itens, temos notícias ruins…
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Rodando a uma velocidade de 40 km/h o carro percorre 11 metros em apenas um segundo. Aquele momento em que você pegar o celular para responder uma mensagem ou mudar a rota do GPS pode ser fatal.
Na hora que chegar uma mensagem importante, for mudar a música ou a rota do GPS, pare o carro, é mais seguro. Isso vale para os motoristas de aplicativo, que dependem do smartphone para responder os passageiros. É melhor atrasar alguns segundos respondendo com segurança do que bater o seu ganha-pão.
Sinalizar para onde vai é o básico do básico, o motorista que está atrás ou os pedestres não sabem das suas intenções. Outro sinal de barbeiragem é dar a seta muito em cima da curva, podendo pegar outras pessoas desprevenidas. Sinalize com antecedência.
Em vias com múltiplas faixas, a da extremidade esquerda serve apenas para ultrapassagens. Não importa se você está trafegando no limite de velocidade da via ou acha que está com pressa, use a esquerda apenas para ultrapassagem.
A pressa de outro motorista pode ser maior que a sua e você não é o Vigilante Rodoviário para cuidar do comportamento dos outros motoristas. Alguns justificam ficar na faixa da esquerda por estar no limite e quem tentar ultrapassar é infrator. Mas o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que o motorista que está na faixa da esquerda precisa dar passagem a um veículo com intenção de ultrapassá-lo, independente da velocidade.
Manter uma distância segura do veículo à frente te dá mais tempo para reagir caso ele se envolva em uma batida ou tenha que frear repentinamente. Nas estradas é recomendado encontrar um ponto de referência, com uma placa, e contar três segundo entre o carro a frente e você passar por ele.
Na cidade essa dica também é válida, a velocidade é menor mas os imprevistos ainda existem. Pode ser pedestres invadindo a pisa, animais ou crianças. Não cole no carro à frente pois além de barbeiro, você pode bater.
A função do pisca-alerta está explicada de forma clara no CTB: use apenas quando tiver que parar o carro na via em uma emergência ou quando a sinalização exige. Usar o pisca alerta para parar em mão dupla, em vaga proibida ou em movimento é uma barbeiragem.
Os motoristas mais folgados acham que seus problemas são mais importantes que os dos outros adoram usar o pisca alerta como se fosse um passe livre para barbeiragens. Além da inconveniência para quem estiver por perto, esses motoristas podem ser multados pelo uso incorreto do pisca-alerta.
Esse item é polêmico, pois em algumas regiões é assim que o Detran pede para ser feito no exame para tirar a CNH. Se sua região for assim, faça apenas no exame e depois siga a nossa dica. A forma mais segura de agir enquanto dá ré é virado para a frente e checando os três retrovisores — dois caso tenha um carro mais antigo.
Ao virar para trás sua visão fica limitada ao vigia traseiro e perde a referência da lateral do carro que os retrovisores externos. Isso também pode te confundir, levando a esterçar o volante para o lado errado. Em carros com câmera de ré ainda é importante usar os retrovisores para garantir.
Esse é outro item que costuma ser pedido no exame de CNH que não é uma boa ideia no dia a dia nos carros modernos. Saber controlar bem a embreagem é uma habilidade útil na hora de arrancar, mas quando tiver que para na subida pode usar apenas o freio para segurar. E usar o freio de estacionamento para ajudar a arrancar não é demérito.
Segurar na embreagem aumenta em muito o desgaste no componente e deixa as trocas de embreagem mais frequentes. E por ter que manter o motor acelerado, o consumo também aumenta. Mais uma vez indicamos fazer o que o exame pede e depois evitar na hora de dirigir. A não ser que seu carro seja um antigo carburado com a marcha lenta instável.
Carros comuns usam discos de freio e tambores de aço. Com o uso contínuo o componente pode superaquecer e acontece o fading, fazendo o carro perder o poder de frenagem. Em descidas o ideal é usar o freio motor para aliviar o sistema de freio e garantir que ele estará funcionando em caso de emergência.
