Lauster MF-60: o caminhão gigante que encarava tanque de guerra
Modelo era parte de uma solução criativa para medir a força e capacidade de tanques de combates e ainda funciona
Modelo era parte de uma solução criativa para medir a força e capacidade de tanques de combates e ainda funciona
Veículos pesados estão em circulação há décadas. Muitos deles para aplicações muito peculiares, como foi o caso do MAZ 7904, gigante soviético criado para transportar mísseis durante a Guerra Fria. Mas bem antes, nos anos 1930, a empresa alemã Lauster começou a construir veículos pesados e especiais destinados a operações militares.
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Entre esses estava o Lauster Wargel LW 5, que era um caminhão articulado, semelhante a um trator. Esse grandalhão tinha 12,4 metros de comprimento com 3 metros de altura e 3,56 de largura, além de peso bruto total (PBT) de 36 toneladas.
Esse caminhão, que na verdade era um trator, era equipado com dois motores Maybach HL 108 com potência de 235 cv e cada um era instalado em cada uma das sessões. Ou seja, um motor na frente e outro atrás. Solução de engenharia que lhe deu a possibilidade de rebocar tanques de até 53 toneladas a uma velocidade média de 30 km/h. Algo surpreendente para a época, mesmo que o modelo nunca tenha saído do modelo protótipo.
Diferente de outras indústrias que foram extintas com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Lauster continuou com as suas atividades e desenvolveu outros modelos militares. Assim, nos anos 1970, ela apresentou o Lauster MF-60.
O MF-60 era um caminhão com tração 8×8 que se assemelhava a uma locomotiva, e com isso suas dimensões também gigantes. O modelo tinha 15,4 metros de comprimento, 3,6 metros de largura e 4,2 metros de altura. Seu peso bruto total era próximo de 80 toneladas.
Para mover todo esse peso, o MF-60 recebeu dois motores MTU MB 838 de 19 cilindros com capacidade volumétrica de 37,4 litros cada. Era o mesmo motor que equipava o tanque Leopard I. Com o uso dos dois motores, o MF-60 tinha 1.850 cv. Muita dessa potência era aplicada para fazer desse caminhão uma espécie de dinamômetro para aferir os tanques de guerra.
Dentre os testes que ele conseguia fazer, os tanques eram acoplados ao MF-60 por meio de um eixo rebocador e com isso era possível fazer medição de potência, tração, consumo de combustível, assim como durabilidade de componentes. Com sistemas avançados para a época, ainda era possível fazer simulações de diversas condições climáticas, tipos de superfície ou ângulos de inclinação.
Os registros de atividades do MF-60 são precários. Calcula-se que o caminhão tenha custado o equivalente a 2,5 milhões de marcos alemães, quando foi encomendado em 1975. Já a Lauster ainda é uma empresa ativa. No entanto, atua como escritório de consultoria e engenharia que presta suporte em processos de desenvolvimento.
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