Multinacionais que fecharam fábricas no Brasil: 5 casos incluindo o da Ford
Desativação de fábricas da empresa remete a capítulos sombrios da história da indústria automobilística nacional
Desativação de fábricas da empresa remete a capítulos sombrios da história da indústria automobilística nacional
No último dia 11, a Ford anunciou que não produzirá mais veículos no Brasil. De agora em diante, a empresa atuará como importadora, comercializando produtos originários de Argentina, Uruguai, China e Estados Unidos. O fechamento das fábricas da empresa resultou na perda de aproximadamente 5.000 empregos diretos.
VEJA TAMBÉM:
Esse anúncio remonta a acontecimentos semelhantes que ocorreram no passado. Afinal, tal como a Ford, outras multinacionais também fecharam fábricas instaladas no Brasil, com resultados parecidos. Alguns casos foram até mais delicados, pois as empresas simplesmente extinguiram todas as operações no país, deixando, inclusive, consumidores sem assistência.
Frente ao anúncio da Ford, o AutoPapo, então, relembra os casos de 5 multinacionais que desativaram suas fábricas no Brasil. Em comum, todos renderam polêmica e geraram um misto de revolta e de saudosismo nos consumidores. Confira o listão!
Relembre 5 multinacionais que fecharam fábricas no Brasil, incluindo a Ford
O caso da Chrysler é um dos mais conturbados da indústria automobilística nacional. Afinal, a multinacional fechou plantas no país não apenas uma, mas duas vezes. O início das operações no Brasil remonta a 1967, quando a empresa adquiriu as instalações da francesa Simca, incluindo a fábrica localizada em São Bernardo do Campo (SP), mesmo município onde, coincidentemente, a Ford também operou.
Inicialmente, a Chrysler remodelou o sedã Chambord, da Simca, e lançou uma linha composta pelos modelos Esplanada e Regente. Porém, já a partir de 1969, começava a produzir por aqui uma gama própria, formada por modelos como Dart, Charger, D100 e Polara, entre outros. O declínio do fabricante começa em meados dos anos 70, causado, em especial, pelas crises do petróleo.
Em 1979, com vendas em baixa, a Chrysler vende suas operações no Brasil para a Volkswagen. Interessada no know-how da concorrente estadunidense no segmento de caminhões, a empresa de origem alemã mantém a linha de automóveis somente até 1981. A fábrica de São Bernardo do Campo produziu veículos pesados por mais algum tempo até ser fechada, ainda naquela década.
Um retorno ao Brasil foi tentado anos depois. Em 1998, a empresa começou a montar a picape Dakota em uma nova fábrica em Campo Largo (PR). Entretanto, essa unidade industrial encerrou as atividades precocemente, em 2001. O imóvel foi repassado à empresa Tecomseh, que passou a utilizá-lo para produzir pequenos motores a combustão, destinados a exportação.
Contudo, a história ainda teria mais um retorno ao país, já pelas mãos da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que recentemente uniu-se ao Grupo PSA, criando a Stellantis. Em uma nova fábrica erguida em Goiana (PE), são produzidos, desde 2015, veículos da marca Jeep.
A história da Alfa Romeo no Brasil começa em 1968, quando a multinacional italiana adquire a Fábrica Nacional de Motores (FNM), durante um processo no qual a estatal brasileira foi privatizada pelo regime militar. O negócio incluiu a unidade industrial da empresa, localizada em Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ).
Na fábrica fluminense, foram produzidos os sedãs 2.000, 2.150 e, finalmente, o 2.300, este último desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro. Porém, já em 1978, a Alfa Romeo repassou as operações brasileiras para a Fiat. Vale lembrar que, em âmbito global, as duas empresas permaneceram independentes por mais algum tempo, passando a integrar o mesmo grupo apenas em 1987.
A Fiat logo tratou de transferir as operações de Xerém para Betim (MG). Em 1986, porém, o sedã 2.300 deixava de ser produzido na fábrica mineira. A unidade fluminense acabou sendo ocupada pela encarroçadora Ciferal. Já a Alfa Romeo voltou a atuar no país em 1990, mas apenas como importadora, até abandonar novamente o mercado brasileiro em 2006.
Outra multinacional que tem uma história tortuosa no Brasil é a Mercedes-Benz, ao menos como fabricante de automóveis: afinal, a empresa também produz veículos pesados e, nesse segmento, sempre teve operações sólidas no país.
A primeira investida da Mercedes começa em 1999, quando a multinacional inaugurou uma fábrica em Juiz de Fora (MG), destinada ao compacto Classe A. O modelo, porém, teve pouca aceitação e saiu de linha já em 2005. A planta mineira não foi fechada, mas opera com baixos volumes. Desde então, a unidade já montou modelos Classe C e caminhões. Atualmente, produz apenas cabines e tem futuro incerto.
