Mujica e o mais azul dos Fuscas

Fusca azul de Pepe Mujica não era apenas um carro, mas a materialização do desapego de um dos homens mais influentes de nosso tempo

MUJICA FUSCA AZUL RICARDO STUCKETT
Fusca azul se tornou um símbolo da austeridade de Pepe Mujica (Fotos: Ricardo Stuckert | Presidência da República)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 13/05/2025 às 20h55
Atualizado em 13/05/2025 às 21h11

Morreu nesta terça-feira (13) José Alberto Mujica Cordano, ex-presidente do Uruguai aos 89 anos. Agricultor, militante, guerrilheiro, preso político, Pepe Mujica tornou-se uma das personalidades mais emblemáticas da política global.

VEJA TAMBÉM:

O uruguaio, mesmo quando foi presidente, levava uma vida despojada. E o maior símbolo de seu desapego material era seu Fusca azul, que contrastava com a opulência ostentada por políticos e chefes de estado.

O Volkswagen de Pepe Mujica foi fabricado em 1987 e tinha motor 1600 (Fuscão) de 67 cv. O carro era utilizado rotineiramente pelo ex-presidente, inclusive durante seu mandato, dispensando carros oficiais.

MUJICA LULA FUSCA AZUL RICARDO STUCKETT
Mujica e Lula a bordo do Fusca azul em 2023 

O estilo franciscano lhe rendeu o apelido de “presidente mais pobre do mundo”.  Entre os passageiros de Mujica a bordo do Fusca Azul, estão o linguista Noam Chomsky e o presidente Lula.

O próprio Pepe conta que seu Fusca recebeu ofertas escandalosas. Um xeque árabe quis pagar US$ 1 milhão, no carrinho que tinha valor de mercado de R$ 7 mil.

A oferta foi feita durante a cúpula do G77+China. Mujica disse à época que nunca venderia seu Fusca, mas se caso o negócio fosse fechado o dinheiro seria doado doado para construção de moradias ou ações que favorecessem o povo uruguaio.

O Fusca de Mujica era brasileiro?

Uma dúvida que paira no ar é a nacionalidade do Fusca azul de Pepe Mujica. O Volks do ex-presidente tem em seu registro no ano de 1987.

No Brasil, o Fusca deixou de ser fabricado em 1986. O modelo continuou em linha no México. No entanto, as características do VW são idênticas ao carro feito no Brasil.

Isso porque o Fusca mexicano tem janelas maiores, para atender a exigências de segurança dos Estados Unidos. A versão mexicana ainda contava com luzes de sinalização no para-choque.

O Fusca brasileiro tem as setas sobre o para-lamas. Assim, tudo leva a crer que o carro do ex-presidente é brasileiro, com fabricação em 1986, mas vendido no Uruguai como linha 1987.

Seja como for, brasileiro ou mexicano, o carro de Pepe Mujica apenas ampliou o carisma do Fusca. “Na primeira vez que eu vi o Fusca, achei horrível. Mas com o passar dos anos, nos apaixonamos por eles”, confidenciou certa vez.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 13 de maio de 2025

A personalidade do Fusca é exatamente essa: Ser bom naquilo que faz, sem precisar ostentar e nem seguir modismos.
Uma personalidade simples porém valente, que dispensa estratégias de marketing, pois a sua melhor propaganda é ele próprio
Aprovado pelas multidões que o conhecem, não sente falta e nem gasta mágoas com aqueles que fazem questão de lhe torcer o nariz.
Não há outro carro que melhor combine com Pepe Mujica!

Avatar
Deixe um comentário