Nikola, fabricante de caminhões elétricos, pede falência
Nikola era vista como uma empresa pioneira, mas depois de sucessivos tropeços e incapacidade de colocar realmente um produto na praça, o sonho acabou
Nikola era vista como uma empresa pioneira, mas depois de sucessivos tropeços e incapacidade de colocar realmente um produto na praça, o sonho acabou
A fabricante de caminhões elétricos e com células de hidrogênio Nikola, pediu falência nos Estados Unidos. O processo voluntário, em que a própria empresa se declarou em bancarrota, foi apresentado no tribunal de Delaware. Ainda de acordo com a montadora, o plano é vender os ativos restantes e realizar uma liquidação estruturada da empresa.
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A situação financeira da montadora estava em declínio há algum tempo, e a mesma tinha planos em ações para levantar capital adicional e reduzir as dívidas, porém sem sucesso. “Nossos melhores esforços não foram suficientes para superar esses desafios significativos” comentou o CEO, Steve Girsky.
O pedido de falência ainda precisa da aprovação do tribunal para efetivar a venda, o que permitirá aos interessados, caso existam, de comprar os ativos da empresa. A montadora ainda declara que continuará algumas atividades de pós-vendas até março 2025, e que após esse período vai precisar de parceiros para continuar os serviços.
Fundada em 2014 por Trevor Milton, a Nikola tinha a proposta de construir e desenvolver caminhões elétricos e a hidrogênio no qual poderiam atender plenamente as aplicações e necessidades logísticas nos Estados Unidos. Em 2020, a montadora apresentou um vídeo do seu protótipo NIKOLA ONE, no qual era um caminhão a hidrogênio rodando em uma estrada, porém logo se descobriu que o caminhão literalmente foi jogado morro abaixo, e ele não tinha nem motor para deslocamento.
A Nikola se declarou culpada e em 2021, o fundador e ex-CEO da Nikola, Trevor Milton foi indicado por mentir sobre ‘quase todos os aspectos do negócio’ e outras duas acusações de fraude de valores mobiliários. Após o indiciamento, as ações da Nikola chegaram a cair para US$ 12 dólares.
Vale lembrar que em 2020 a Nikola chegou a ter uma parceria com a General Motors para o desenvolvimento de uma pick-up elétrica. O projeto não chegou a ir para frente por desistência da GM diante das polêmicas.
Passando as polêmicas e desistências de alguns parceiros, a Nikola apresentou o modelo TRE que era montado em cima do Iveco S-WAY, o que também marcava a parceria com a montadora italiana. De acordo com os planos, os modelos, tanto da Nikola como da Iveco seriam e chegaram a ser feitos na fábrica montada na cidade de Ulm na Alemanha.
Em 2023 ambas as montadoras chegaram a um acordo e a parceria foi encerrada, ficando a Iveco com controle da planta em Ulm. E o direito de continuar a desenvolver os seus modelos para os mercados que atuam, nascendo assim o eS-Way.
O pedido de falência da Nikola mostra que o mercado e a implementação de caminhões elétricos ainda passam por grandes dificuldades para a sua implantação. Além disso, existem outras oportunidades mais baratas como modelos a gás, que podem ter redução de emissões de CO2 superior a 90%.
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