Em carros manuais é só reduzir para uma marcha mais forte, atentando para não passar do limite de rotação do motor. Em carros automáticos existem posições no trilho do seletor do cambio como “3”, “2” e “L”. Se o carro tiver cambio sequencial é só pedir uma ou duas reduções. Em CVT sem simulação de marchas tem sempre uma posição “L” para essas situações.
O motor à combustão interna dos carros possuem uma temperatura ideal de funcionamento. Enquanto ele está frio, o óleo lubrificante não chegou a todas as partes do propulsor. Até o motor aquecer, o recomendado é pegar leve no acelerador e não usar rotações.
Motores modernos e óleos mais finos aquecem mais rápido, não precisa esperar muito tempo até poder soltar toda a cavalaria de seu possante. Carros sem termômetro trazem uma luz-espia que fica acesa enquanto o motor está frio. Em carros com o termômetro o ideal é esperar ele chegar no meio da escala.
Porém alguns carros como os da Chevrolet dos anos 2000 tem como o normal no primeiro quarto da escala, quando chega no meio já está superaquecendo. Conheça esses detalhes.
Essa é uma dica que vem das pistas de corrida que serve para o dia-a-dia também: seja suave. O sinal abriu? Arranque com calma e suavidade, acelerações bruscas servem apenas para gastar mais combustível. Viu que o sinal fechou? Solte o acelerador e vá freando com calma.
Na direção é igual, faça movimentos graduais e suaves. Um barbeiro faz aquelas curvas onde precisa ajustar o volante constantemente. Com o tempo você verá que essa forma de direção é até menos cansativa e, no fim das contas, levará o mesmo tempo que levava dirigindo de forma mais equina.
Um bom motorista também sabe se posicionar ao volante, o Boris explica:
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Podia colocar também: Queimar faixa em vaga, ouvir som alto em hospital, andar com farol alto em rua, buzinar sem necessidade, colocar carro em esquina, fechar a rua estreita com carro.
Deixar distância segura do veículo que está à frente é algo até intuitivo. O problema atualmente, é que o motorista que está ao seu lado, liga o pisca e entra nesse espaço. obrigando que vem atrás a frear bruscamente. Parece que ao ligar o pisca, toda a preferência do trânsito está com esse pseudo-motorista. Dane-se quem estava na sua faixa e mantinha a distância correta do veículo à frente! E se bater?
Faltou “abrir” para um lado e virar para o outro, como se estivesse dirigindo uma Scania
Concordo
E como faz nas descidas de ladeiras acentuadas nos carros com câmbio automático que não tem as posições 3, 2, L?
Deixe o câmbio no modo D(drive). Os câmbio mais modernos normalmente já possuem o freio-motor no modo D, o que reduzirá para a marcha necessária auxiliando a frenagem.
1, 2 e 4 os erros mais perigosos.
Mas a 3 é que mais me irrita.
O 8 tb é perigoso.
Pois é. Eu era o “barbeiro nota 10” que te irritava. Kkkkkkkk. Mas essa explicação, que é tão óbvia, me fez entender o meu erro.
“Usar o pisca alerta sem necessidade”
Os veículos entregadores de gás na cidade onde moro, trafegam com esses piscas ligados, por ordem da polícia.
Eu penso que está errado.
O que vocês tem a dizer sobre isso?
Rodriguinho…
Está errado “um mau necessário”.
O correto é ” um mal necessário”.
Isso também pode te confundir, levando a esterçar o volante para o lado errado. se alguem corre esse risco eh melhor nem dirigir
Na minha opinião, o pior defeito é o número 6
Não cometo nenhuma das infrações citadas. Sou excelente motorista.
não faço nenhuma das 10 e sou barbeiro…
Po diz aí pq?
Deve ser a profissão dele. Cabeleireiro masculino tá em baixa, hoje todo mundo é barbeiro.