A Mercedes-Benz ainda voltou a atuar como fabricante de automóveis no país. Em 2016, começou a montar os modelos Classe C e GLA em uma nova planta, instalada em Iracemápolis (SP). Entretanto, a unidade paulista teve vida muito curta: fechou as portas em dezembro de 2020. Desde então, a empresa alemã produz nacionalmente apenas veículos pesados, mas segue importando carros de passeio.
A indiana Mahindra é praticamente desconhecida no Brasil, apesar de ter relevância na Ásia e de atuar inclusive nos Estados Unidos. Muitos nem sabem que veículos da marca já foram montados no país: isso ocorreu entre 2007 e 2015, em uma fábrica no polo de Manaus (AM).
Na verdade, tal negócio foi viabilizado graças a uma parceria com a Bramont, uma empresa brasileira que representava a Mahindra. O caso é que a colaboração não deu certo: a planta amazonense produziu veículos utilitários, como Pik-Up e o M.O.V. (um SUV inicialmente batizado de Scorpio), mas nunca atingiu a capacidade pretendida.
Após uma série de dificuldades, a fábrica de Manaus passou a ser operada, em 2011 pela chilena Minvest, mas acabou desativada quatro anos depois. Por sua vez, a Mahindra não se interessou em assumir as operações locais: a marca simplesmente deixou o mercado de veículos. Contudo, ainda atua no país nos segmentos de tratores e máquinas agrícolas.
A história da Ford no Brasil é centenária: começa em 1919, coma montagem do modelo “T” em esquema CKD (Completely Knocked Down, com todas as peças importadas) no bairro Bom Retiro, em São Paulo. Em 1953, as operações foram transferidas para um imóvel no Ipiranga, também na capital paulista. Lá começou, propriamente, a fabricação veículos da marca no país, com componentes locais: o primeiro nacional foi o caminhão F-600.
A unidade do Ipiranga logo passou a produzir a picape F-100, mas primeiro automóvel nacional da Ford foi lançado somente em 1967. O modelo marcou época: era o luxuoso Galaxie. Naquele mesmo ano, a empresa deu um salto no mercado ao adquirir a fábrica da Willys Overland em São Bernardo do Campo (SP). Em 1968, a unidade do ABC paulista começou a produzir o Corcel, que obteve grande sucesso comercial.
Em 1974, a multinacional inaugurava sua terceira planta no país, em Taubaté (SP), para manufaturar motores. Entre 1987 e 1996, a Ford associou-se à Volkswagen, originando a Auto Latina. Durante esse período, alguns modelos da marca alemã foram produzidos pela sócia estadunidense, e vice-versa. No ano 2000, a empresa transferiu a operação de caminhões para São Bernardo do Campo e fechou a fábrica do Ipiranga.
Todavia, a Ford já estava construindo um novo complexo industrial no Brasil, em Camaçari (BA). Inaugurada no ano seguinte, a unidade baiana passou a produzir a gama Fiesta e, a partir de 2003, também o EcoSport. O declínio da empresa como fabricante de veículos no país começa em 2019, com o fechamento da planta de São Bernardo do Campo. Com essa medida, saíram de linha o Fiesta e todos os veículos pesados da marca.
Agora, em janeiro deste ano, Ka e EcoSport, os últimos modelos nacionais da marca, saíram de linha, selando o destino das unidades de Taubaté e de Camaçari. A Troller, comprada pela multinacional em 2007, segue em operação até o fim de 2021 e só será salva da extinção se for adquirida por outro grupo empresarial. É o fim da trajetória da Ford como fabricante de veículos no Brasil.
Fotos: Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Gostei muito, obrigada por essas informações, que eu não sabia, trabalhei na bendis do brasil, uma impresa maravilhosa que amparava com respeito seus funcionarios,tenho saudades da bendis
Eu acho que a Ford como muitas outras mutinacíonais acham muito difícil o Brasil.Veja ninguém suporta a justiça trabalhista,que lesa em muito os empresários brasileiros.Nos Estados Unidos não se tem justiça exclusiva trabalhista,cujos elevados custos onera em muito os cofres públicos.Outro fator contribuinte para as montadoras achar o pior lugar para instalar linhas de produção, é os altos tributos, cuja existência de tributos altos que existe para manter um Estado pesado,que onero ao povo, aqui funcionários do alto escalão do governo federal,estadual,e municipal tem salários bilionários.E para compensar essa falência nacional, temos os altos indices de corrupção.
Bom dia, Jair.
Seu comentário possui tantas falácias que eu nem sei por onde começar.
Quando o senhor comenta que nos EUA não existe isso ou aquilo, só me vem a falta de conhecimento no que tange ao elemento cultural e sociológico que deveria envolver e abarcar toda essa discussão.
Ao ler “a justiça trabalhista, que lesa em muito os empresários” eu já queria ter parado de ler seu comentário. A justiça trabalhista está ai para corrigir as disparidades existentes na relação empresário-trabalhador. Se não houvesse empresas maculando os direitos trabalhistas, não haveria necessidade de haver justiça trabalhista, não é mesmo!?
