Nova Montana 2023: guiamos a picape para quem não precisa de picape
Nova Chevrolet Montana estreia com menos capacidade de carga que a Strada, menos potência que Oroch e Toro, para quem quer apenas uma caçamba
Nova Chevrolet Montana estreia com menos capacidade de carga que a Strada, menos potência que Oroch e Toro, para quem quer apenas uma caçamba
A Chevrolet finalmente lançou a nova geração da Montana, para ser a grande aposta em 2023. A picape que era leve ganhou porte intermediário para se posicionar num segmento dominado por Fiat Toro e que também é seguido por Renault Oroch e Ford Maverick.
Mas a General Motors está de olho mesmo é nas vendas da Fiat Strada. Isso porque a picapinha foi pensada para atender ao consumidor que busca esse tipo de carroceria, mas não necessariamente para utilizar as funcionalidades da caçamba. Ou seja, uma picape para quem não precisa de uma picape.
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Isso porque ela carrega menos carga que Strada. As capacidades da Montana variam de 600 kg a 637 kg (considerando o peso dos ocupantes). Todas as demais levam pelo menos 650 kg, com exceção da Strada com caixa CVT (600 kg). Assim como a Montana, não tem perfil de trabalho. Mas nada disso é problema para a GM. Segundo seus executivos, pesquisas mostram que a média de carga transportada na caçamba gira em torno de 150 kg.
Uma das razões para a Montana não ser um “burro de carga” está em sua estrutura e conjunto mecânico. Ela utiliza suspensão com eixo de torção e molas helicoidais, com batentes reforçados. A marca quis privilegiar o conforto e não o peso sobre a caçamba.
Realmente a traseira não pula como nas picapes com feixe de molas. Pelo contrário, seu comportamento é bem parecido com um carro de passeio, seja no asfalto liso, calçamento ou estrada de chão batido.
Outro fator está sob o capô. A Montana utiliza apenas a unidade 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm de torque, combinado com caixas manual de seis marchas ou automática de seis velocidades.
Ou seja, entre as picapes turbinadas, é a que oferece a menor potência e torque. A Toro entrega 185 cv e 27,5 kgfm com seu motor 1.3. A Oroch, na versão Outsider 1.3, oferece 170 cv e 27 kgfm de torque.
Mas a GM diz que a perda de cavalaria e torque é compensada pelo peso. A marca declara que a picape é 350 kg mais leve que a Toro.
Mas quando se calcula a relação peso/potência não a vantagem da Montana some. A versão mais pesada da Chevrolet pesa 1.310 kg. Isso equivale a uma relação peso/potência na ordem de 9,85 kg por cavalo-vapor.
Já a Toro Freedom 1.3, pesa 1.670 kg. Ou seja, significa que cada cv da italiana empurra 9,02 kg. E quando se compara com a Oroch turbo, a dirença é ainda maior. 8,42 kg por cv.
E mesmo assim, a marca afirma que não tem interesse de aplicar outro bloco na picape. Além do 1.2, a GM conta com unidades 1.4 (153 cv) e 1.5 (175 cv). Mas estão fora de cogitação por serem importados e elevarem demais o preço final.
A Montana será oferecida em quatro versões. Turbo 1.2, LT 1.2, LTZ 1.2 AT6 e Premier 1.2 AT6. As duas primeiras utilizam caixa manual de seis velocidades.
Os preços da nova Chevrolet Montana foram divulgados nesta sexta-feira (10). Os valores partem dos R$ 116.890 na versão mais simples e chegam até R$ 140.490.
Veja a tabela de preços completa da Nova Montana
Versão | Preço |
---|---|
Turbo 1.2 MT6 | R$ 116.890 |
LT 1.2 MT6 | R$ 121.990 |
LTZ 1.2 AT6 | R$ 134.490 |
Premier 1.2 AT6 | R$ 140.490 |
A lista de conteúdos ainda não foi totalmente revelada. Mas na versão Premier, que testamos podemos destacar os seguintes equipamentos:
A picape deixa a desejar em tecnologias de assistência à condução. Ela oferece apenas monitor de ponto cego.
O comportamento da nova Montana se assemelha muito com um automóvel de passeio. Sua altura livre de 18,5 cm é a mais baixa entre suas rivais, o que lhe garante boa estabilidade para entrar em curvas com maior velocidade.
