Nitrato de amônio: seu carro pode ter o explosivo de Beirute!
Nitrato de amônio, elemento químico que provocou a explosão no Líbano, era utilizado pela Takata na produção dos chamados 'airbags mortais'
Nitrato de amônio, elemento químico que provocou a explosão no Líbano, era utilizado pela Takata na produção dos chamados 'airbags mortais'
A explosão em Beirute, no Líbano, no último dia 4 de agosto, assustou pela devastação causada. E muita gente se surpreendeu com o material que provocou o acidente: nitrato de amônio. Você sabia que ele também pode estar no seu carro e sua vida está em risco.
O nitrato de amônio é o elemento gerador de gás nos airbags da Takata, também conhecidos como “airbags mortais”. Eles motivaram o maior recall da história, justamente pelo problema no deflagrador, a peça infla o airbag em milissegundos.
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É necessário o uso de um propelente no sistema, pois o deflagrador deve ser capaz de inflar a bolsa em milissegundos para proteger os ocupantes do impacto. No entanto, deve ter uma ação controlada e não destrutiva. O problema é que o nitrato de amônio, utilizado pela Takata é considerado um material instável.
De acordo com as investigações realizadas pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão norte-americano responsável pela segurança no trânsito, a substância sofreu uma deterioração que alterou suas propriedades, tornando-a excessivamente explosiva.
Segundo os resultados divulgados pela organização, o que levou à alteração foram altas taxas de umidade e/ou grandes variações de temperatura. Ou seja, condições naturais do ambiente de diversas regiões, inclusive do Brasil.
O defeito nos airbags está no deflagrador. A peça é um recipiente de metal que contém um químico gerador de gás. O deflagrador é responsável pela expansão imediata da bolsa de ar que amortece o impacto contra os ocupantes em acidentes.
A falha ocorre apenas em caso de colisão, quando o airbag é ativado.
Então, o deflagrador defeituoso explode, rompendo a bolsa de tecido e lançando estilhaços de metal, em alta velocidade, contra os ocupantes do carro. As lesões que resultam são muito graves
O recall do airbag da Takata já foi feito por praticamente todas as montadoras do país. O problema é a baixa adesão dos motoristas brasileiros ao chamamento. Estima-se que cerca de 2 milhões de veículos estão rodando com os airbags mortais.
Já foram registradas 40 ocorrências com airbags Takata no Brasil: foram 16 feridos e dois mortos, o mais recente deles em julho, quando o motorista de um Chevrolet Celta foi atingido por estilhaços no pescoço. O outro caso fatal ocorreu em um Honda Civic.
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Desde quando os carros pararam de sair com nitrato de amônia de fábrica? Abraço Boris, sou seu fã.
SOU FÃ DO SEU SITE. FRATERNO ABRAÇO E MUITA SAÚDE, BORIS !
Obrigado, Paulo Renato!
Abraço!