Os tributos cobrados visam, ao menos em tese, fazer frente aos gastos de educação e saúde públicos no país que, apesar de todos os problemas, este último é muito bem falado mundo afora.
No que tange aos “salários bilionários” do funcionalismo púbico, fiquei me perguntando se o senhor sabe o que significa bilhão, ainda mais dizer que isso ocorre a nível municipal. Tem-se notícia de municípios que pagam seus funcionários abaixo do mínimo e adicionam auxílio para chegar ao mínimo, o que não integra a aposentadoria. Supersalários somente os de deputados e senadores, juntamente com toda corrupção (única parte que vi sensatez no senhor) e com todos os demais auxílios que eles possuem.
Oriento o senhor a ler um pouco mais, a se informar e a fazer frente a quem realmente tem “culpa” nisso tudo. Mas posso garantir ao senhor que um trabalhador que ganha um salário mínimo por mês e depois corre atrás de suas férias e horas extras não remuneradas junto a justiça trabalhista não é o vilão da história.
“O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, comentou que o Brasil, sozinho, é responsável por 98% dos processos trabalhistas em todo o planeta Terra. Detalhe: nosso país tem 3% da população mundial. ”
“Considerada um dos principais gargalos que impedem o Brasil de crescer e sua população de ter melhor qualidade de vida, a carga tributária nacional é uma das mais altas do planeta. Segundo o relatório “Estatísticas Tributárias na América Latina e Caribe 2021”, da Cepal/ONU, a carga tributária do Brasil equivale a 33,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. ”
Percebemos que o relato anterior (Sr. Jair) carece de fontes e informações mas, subentende que os argumento apresentado encontra-se corretos. Presenciei muitos casos de empresas ( Fabricantes de Peças ) saindo Brasil e Indo para o Uruguai, recentemente o caso FORD que saiu mas permanece Argentina ( Pais em dificuldades estremas ).
É apenas seu equivocado ponto de vista. O Brasil é um dos cinco maiores e o melhor do mundo.
Não se deve generalizar. O povo brasileiro é o melhor do mundo, em todos os aspectos. Pessoas espelham o que são e querem medir os outros pelas suas medidas limitadas.
Engano seu, o brasileiro dá nó até em goteira além se ser acomodado e ficar reclamado da poltrona. Não age. O Brasil está nesta merda por causa do povo que aí vive. Este presidente que está no poder faz cagadas uma atrás da outra e continua no poder. Educação no Brasil é medíocre.
O problema do mercado é a competitividade. Para competir precisa educar seu povo. O produto do vizinho é mais barato pois ele investe em tecnologia.
O Brasil não investe em tecnologia, o que é o mesmo educar seu povo para competir com o mercado. O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo. Agora eu te pergunto, as colhedeiras são fabricadas no Brasil? É mais vantagem importar pois os nós cegos não aprenderam a fazer nada. Culpa do sistema. Tudo isto gera desemprego. Quanto mais desempregado pior a economia pois tudo se estaguina. Ninguém compra pois não tem dinheiro. O governo não arrecada pois não tem consumo.
O investidor espera por estabilidade política para inverstir. Quem irá investir no Brasil se tudo é IMPEACHMENT. Além de não tem investimento de fora os que aqui estão, estão saindo fora.
É apenas seu ponto de vista. Diga-se, equivocado. Além do Brasil ser um dos cinco maiores, é o melhor do mundo.
Não se deve generalizar. O povo brasileiro é o melhor do mundo, em todos os aspectos.
quanto mais eu leio destes comentarios, mais me convenço que brasileiro e um povo vira- lata
so entende sobre futebol, bundas, e carnaval.
É apenas seu ponto de vista. Diga-se, equivocado. Além do Brasil ser um dos cinco maiores, é o melhor do mundo.
Não se deve generalizar. O povo brasileiro é o melhor do mundo, em todos os aspectos.
Concordo com você , tudo para o povo brasileiro e futebol e carnaval , toma !
futebobolandia e aqui
Bom dia, Boris porque o Governo Federal Brasileiro não abaixa os impostos como icms , Ipi para os veículos para as fábricas de automóveis no Brasil, com isso incentivaria as fábricas para vir para o Brasil. E também incentivar as outras fábricas de peças.
ICMS é estadual.
A América é o continente mais corrupto do planeta Terra, precisamos de uma reforma tributária.
Aí amigos do autopapo.
Concordo com quase tudo aí.
Tirar de linha uma PAMPA…
3 LUGARES, MAIOR CAÇAMBA,ECONOMICA, E TINHA ESTILO, Pra lançar aquela equisitisse da Currier… São mesmo um bando de incompetentes.
Espero que o brasileiro prestigie os que produzem aqui e dão empregos para nossa gente.
