Novo Corolla e concorrentes: os outros sedãs que chegam logo
Kia Cerato é outro modelo que virá totalmente reprojetado; Honda Civic e Chevrolet Cruze passarão por reestilizações
Kia Cerato é outro modelo que virá totalmente reprojetado; Honda Civic e Chevrolet Cruze passarão por reestilizações
Os SUVs têm conquistado tanto espaço no mercado que chegaram a engolir alguns segmentos. As peruas e os hatches médios, por exemplo, estão quase extintos. Porém, se você é fã de sedãs médios, fique tranquilo: esses veículos vão permanecer no mercado. É o que indicam os cronogramas dos fabricantes, que preveem lançamentos de novidades para o Brasil. O mais esperado é o novo Corolla: a 12ª geração do modelo já está confirmada. Contudo, além dele, há também alguns concorrentes a caminho.
No caso do novo Corolla, o lançamento está confirmado para o próximo mês de outubro. Completamente reprojetado, o modelo é inédito até na plataforma, que passa a ser a TNGA. O visual é o mesmo da configuração europeia, o que significa que o design ficou bem mais jovem e agressivo. Tchau, cara de tiozão! Maior que a atual, a nova geração tem 4,64 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,43 m de altura e 2,70 metros de distância entre eixos.
A maior novidade da gama será a introdução de uma versão híbrida flex. O conjunto é semelhante ao do Prius, mas capaz de consumir também etanol. Trata-se do primeiro carro da Toyota a utilizar essa tecnologia no mundo. Ainda não há informações sobre os preços do novo Corolla, mas é de se esperar um aumento em relação à geração atual.
O Corolla não será o único sedã médio a ganhar um descendente inteiramente novo neste ano. A Kia também prepara uma geração inédita do Cerato, que já estreou nos Estados Unidos. Trata-se de um reprojeto total, que fez a carroceria crescer: o sedã passou a ter 4,64 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,44 m de altura. Já a distância entre-eixos permaneceu em 2,70 m. Vistoso, o design lembra o do Stinger.
Sob o capô, o novo Cerato traz mais novidades. No lugar do motor 1.6 que equipava as antigas gerações, o modelo adotou um 2.0 aspirado. Nos Estados Unidos, esse propulsor desenvolve 150 cv de potência e 18,3 kgfm de torque. Acoplado a ele, há um câmbio automático do tipo CVT.
A Kia confirmou o lançamento do novo Cerato no Brasil para este ano, mas o m~es ainda está indefinido. Todavia,o mais provável é que a estreia ocorra apenas no segundo semestre. O sedã será importado do México: a Kia o produz em Pesquería, no norte do país. Isso garantirá a ele isenções fiscais, o que faz esperar por preços competitivos.
Apesar do interesse pela nova geração do Corolla – natural, afinal o modelo é o sedã médio mais vendido do país –, antes dele o mercado já receberá uma novidade no segmento. É o Cruze 2020, que entretanto não é um modelo inteiramente novo, e sim uma reestilização do projeto atual. O lançamento está previsto para julho.
As mudanças do Cruze concentram-se na dianteira, que ganhou novo para-choque, além de tomadas de ar maiores. O visual é o mesmo do similar estadunidense do modelo, que foi recentemente descontinuado. No interior, o único aperfeiçoamento será a adoção de uma central eletrônica com tecnologia 4G. Na parte mecânica, nada será alterado. As mesmíssimas novidades serão adotadas também na versão hatch, chamada oficialmente de Sport6.
O Civic é outro que não ficará inerte ao lançamento do novo Corolla. Para enfrentar seu arquirrival, o sedã da Honda vai passar por uma reestilização. As mudanças são superficiais: concentram-se nos para-choques e na grade dianteira. O visual é o mesmo do similar norte-americano.
Apesar de sutis, as mudanças devem bastar para que o Civic mantenha a competitividade diante dos adversários repaginados. Ao que tudo indica, a parte mecânica será mantida como está. O lançamento é esperado para outubro próximo, embora a Honda ainda não tenha confirmado tal data.
