10 fatos sobre o novo Jeep Renegade 2022: confira prós e contras do SUV

SUV mais vendido do Brasil ganha novo motor, equipamentos e preço. Veja tudo que você precisa saber sobre o modelo antes de comprá-lo

jeep renegade 2022 serie s 14
Modelo ganhou nova versão, a Série SF (Fotos: Jeep | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 17/02/2022 às 18h21

O Jeep Renegade é daqueles carros do tipo “falem mal, mas falem de mim”. Durante anos, foi acusado de não subir nem meio-fio com seu controverso motor 1.8 E.torQ ou de ser um jipe de butique. Críticas que não causaram nenhuma ruga de preocupação em qualquer vendedor do SUV. Desde o lançamento, em 2015, o modelo é um sucesso e agora passa por mais uma mudança em sua linha..

A eficiência em vendas é notória. Em 2021, o Renegade foi novamente o SUV mais emplacado do país no acumulado do ano, segundo dados da Fenabrave. Em janeiro passado ainda atingiu a marca de 300 mil unidades produzidas. A propósito, foi o primeiro veículo feito na fábrica erguida pela então FCA – Fiat Chrysler Automóveis (hoje Stellantis).

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Apesar das “provas numéricas”, a Jeep tratou de dar uma sacudida no carro para tentar acabar com os comentários maldosos. De uma vez só, substitui o 1.8 e o 2.0 turbodiesel pelo novo 1.3 turboflex na linha 2022 do utilitário esportivo. Ao mesmo tempo, deixou a lista de equipamentos mais completa. Porém, os preços também subiram – e bem…

Mudanças para tentar manter o Renegade na ponta entre os SUVs compactos, segmento que mais cresce no mercado brasileiro. Se vai conseguir – tanto garantir a liderança, como minimizar as críticas -, só o tempo dirá (contudo,em 10 dias, já foram 10 mil unidades vendidas). De qualquer maneira, o AutoPapo já adianta 10 fatos sobre o novo Jeep Renegade que você precisa saber.

Novo motor 1.3 turbo

Com a adoção do novo motor 1.3 GSE turboflex o novo Jeep Renegade se torna o SUV compacto mais potente do mercado. São 185 cv com etanol e 180 cv, com gasolina, além de torque máximo de 27,5 kgfm a 1.750 rpm provenientes do quatro-cilindros com injeção direta de combustível.

Trata-se do mesmo motor que estreou nas remodeladas linhas Compass e Fiat Toro no ano passado, e também no Commander, o novo SUV médio de sete lugares lançado em 2021. Porém, o Renegade é bem mais leve que os irmãos de fábrica pernambucana – pesa entre 1.500 e 1.600 kg kg -, o que faz o motor render bem mais.

Nas versões 4×2 com câmbio automático de seis marchas, são 8,7 segundos no 0 a 100 km/h com etanol, e 8,8 s, com gasolina. As variantes 4×4 com caixa de nove velocidades são naturalmente um pouco mais lentas, com 0-100 em respectivos 9,5 e 9,8 segundos – dados fornecidos pela marca.

Tem tração 4×4

Apesar de perder as opções turbodiesel, a Jeep preservou um dos diferenciais do Renegade no segmento: a tração nas quatro rodas. As versões mais caras do SUV compacto usam o 1.3 turboflex, mas combinado ao antigo conjunto do 2.0 Multijet: tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas da ZF.

O sistema de tração integral Select-Terrain sob demanda oferece bloqueio eletrônico de diferencial e até cinco configurações de terreno: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos escorregadios) e Sand/Mud (Areia/Lama), enquanto o Rock (Pedra) é exclusivo da versão Trailhawk. Além disso, o conjunto tem opção de reduzida e controle eletrônico de descida.

Robustez se manteve

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Na prévia do lançamento do novo Jeep Renegade 2022, ainda no ano passado e com o carro camuflado, o SUV provou que mantém sua robustez. Em uma pista off-road em Curvello (MG), a configuração 4×4 do jipinho atravessou com desenvoltura trechos alagados e com bastante lama, e outros exercícios off-road, como pista de caixa de ovos e inclinação em rampas.

Participamos da prévia. Veja o que achamos!

Mesmo com a perda de vão livre do solo (eram mais de 22 cm nas versões diesel e agora são pouco mais de 18,5 cm), o novo Jeep Renegade ainda tem capacidades fora de estrada invejáveis que vão além da tração. As opções 4×4 trazem ângulo de entrada de 29°, ângulo de saída de 32° e ângulo de rampa de 21° (nos 4×2, são 21°, 31°, e 22°, respectivamente).