Afinal, quem precisa da Ford aqui. Mó in
Concordo Derly, aliás trabalhei com uma Pampa, econômica confortável e bom espaço interno.. O problema é que de maneira quase que geral, as indústrias automobilísticas sempre deram as cartas por aqui e isso se deve aos péssimos gestores que sempre tivemos(presidência,senado, congresso, etc..) muita corrupção e pouca competência e brasilidade. Um país tão imenso rico como o nosso não poderia jamais viver sempre à mercê de investimentos externos. Veja o caso da vacina contra esse vírus, temos um Butantã aqui que se não tivessem desviado tantos recursos de pesquisas, certamente teríamos hoje, condições de desenvolver nossa vacina e “oferecer p/o mundo..
Qto a Ford,trata-se de empresa que não teve e não tem competência p/concorrer no mercado. É uma pena a perca de tantos empregos, é o preço que o país paga pelas gestões de governos desastrosos.
Ford ta indo tarde xô
Agora vão saver quanto pagar em uma peça importada do veiculo Ford para o Brasil..
Parte e pense : faz 30 ou 40KM/L? Não. Tem garantia total de 5 ou 6 anos?? Não. Tem seguro total pago pelo fabricante enquanto estiver com o CARRO??? Não. É elétrico??? Não. Por que vou pagar $ 10 mil de impostos se um velho de 95 não tem impostos???
Em relação ao fechamento da Ford no Brasil, a culpa não é do nosso país, tendo em vista que a Ford fechou fábricas na França e Austrália… A crise é mundial! Infelizmente a Ford não acompanhou a concorrência e teve que fechar…
Comentando uma pergunta, no Brasil é uma luta para concertar um aparador de grama 2T o que dirá de um carro elétrico com nossos excelentes asfaltos desregulam tudo
Agora o certo não comprar mais carros da ford comprar carro feito no Brasil da emprego aqui
QUERIA MAIS INFORMAÇÕES DAS MONTADORAS DE VEICULOS SOBRE OS CARROS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOS PORQUE ESTOU AFIM DE FAZER ALGUNS CURSOS VOLTADO PARA MOTORES ELÉTRICOS E HIDRIDOS NO SENAI E NA UNIVERSIDADE QUANDO EU VOLTAR PARA UNIVERSIDADE, SOU FORMADO TÉCNICO EM MECÂNICA.
Concordo com muita coisa dita por esse especialista!
Me lembro bem na fusão VW/Ford, a Autolatina.
Pra Ford, foi um achado, pra VW, uma tragédia, pois os veículos Ford, produzido na Voks, eram igualmente montados e revisados, com a qualidade do controle de engenharia de produção, já os veículos da VW, prosuzidos na Ford, sofriam sabotagens, eram liberados, mesmo se constatassem defeitos, foi um escândalo quando descobriam essa sabotagem!
Eu trabalhava na época, na Garantia do Produto na VW, não havia mais espaços para estocar peças devolvidas pelas concessionárias,foi jogo sujo, ainda bem que acabou!
Enfim…Estamos saindo da situação de Terceiro Mundo, pulando a etapa de Quarto, para Quinto Mundo. Ou seja, Quinto dos Infernos. Nós abrimos mão de nossa liberdade individual e entregamos para o Estado. E o Estado nos torna filhos da Pátria. ..ops! ( erro do corretor )…Na verdade, filhos da P…
Nada a ver!!!!
Caro cidadão. Peço desculpas pelo lapso. Eu fiz anotações no bloco de notas em resposta à um comentário numa discussão sobre um embate entre O “Contrato Social ” de Rousseau, com Thomas Hobbes ” O Leviatã”.Enfim, respondi de forma Senso Comum ” , para um cidadão iletrado , que emitiu comentários em uma matéria com teor acadêmico. Justifico assim, esse comentário ” non sense” , nessa matéria, que eu lia apenas por mera curiosidade.
Mui respeitosamente :
Prof. Dr. Sérgio H.Kiemler.
E ainda querem a volta do barba de 09 dedos ao poder, sendo que a Ford só saiu do Brasil porque a mamata dos subsídios bilionários concedidos pelo desgraçado acabou!
A GMB não ia investir 10 bilhões no Brasil, ela não iria utilizar as fábricas da Ford.
A GM esta nacionalizando alguns modelos que antes vinham do México, como o Tracker, mas é improvável nesse momento que a GM compre ou alugue a unidade fechada da Ford em Camaçari.
Feliz mesmo está a indústria que “vendeu” 15 milhões de reais em latas de Leite Condensado para o carrinho de compra anual do Palácio da Alvorada ☹️
Se fosse só leite condensado,tava bom. Dá uma olhada nos demais produtos e no custo total disso.UM BI e 6000 MI! Dá pra imaginar!? Nunca vi uma família comer tanto. Barbaridade!!!
Bom negocio, fechar fabrica de carros e montar fabrica de leite moça, mercado garantido, quem sabe a Ford volta como leite condensado?kkkkk Assim pagara menos impostos
Bom acho que se algo não for feito logo não vai mais ter de onde os políticos tirarem o dinheiro pois a maioria pobre desse país que paga mais que arrecada não vai ter nem pra pagar o imposto dos alimentos porque nem pra comprar comida está dando com O salário de fome ou seja o mínimo. pois se eu não ganho eu também não tenho como gastar. É triste mas é essa nossa realidade.
Entendo Monica, não esta fácil pra ninguém, é global, principalmente na america Latina, é um agravo sofrido pela pandemia, é generalizado, os índices de preços em vários países subiram, por conta da lei da oferta e da procura, produção parada em alguns setores pelo fechamento exagerado e a demanda de consumo exacerbada em contrapartida, como alguns que até estocaram… Creio que ate o segundo trimestre, os preços caiam e a tendência seja de normalização do IGPM. Abraço.
Unidade fabril, fábrica, prédio tudo, menos “planta”. A indústria automobilística não vende flores.
Num país que a corrupção é altíssima, a carga tributária altíssima, o que uma multinacional espera para o futuro. Só tem ladrão, começando pela política, passando pro judiciário e MP, NÃO fica ninguém para salvar à pátria! País arrasado moralmente no exterior,credibilidade, 000000000!!!
16 Anos de esquerda, Lulinha, Dilminha e Teminho agravaram a pátria nessa situação esdrúxula que encontramos, no Judiciário mesmo, a maioria dos ministros do supremo foram indicados por esta turminha, que alias, estavam lá para defender eles mesmos e soltar meliantes condenados em 2ªEst, inclusive o chefe do grupo foi solto. Lamentável… Para piorar a Ford já estava mal das pernas há muitos anos, a nível Global, fechou fabricas em todo o mundo, por conta falta de investimento & aperfeiçoamento do portfólio, e findou por se agravar com esta Pandemia, lamentável mesmo, e ainda há quem culpe a gestão atual com meros 2 anos apenas, muito lamentável a cultura nesse pais.
Está equivocado… No tempo do Lulinha o país cresceu e faturou como nunca… Série histórica … O miliciano travestido de comandante que tá azedando o moio!
????????????????????????????????????????????????????????????????????
Cidadão vivemos em uma democracia, respeite a opinião alheia, leia mais sobre questão fiscal que é aplicada aqui e lá fora, para ver o quanto pagamos de impostos num veículo e demais bens de consumo!
NNem da para perder tempo.. o pt colocou todos la para lhe ajudar, é isso. E os mesmos comprados pelo pt acabaram com o partido permitindo essa lava pt.. Os melhores anos do brail foram quando onpt estava no governo. Eu mesmo viajei para 6 paises. Todo mundo ganhou.. o muu o brasil esta assim por causa do golpe por causa do aecio. Plr causa do dolar alto por causa dos imbecis que votaram numa lesma um assassina par ser presidente desta porcaria cheia de doentes mentais
Concordo plenamente contigo…mas se viajou por tantos países deveria ter se mudado para Cuba,que ao que lhe parece seria o melhor lugar pra tú e não esse país que você acha medíocre…
A culpa é de todo mundo. Menos do bozo. Né?
Pra dá de barato, digo q 80% das suas informacoes no seu post são chutes, ou por ignorância sobre os fatos, ou por mentira deliberada.
É só dar o icentivo fiscal de bilhões de reais, que qualquer indústria fica no país, mas se não der… tchau tchau! Legal a contrapartida né!
EXTERMINIO DE EMPRESAS
.Todas as empresa do mundo só sobrevive ganhando dinheiro, fruto do seu trabalho. Não importa como. Mas o certo é que graças a elas todos que estão empregados estão sobrevivendo. Os empresários são mentores espirituais que encarnam para promover o progresso da humanidade . Através de empreendedores inteligentes eles edificam instalações industriais, constroem pontes, estradas, veículos, aviões , hospitais, indústrias farmacêuticas, inventam, e pesquisam com ajuda de equipes de técnicos, engenheiros, cientistas, e através do seu empenho ainda recolhem os impostos que vão manter e sustentar as instituições públicas e privadas de um pais, tais como, os diversos ministérios, as forças armadas, o judiciário, professores médicos e policiais, etc. Portanto eles são os trabalhadores do bem ao contrário do que se está propagando neste país ultimamente. Se são pegos sonegando algum imposto, pois eles não sonegam tudo é porque as próprias instituições abusam e atormentam de forma excessiva nesta cobrança, na maioria das vezes desperdiçando com excesso de gastos e mordomias, basta ver as despesas monstruosas do judiciário hipócrita e imoral. Se pagam propinas é porque são obrigados a pagar através de funcionários e políticos corruptos que ja deveriam ficar satisfeitos com o salário que ganham. Não se admite que na maioria das vezes eles sejam humilhados e presos por ter feito o seu maior dever que é o de preservar a sobrevivência das empresas sobre seus cuidados. A falência ou o impedimento das suas atividades vai causar muito mais fome, miséria , violência do que simples desvios de dinheiro que na maioria das vezes serve como reservas estratégicas para as fazes mais agudas ou mesmo investimentos na própria empresa que vai resultar em mais empregos , progresso e arrecadação de impostos . Os momentos de lazeres em que eles vivem com algum luxo é perfeitamente aceitável dentro de certos limites , desde quando são merecedores pelo papel que exercem de manter o progresso no mundo. Os adversários do progresso são espíritos satânicos que incorpora no corpo físico para promover o ódio e a violência entre as pessoas.
