O sedã médio foi todo reformulado por dentro e por fora, ganhando tecnologias vindas do Kicks, mas sob o capô é bem familar
Após ter o desenho vazado na China, a nova geração do Nissan Sentra foi lançada nos EUA. O sedã seguirá produzido no México, que é um sinal de que deverá vir para o Brasil graças ao acordo bilateral que temos com esse país.
Mas o desenho avançado da nova geração e o interior moderno não serão acompanhados por uma mecânica avançada. Sob o capô da nova geração está o mesmo motor 2.0 aspirado da atual, que trabalha junto de um câmbio CVT.
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A plataforma também é a mesma da geração atual, a CMF-CD feita em parceria com a Renault. Por isso, ele continua com a suspensão multilink na traseira. As medidas mudaram pouco: 2,70 m de entre-eixos, 4,65 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,44 m de altura.
O desenho da carroceria segue a nova filosofia de design iniciada com o SUV elétrico Ariya. A grade trapezoidal se integra a tomada de ar inferior e os faróis, que por sua vez utilizam três canhões de LED.
Quem já viu o painel do novo Nissan Kicks nacional vai ficar familiarizado com a cabine da nova geração do Sentra. A central multimídia com tela integrada ao painel digital, ambos com 12,3 polegadas cada, são os mesmos usados pelo SUV compacto.
O mesmo vale para os botões físicos que comandam o volume do som e trazem alguns atalhos, que ficam entre duas saídas de ventilação. Os comandos touch para o ar-condicionado também são similares aos do Kicks, mas no Sentra possui duas zonas de climatização.
Uma diferença no interior está no console centra, o Sentra utiliza uma alavanca para selecionar as posições do câmbio CVT. Mas os outros botões e a posição do carregador por indução são similares aos do Kicks.
O volante do sedã é de dois raios, com mais botões e compartilhado com os elétricos da marca. E dessa vez o freio de estacionamento deixou de ser o pedal, o eletrônico finalmente foi adotado.
Um detalhe que chamou a nossa atenção no novo Nissan Sentra foi os três encostos de cabeça traseiros serem integrados ao banco, incluindo o central. Isso é uma das medidas de redução de custos que a marca está adotando, mas nesse caso atrapalha a visibilidade pelo retrovisor interno.
Quem vai atrás ainda não conta com saídas de ventilação dedicadas. Em contrapartida, o Nissan Sentra agora possui airbags laterais para o banco traseiro, totalizando a contagem em oito bolsas de ar.
Os modelos topo de linha seguem com o sistema de som Bose, com oito alto-falantes, e o teto solar.
O Nissan Sentra de nova geração segue com o mesmo motor 2.0 aspirado do modelo atual. Trata-se de uma evolução do motor que estreou na geração lançada em 2007, apelidada no Brasil de “tiozão” por causa da icônica campanha de lançamento.
Na versão atual ele utiliza injeção direta e trabalha no ciclo Atinkson, que prioriza a economia de combustível e reduz a potência. Na nova geração, ele entrega 152 cv e 20,1 kgfm na especificação dos EUA. O câmbio CVT foi inalterado.
Caso seja lançado no Brasil, o novo Nissan Sentra deverá manter essa mecânica. A unidade mexicana não produz o sedã com motor turbo ou com o conjunto híbrido em série ePower.
O sedã já foi flagrado em testes no Brasil, rodando camuflado. Se for lançado por aqui, deverá chegar em 2026.
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