Em 2020, mais sedãs médios desembarcarão no país. Um deles é o Sentra: assim como o novo Corolla, o modelo da Nissan foi completamente reprojetado. E também adotou um visual bastante arrojado: a apresentação aconteceu no mês passado, durante o Salão do Automóvel de Xangai, na China, onde ele é conhecido como Sylphy. A previsão é de que a nova geração seja produzida no México e importada para o Brasil, como ocorre com a safra atual.
A fabricação do novo Sentra no México só deverá ser iniciada no fim deste ano. É exatamente por isso que as vendas no Brasil não começarão antes de 2020. Os dados técnicos, por enquanto, ainda não foram revelados. Sabe-se, porém, que o sedã ganhou um interior mais sofisticado.
Fotos divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Venho falando há 20 anos e nenhum engenheiro tem a ideia de mudar os retovisores, o carro muda inteiro, porem mantem esses retrovisores feios e ridículos, será que é tão difícil, colocar dentro do carro de cada lado uma camera e abolir de vez esses retrovisores externos e ridículos.
Infelizmente a KIA continua cometendo erros com o Cerato no Brasil.
1.) Longa demora para lançar um produto já apresentado pelos quatro cantos e já vendido em diversos países, inclusive vizinhos Brasileiros. A dita novidade já chegará envelhecida e cansada.
2.) Indefinição quanto a motorização para o Brasil. O 1.6 Gama já deu o que tinha que dar. Ou a KIa define o seu uso baseado na condução comedida para a economia com o novo 2.0 Nu e CVT de 7 marchas ou segue definitivamente para o estilo esportivo, que o carro apela com sofisticação, e traz o 1.6 GDI turbo com injeção direta e caixa automática de 6 velocidades para conquistar o mercado de vez.
3.) Mesmo com o câmbio atual elevado ela pode manter o preço de R$ 81.900,00 devido a redução do IPI e dos impostos de importação. Basta não querer participar do clubinho dos sedans de porte médio e ativar a ganância para os R$ 106.000,00 – R$ 116.000,00.
Já é hora da KIA assumir o seu lugar no mercado Brasileiro definitivamente ou então entregue o chapéu.
Corolla, excelente carro, terá fôlego para desbancar todas essas parafernalhas de motores turbo com injeção direta!
Ô Boris, quanto à matéria sobre o Sentra, decida: ou ele vai ser importado pelo Brasil ou exportado pelo México. Importado para o Brasil não dá…
Abraço,
Rubens
Caso queiram conferir o meu trabalho é entrar no SITE QUE É O MESMO ACIMA
Meu nome é Moacir e moro em Rio preto ok.
Caso queiram conferir o meu trabalho é entrar no SITE QUE É O MESMO ACIMA .
Razão pela qual, se for para comprar carro por carro os bancos estão, confiscando e os leilões estão cheios de TODOS OS MODELOS E TAMANHOS. MUITÍSSIMO OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE. BOA NOITE.
EU MOACIR ACHO QUE OS PROGETISTAS E ENGENHEIROS, DEVEM DEFINITIVAMENTE DEIXAR AS CHAMADAS ( ( VERSÕES ) DE LADO. E OFERECER UM PRODUTO QUE TRAGA INOVAÇÃO DE ACABAMENTO INTERNO E ALEM DISSO, ACABAR COM A PRESENÇA DO PLÁSTICO. OFERECER UM PRODUTO TRAGA, TECNOLOGIA EMBARCADA DE ÚLTIMA GERAÇÃO. IMITANDO OS MODELOS COMO BENTLEY / JAGUAR / ASTON MARTIN / BMW / MERCEDES AMG / PORSCHE / SUBARU / TOYOTA / MASERATI / GENESIS ENTRE OUTRAS. E POR FIM A TAXAÇÃO TRIBUTÁRIA EM CIMA DO CONTRIBUINTE.
A Kia vai colocar outro motor defasado e gastão no ótimo carro que é o Cerato. uma pena.
Definitivamente o novo Sentra é o mais bonito. Estou louco para ver a motorização que a Nissan irá disponibilizar ano que vem.