Perfeito.
Junte-se os empregos indiretos.
O melhor programa social. O emprego.
Fala demais da conta, meu filho. Sabe nada inocente.
Muitobem colocado sua mgs,se os empresários deixarem de investir e inovar poderao sim,usufruir de seus esforços e afundar mais o Brasil.Nao é justo eles tentarem o melhor pros trabalhadores e todos repassarem.pto governo sustentar esssas corjas de sugadores do povo brasileiro
Deixem esses politicos sem dinheiro que mos repassamos pra eles fos imposto que pagamos
Sempre que uma empresa encerra suas atividades, seja a lavanderia do bairro ou uma grande fábrica, como a Ford, o problema maior, não é só da economia do País e sim, o problema social, pois o desemprego aumenta exponencialmente. É triste, muito triste.
Rapaz vc descobriu a polvora hem
Kkkkk
Meu caro, vou “desenhar prá ti” ok? Talvez tu nunca precisou se levantar numa segunda-feira bem cedo e ir prá uma fila na frente de uma empresa se candidatar a uma vaga pq a empresa que tu trabalhou por anos, fechou…bom prá ti…pq eu precisei fazer isto e vou te dizer uma coisa: não é nenhum pouquinho engraçado….esta, infelizmente, é a realidade de milhares de brasileiros/as…como disse no outro comentário, é triste…muito triste.
Em 2012/13(?) a GM fez um estudo no Brasil e apresentou os seguintes fatos :
Custo operario da fabrica de São José dos Campos 2.300,00
Custo operário da fábrica de São Caetano do Sul 1.800,00
Custo operário da fábrica de Gravatai 1.400,00
Custo operário da fábrica da Argentina 800,00
Lucro da GM nos EUA em um SUV tipo TAHOE, SUBURBAN, ETC
Acima de 20.000,00 dolares
Se você tentou dizer 20 milhões, faltou zeros.
20.000.000.00. Os dois últimos zeros são centavos.
Escrita de valores por extenso em cheques:
R$ 1.000,00: mil reais
R$ 1.250,00: mil duzentos e cinquenta reais
R$ 1.100,00: mil e cem reais
R$ 1.956,00: mil novecentos e cinquenta e seis reais
R$ 1.062,00: mil e sessenta e dois reais
No Brasil pouca empresa dura um pais com tantos recursos poderia ser de primeiro mundo mas nao e porq e uma roubalheira so o pais esta afundado na lama da corrupcao… nada cria raiz no pais porq tem que pagar pessoas pagar pedagio assim dizendo pra manter se aqui e triste a cituacao do brasil um pais rico e pobre ao mesmo tempo
Políticos ganham mais de 100,000,00 e muitos mais de 500.000,00 reais ao mês, pode isso? Comem dinhero? ? ?
Ainda faltou mencionar o fechamento da Karman Guia do Brasil que era uma montadora instalada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Vavá, infelizmente não consigo te responder porque não tem o botão responder em sua mensagem.
Mas a culpa sem dúvida é do Presidente do país o qual não cria mecanismos para manter as empresas e os empregos no país. Como ele pode fazer isso? Reduzindo a carga de impostos tanto dos insumos, quanto do produto acabado quanto dos próprios empregados.
Tudo isso inviabiliza o empresário de manter suas operações no Brasil.
Porque acredita que a Ford foi para outro pais? Porque lá ele tem mais lucro, simples assim.
Cara, você acha mesmo que o Governo deveria ainda dar subsídio a Ford com essa economia em frangalhos, depois de todo o dinheiro gasto com auxílios, saúde etc.
A Ford não foi para outro país, apenas saiu do Brasil, assim como saiu da Austrália e outros países.
Na atual caminhada financeira da empresa, a Ford tende a encerrar suas atividades mundialmente. Apesar de seu processo fabril ainda se concentrar na Argentina e Uruguai, para a América do Sul, observa-se claramente que a empresa tenta a todo custo manter o seu foco no EUA, onde o governo, até então, mantinha programas de incentivo financeiro visando salvaguardar marcas norte americanas do declínio, como ocorreu anteriormente com a GM.
