Mountain Bike: conheça as principais modalidades e seus equipamentos
Novo ano começando e muita gente coloca como meta iniciar algum esporte novo: conheça um pouco mais sobre as diversas opções para pedal
Novo ano começando e muita gente coloca como meta iniciar algum esporte novo: conheça um pouco mais sobre as diversas opções para pedal
Dentro do Mountain Bike existem várias modalidades, que apesar de serem praticadas em estradas de terra ou trilhas, possuem características bastante diferentes, o que faz com que as bikes e equipamentos também variem de modalidade para modalidade. Conheça a seguir os detalhes das principais categorias deste esporte tão praticado e amado no mundo todo que é o Mountain Bike ou simplesmente MTB.
VEJA TAMBÉM:
O Mountain Bike – Cross Country Maratona (XCM) é a modalidade mais praticada no Brasil: nela, o ciclista percorre longos quilômetros que podem variar a partir de 50km até 120km (em caso de competições oficiais), por estradas de terra. Normalmente essas estradas não possuem muitos obstáculos técnicos, mas podem ter altimetrias bem elevadas.
Para o MTB XCM é comum o uso de bikes hardtail ou full suspension com suspensão de até 120mm. O vestuário é composto por capacete aberto, sapatilha, camisas (também chamadas de jerseys), bermudas ou bretelles e macaquinhos.
Essa modalidade também possui um calendário repleto de provas por todo Brasil, para ciclistas que estão iniciando até os mais experientes e profissionais.
O Mountain Bike XCO é uma das mais conhecidas pois é uma modalidade olímpica e atualmente temos o brasileiro Henrique Avancini como um dos principais pilotos de MTB XCO do mundo. As competições de XCO acontecem em circuitos que variam em torno de 6 km e podem conter single tracks e obstáculos como rock gardens e saltos.
Os vestuários e acessórios usados no MTB XCO são bem parecidos com os do XCM e também temos um número alto de provas desta modalidade acontecendo no Brasil – algumas somam pontos para o ranking internacional inclusive.
O MTB Enduro vem ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil, podemos dizer que esta modalidade fica entre os dois extremos do Cross-Country (XC) e do Downhill.
Dessa forma, consideramos que ela não possui descidas tão extremas como no MTB DH e também exige a parte física de um modo diferente do MTB XC, ou seja, o biker precisa estar preparado para saltos e descidas rápidas e também com um bom preparado para subir os deslocamentos.
É a modalidade perfeita para quem quer descer trilhas mais íngremes e técnicas, mas também pedalar nas subidas.
Para o pedal de Enduro as roupas e acessórios mais usados são capacetes fechados ou que possuam maior área de proteção, bermudas mais soltas, joelheiras, goggles (óculos) e camisetas.
É conhecida como a modalidade mais radical do Mountain Bike. Nela o objetivo é descer o mais rápido possível em trilhas e pistas extremamente técnicas, com raízes, pedras, saltos e etc. Por isso é muito importante usar equipamento de segurança como capacete fechado e goggles (óculos), joelheiras e calças.
Normalmente é praticado em pistas construídas especialmente para a isso, com saltos, gaps e curvas que exigem muita técnica e velocidade dos pilotos.
Além dos acessórios que já foram mencionados específicos para cada modalidade, existem outros que podem ser muito úteis na vida de todos os bikers. Como por exemplo:
Agora é só escolher a sua modalidade preferida e iniciar no Mountain Bike!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |