Novo Citroën C3, desenvolvido no Brasil, chega em 2022
Fabricante francês aposta suas fichas no modelo para aumentar a participação no mercado brasileiro; base do compacto é mais moderna que a do C3 europeu
Fabricante francês aposta suas fichas no modelo para aumentar a participação no mercado brasileiro; base do compacto é mais moderna que a do C3 europeu
A Citroën já passou por bons momentos no Brasil, especialmente nas últimas décadas, quando lançou a primeira geração do C3, a minivan Xsara Picasso e o sedã C4 Pallas. Mas nos últimos anos a marca vem minguando em vendas. O lançamento do novo C3 busca reverter o cenário e aumentar a relevância da marca francesa no Brasil.
Um ponto essencial para isso foi ter colocado a engenharia sul-americana responsável pelo projeto. O novo Citroën é o primeiro de três carros da nova família que será apresentada nos próximos três anos, todos fabricados na América do Sul.
VEJA TAMBÉM:
Apesar de compartilhar o nome com o C3 lançado na Europa em 2016, o novo modelo brasileiro é bem diferente. O carro europeu é feito na plataforma PF1, a mesma da primeira geração do Peugeot 208, enquanto o brasileiro será feito na arquitetura CMP.
O segmento que o C3 irá concorrer é o dos hatches compactos. Nele, enfrentará os Volkswagen Polo, Fiat Argo, Renault Sandero, Toyota Yaris, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Enquanto o Peugeot 208 mira mais no topo, com interior mais sofisticado, o C3 vem em uma faixa mais baixa de preço com proposta mais utilitária.
O entre-eixos do novo Citroën de 2,54m é o mesmo do 208, porém a carroceria mede 3,98m – para ficar na faixa de impostos mais baixa do mercado indiano. O porta-malas de 315 litros é maior que o de quase todos rivais, perdendo apenas para o Sandero.
O novo Citroën C3 é um hatchback, mas ele traz elementos visuais dos SUV para agradar ao público. Os vincos fortes nos para-lamas, o capô alto e as molduras em plástico preto por toda parte inferior do carro dão o ar de robustez.
Na dianteira está o conjunto ótico dividido em duas seções, que forma uma assinatura com as luzes diurnas em LED. Honrando a tradição de desenhos criativos da marca está a opção de teto em tom distinto da carroceria. Por enquanto, foram exibidos apenas as combinações de carroceria azul com teto branco e carroceria branca com teto laranja.
O estilo inspirado nos SUV fazem o C3 se destacar no segmento. Os concorrentes Argo, Sandero e HB20 possuem versões aventureiras, mas posicionadas mais ao topo da gama. A Citroën irá levar o estilo aventureiro a uma faixa de preço mais ampla na categoria, assim como o Renault Kwid fez entre os sub-compactos.
O espaço interno foi um ponto criticado no lançamento do Peugeot 208, mas a Citroën parece querer evitar essas criticas no novo C3. As colunas A mais verticais proporcionam um painel mais curto, o que resulta em um melhor aproveitamento do espaço interno.
Falando no painel, ele é um dos destaques do carro. O C3 foi projetado para mercados emergentes, mas isso não significa que o desenho do interior precisa ser simples. Uma faixa horizontal texturizada e colorida se destaca. Nas fotos divulgadas podemos ver essa faixa em azul ou laranja.
As saídas de ventilação contam com desenho diferenciado e o volante é multifuncional. A central multimídia de 10 polegadas fica no topo do painel, mas não teve detalhes sobre as funcionalidades. Na moldura dos botões do ar-condicionado existe um prático suporte para prender o cabo do carregador do celular.
O fabricante programou o início das vendas do novo Citroën C3 para o primeiro trimestre de 2022. Incialmente ele deverá vir apenas com o motor 1.6 16v usado também no C4 Cactus. O motor 1.0 Firefly aspirado chegará mais tarde. O 1.3 aspirado e o 1.0 turbo também estão cotados para o futuro.
Sobre os preços, a nossa previsão é que o Citroën C3 fique abaixo do Peugeot 208, acompanhando os preços do Polo 1.6, do Argo 1.3 e do Onix Turbo.
Fotos: Citroën | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Concordo, o carro parece robusto mas tem que ter um preço acessível a todos e não só para milionários. Hoje em dia todos os carros são bons , independentemente da marca. Vamos aguardar…
Aguardo esse carrinho para substituir o meu Etios. Além do conforto que a Citroen costuma apresentar nos bancos dos seus modelos, a mecânica do motor firefly, já bastante testada e aprovada forma um conjunto confiável de alta qualidade. O design está muito bom.
eu gosto muito, de lancamento, sou citrien fidelidade, a muitos anos, tenho um c4 cactos, vou trocar, quero manual,,,obrigado
Caso queiram retomar as vendas, basta irem na contramão das demais montadoras, lançando uma série deste novo modelo para PCD, com preço inferior a R$70 mil.
Concordo com você.
Concordo, o carro parece robusto mas tem que ter um preço acessível a todos e não só para milionários. Hoje em dia todos os carros são bons , independentemente da marca. Vamos aguardar…