Amigo, Se não podia dar subsídio porque o país tá quebrado perder uma fábrica e vários empregos ganha o que???
Não foi isso que escrevi aí em cima. Concordo com você que não devemos ficar dando subsídios para as empresas, mas as empresas não aguentam mais pagar tantos impostos. Precisamos de uma reforma econômica de forma que as empresas não paguem impostos em cima de impostos várias vezes sobre o mesmo produto. Aliás não só as empresas. Nos consumidores também. Pagando impostos várias e várias vezes sobre o mesmo produto os custos ficam impraticáveis aqui nesse país.
Mais eles não pagam tantos impostos, nos que pagamos, todos os impostos são jogados nas nossas costa, pagamos frete e não recebemos os carros em casa kkkkkkkkkk
Culpa do presidente ? Estamos em Pandemia mundial amigo, ela também fechou 6 fábricas na Europa, vc sabia ? Essa bomba também cairia no colo de outros presidentes, a não ser que injetasse nosso dinheiro neles. Pq outras montadoras não fecharam ? Vamos ser coerentes !!!
???
Realmente discutir com Bolsonaristas não adianta. O nível cognitivo é baixo e apesar de tentar explicar não entendem que se o governo cobra impostos demais tanto para a fabricacao (Ford, Sony, Mercedes Bens além de wallmart e outros tantos microempresários Brasileiros que fecham as portas e aumentam o desemprego no país) quanto para nós consumidores que acabamos pagando 45% de impostos sobre por exemplo a compra de um carro, lógico que as vendas de carros serão menores porque afinal em um carro de 100mil, nos pagamos 45 mil só de impostos, imagina de pudéssemos comprar um carro com menos impostos o que ocasionaria mais vendas, pois mais gente conseguiria comprar carros, aí todo o giro de dinheiro e empregos que isso iria poder proporcionar. É imposto sobre imposto e isso onera demais os valores. Precisamos de reforma tributária nesse país urgente.
Parabéns… alguém pensa por aqui.
O comentario é o fechamento da ford,ai vc comenta, vira argumento politico esquerda centro e direita,sendo que todos sao errados
Quanto equívoco no seu comentário.
Quanto erro? Cite um exemplo já que é tão entendido.
Já comprou algum carro zero na vida? Imagino que sim.
Mas já olhou no rodapé da NF? Lá estão descritos todos os impostos pagos a União e ao Estado. O erro não é só deste presidente, mas de todos que não tiveram a coragem de refazer a reforma tributária.
A culpa NÃO é de nosso Presidente..e sim dos nossos politicos que não desengaveta nada “REFORMA TRIBUTARIA “ e imposto unico , como é na Europa , EUA , e Ultramar…
Carlos, o Congresso cansou de esperar pelo projeto do governo de reforma Tributária que até agora não foi enviado, porque o Guedes quer que quer voltar com a CPMF(mesmo que disfarçada)
SIm, é do Presidente sim a responsabilidade de fazer a reforma tributária. Desse presidente e dos outros que aqui passaram.
FE… Amadurece cara,… vai culpar o presidente pelo derretimento das geleiras também? Pela extinção dos plânctons nos oceanos também? Vai culpa ele por que sua namorada te deixou também? Frustração é normal, mas você escolheu o pior álibi. Fica na paz.
Muda para eua
Kkkkkk
O Palmeiras não tem Mundial…kkk
Vai te tratar debilóide.
O grande erro, é os governantes desse país chamado Brasil, eles não dão a maior importância pelas fábricas estrangeiras,hoje um empresário nesse país ele gasta mais do que ganha,tem vários motivos pra quebrar uma fábrica, os impostos caros, energia elétrica um absurdo, os sindicatos que não dão maior importância para os empresários e tem muitos que pagam aluguel para montar uma fábrica porque o governo não dá nenhuma oportunidade para os empresários, funcionários que entra com uma ação contra a empresa.
Hoje com essa crise e essa pandemia só os políticos que estão ganhando dinheiro, por isso que quando chega época da eleição todos querem se candidatar ficam loucos para ganhar na eleição para mamar nas tetas do governo. Lamentável, essa é a pura realidade…….
Ford tem diretores fraquíssimos.
Porquarias como as carroças da Ford podem sumir, não comprem ka, Ecosport e outros bagulhos comprem Chevrolet, inclusive o Cruze morto pelo Boris sabe nada pois o Cruze 2021 está show de bola e é o carro sedan mais vendido nós países da América do Sul com excessão do Brasil que aqui é o vovôrolla ou vovôrolla
Chevrolet é outra também, com projetos defasados motores com tecnologia ultrapassada, Onix, Prisma, lá e aqui, quase vai a falência com demissões em massa. Quem continua até o momento bem na fita ainda é Toyota, Fiat, Honda!