A posição de dirigir é igual ao que temos no Tracker (afinal a a picape deriva do SUV). O carro acomoda bem o motorista, comandos próximo das mãos e boa visibilidade. O acesso também não exige grande esforço. Nem é preciso estribo.
No banco traseiro o espaço é para dois ocupantes. O terceiro vai espremido e esfregando nos demais. O banco não tem encosto tão vertical como numa picape média, com caçamba destacada da cabine. Mas está longe de oferecer o mesmo conforto de um carro e passeio.
Já na caçamba, a Montana comporta cerca de 800 litros de volume. A GM desenvolveu um monte de apetrechos para otimizar seu uso. Ela pode ser equipada com bandejas organizadoras, divisórias e prateleiras.
As prateleiras foram uma espécie de cofre e protegem o interior caso alguém rasgue a capota de lona. Na lista de acessórios há 94 itens, entre eles capota elétrica do tipo persiana.
O comportamento do motor 1.2 turbo está longe de se equiparar ao vigor de suas rivais, mas a picape não refuga na hora de acelerar. O casamento da transmissão e motor é bem equilibrado, com trocas rápidas.
No entanto, nas ultrapassagens é preciso pisar fundo, pois o pico de potência surge quase a 5.500 rpm, pertinho da faixa de corte do motor. Por outro lado, o torque está todo disponível aos 2 mil giros.
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo da nova Montana é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 8,3 km/l | 9,6 km/l |
Gasolina | 12,0 km/l | 13,6 km/l |
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 7,7 km/l | 9,3 km/l |
Gasolina | 11,1 km/l | 13,3 km/l |
Até o momento o que sabemos são os valores da campanha de pré-venda da nova Montana 2023, em que a versão LTZ 1.2 AT6 partia de R$ 134.490 e a Premier 1.2 AT6 era oferecida por R$ 140.490. No entanto, pode ocorrer variações até o dia 10, quando tem início suas vendas no mercado brasileiro.
A nova Chevrolet Montana 2023 chega para atender uma demanda de quem busca uma picape pelo estilo da carroceria e não pela funcionalidade da caçamba. A GM encheu o carro de apetrechos para que ela seja usada com um carro de passeio. Suas dimensões, segundo os executivos foram pensadas para o carro caber dentro dos padrões de vagas de condomínios.
A chegada da Montana, sem tração integral e nem capacidade elevada de carga, só prova como a Volkswagen dormiu no ponto em não tocar o projeto da Tarok para frente. A picape foi revelada em 2018, no Salão do Automóvel, mas só deve chega lá para 2025, se sair do papel.
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Tá lindo…só precisa tirar as características marcantes da toro
Eu sou fã de pick-up, porém estas com cabine dupla na minha humilde opinião não servem nem pra carga, pois falta espaço e nem para passeio pois o banco traseiro é desconfortável e fica sem espaço para bagagem, já que na caçamba entra água, pó, e os amigos do alheio tem fácil acesso,
Caramba… um carro com caçamba para subir rampa de shopping com preço elevado. Nada mais. Pelo preço cobrado opto pela boa, velha e consagrada Fiat Strada.
É carro pra brazuca aparecer . Se subir a rampa do shopping center tá ótimo.
A diferença da capacidade de carga entre 650 kg (Strada) e 600 kg (Montana) não me parece relevante!
Só 650 kg. a minha tenho colocado até 1100kg, só alegria.
Resumindo: mais uma dando tiro no pé achando que tá agradando o mercado brasileiro! Entendam, montadoras: queremos carros versáteis, mas POTENTES o suficiente para não serem cavalos mancos na estrada na hora de realizar uma ultrapassagem!
A GM domina o mercado dos SUV com a Tracker, Hatch pequeno Onix, sedan Onix plus o mais vendido no segmento e agora vai entrar na briga das pick up média e não vai fazer feio não.
Domina o que meu amigo ? Desaprendeu a ler ou é só lesado mesmo?
tracker não eh suv! kkkkkkkkkk, apenas um crossover compacto…
Bonita Toro, ops… Montana.
Acabou a criatividade dos projetistas???
Copiaram a Toro na cara-dura.
Sabendo então do perfil dos compradores, eu não entendo o motivo das montadoras ainda projetarem essas banquetas com encosto quase vertical e desconfortável na traseira das pick-ups.
Impressão minha ou esteticamente é uma cópia descarada da Fiat Toro?