As indústrias no Brasil tem osciosidade de pelo menos 35%. Isto posto, desmotiva quaisquer motivacionais a permanecer. A situação deve se agravar em decorrência da infração, perda do poder aquisitivo e precarização do trabalho. Conclusão: as reformas de cunho neoliberal, não geram riqueza, apenas pobreza e concentração de renda.
Somos um país colônia exportadores de comodditie.nao temos força tecnológica nem fabril para possuirmos nossas próprias montadora,vamos nos contentar a importar mais é fabricar quase nada,isso lave pra quase todo tipo de bens do automóvel ao eletroeletrônico.
País sem liderança que exporta o algodão pra importar a roupa nunca deixará de ser Colônia.
Ne outro segmento a Dorma saiu do Brasil devido a altos % de tributação inclusive do INSS sobre faturamento hoje fabrica na China e exporta para o Uruguai e reexporta para a América Latina sem imposto por estar no Mercosul.
Essa política de só imposto e mais imposto vai tornando o país inviável.
Fica a velha história cobrei caro mais não vendi.
Voce nao pode culpar infantilmente os 2 anos de governo atual por conta dos erros dos 16 anos de governo anteriores… A ford ja tambem mal das pernas ha muito tempo por conta de portifolio desatualizado e perda de competitividade global, agravado pela pandemia, o governo atual nao poderia conceder ainda mais incetivos para manter uma gestao incompetente da Ford praticamente usando impostos que podem e estao sendo usados para saude e infraestrutura. Informe-se n esquerdismo tem cura, e o remedio eh cultura.
O congresso Nacional tem que rever as leis. Não tem empresa que suporte está carga tributária.Como baixar se antes de ligar a máquina já tem que pagar.Eu não sou empresário.
Tem muita fábrica de automóveis no Brasil, o povão não tem salário para comprar carro novo, deixa tudo para elas(montadoras).Outras irão fechar, e o IPVA? de um carro novo, isso ninguém fala.
Na área de petróleo uma centena de empresas fecharam ou diminuíram suas operações, graças ao lava jatismo descabido, sem separar o joio do trigo…e com este governo mais saíram.
Velhos tempos, belos dias!
É uma pena que tantas fábricas boas fecharam o certo seria voltar com forças totais e inovar a produção principalmente para dar mais empregos para quem precisa
Com essa Presidência atual que arruma encrenca com o Mundo Inteiro? (no sentido literal da palavra)
Se conseguirmos manter as empresas que estão no país até 2.022 será um grande feito para essa turma de encrenqueiros.
Continue colocando seus impostos para subsidiar os incompetentes. Por que será que as outras continuam bem? Já se perguntou?
Por que o governo da Bahia não pulou na frente do governo federal e segurou a Ford? Poderia ter feito, mas não fez!
Faltou a Ford enxergar o mercado brasileiro. Ela já vinha caindo há anos, desde o governo petista, que também não fez nada para resolver a questão. Na verdade, a saída da Ford é técnica. Seus produtos não são competitivos no mercado nacional. Se a CAOA assumir com certeza dispara. Assim foi com a Chery que quase fechou a fábrica.
O Brasil não é para amadores…
Quem quer sugar o país, tem que sair mesmo. A culpa de saírem de um país tão bom e promissor quanto o Brasil é má gestão da empresa.
enquanto o governo não reduzir os encargos eos imposto muitas empresas não vai aguentar . muitas vão fechar as portas se o governo não fizer nada vai ser um colapso na economia . eai não vai ter
dinheiro pra nada
Tenho um carro da marca FORD…e agora qd for vender quem vai pagar o valor?….No Brasil infelizmente “PODE TUDO”…O consumidor que se dani….
Pessoal,os problemas existentes no Brasil, continuam sendo: altos impostos, corrupção, e diretores de empresas sem qualificações.
O Governo BRASILEIRO,continua sendo refém das Mutinacionais. Sempre exigindo incentivos, carências para pagamentos de impostos, e mais ainda empréstimos com juros baixíssimos. Pura chantagem.
A Ford por exemplo, tinha deduções milionárias do governo Federal, só para manter empregos.
Felizmente, o governo está revendo todos estes contratos.
Espero que estas mamatas e corrupção diminuam com este novo governo que começou a combater a CORRUPÇÃO.
A Ford anunciou em 2017 que iria embora do país
Não por causa de presidente algum
Estão e vestindo em suvs e carros elétricos
Que aqui e um mercado desfavorável para eles
Vamos parar de botar a culpa nos governantes gente
Ok
Vava leve os gorvernantes todos pra sua casa
Sabe de nada, desde quando acabou a autoestima a Ford ameaça deixar o Brasil, saiu agora porque a presidência não vai continuar a socar 20 bilhões para eles fabricar essas carroças.
Ïhjd
Todos que criticam o governo atual esquece que essa política corrupta já vem de décadas , não começou agora e não vai terminar agora