Renegade turbo ficou mais econômico? Não!

Um dos fatos sobre o novo Jeep Renegade diz respeito à eficiência do conjunto mecânico. Claro que o 1.3 GSE confere mais desempenho e rodar menos áspero que o antigo aspirado E.torQ, mas o ganho de consumo decepciona – assim como ocorreu com o Compass.

Na comparação, pelos padrões do Inmetro, o 1.8 fazia 6,9 km/l com etanol na cidade, enquanto o novo Jeep Renegade 4×2 anota 7,7 km/l. O ciclo urbano com gasolina ficava em 10,0 km/l, agora passou para 11 km/l. Na estrada, os 8,6 km/l do E.torQ deram lugar a 9,1 km/l com álcool. O melhor ganho se dá na estrada com gasolina: de 10,8 km/l para 12,8 km/l.

As novas derivações 4×4, obviamente, anotam números mais tímidos. As médias ficaram em 6,3 km/l e 7,3 km/l com etanol, e em 9,1 km/l e 10,8 km/l, com gasolina. Claro que versões diesel consomem menos, então a comparação acaba não sendo muito justa, mas vale como registro, já que os ciclos eram de 10,4 km/l na cidade e de 13,6 km/l, na estrada – em todas as situações consideramos as versões mais eficientes de antes e depois.

Revisões do Renegade 2022

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Se pegarmos os preços fixos das revisões do novo Jeep Renegade com motor turboflex e compararmos com o antigo modelo 1.8 aspirado, o custo de manutenção é basicamente o mesmo. A soma das seis primeiras revisões até 60 mil km fica em R$ 5.369 para as versões 4×2, e de R$ 5.665 para as 4×4, ante R$ 5.399 dos antecessores com motor E.torQ.

A turma saudosa do diesel, contudo, sentirá mais no bolso. É que as revisões do antigo Renegade 2.0 eram a cada 20 mil km e totalizavam R$ 3.620 em três manutenções até os 60 mil km.

Preços de cada revisão do novo Jeep Renegade:

Renegade 2022 4×2

  • 10.000 km: R$ 669
  • 20.000 km: R$ 768
  • 30.000 km: R$ 857
  • 40.000 km: R$ 795
  • 50.000 km: R$ 1.297
  • 60.000 km: R$ 983
  • Total: R$ 5.369

Renegade 2022 4×4

  • 10.000 km: R$ 718
  • 20.000 km: R$ 817
  • 30.000 km: R$ 907
  • 40.000 km: R$ 844
  • 50.000 km: R$ 1.346
  • 60.000 km: R$ 1.033
  • Total: R$ 5.665

Está mais equipado…

Um dos principais fatos do modelo diz respeito à nova lista de equipamentos. Inegavelmente, o SUV passou por um upgrade nesse sentido. Desde a opção de entrada Sport, o novo Jeep Renegade recebe itens de auxílio à condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de manutenção e assistente de faixa, detector de fadiga e leitor de placas.

Além disso, toda a linha 2022 passa a vir de série com seis airbags, sistema multimídia com conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis Full LED, além de controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, rodas de liga-leve, freio de estacionamento eletrônico e quadro de instrumentos com tela de TFT customizável.

Ar automático bizona, painel 100% eletrônico, bancos de couro, carregador de smartphone por indução, faróis de neblina de LED e tela de 8,4” no multimídia são alguns dos itens a mais na Longitude 4×2. Já a S 4×4 agrega chave presencial, rodas de 19”, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático, detector de tráfego traseiro e sensor de ponto cego.

A Trailhawk tem a mesma lista da S, porém, com alguns detalhes para reforçar uma faceta mais lameira. Pneus de uso misto com rodas de 17”, suspensão elevada e proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível são alguns dos diferenciais.

Além disso, o quadro de instrumentos digital de 7” tem animação exclusiva e há detalhes vermelhos nas costuras dos bancos de couro e nas molduras dos alto-falantes e saídas de ar  laterais.

… mas novo Renegade ficou mais caro

Pois é, se o SUV já estava longe de ser barato, pelo menos tinha a versão Sport com preço inicial abaixo dos R$ 100 mil. Agora, o novo Jeep Renegade mais em conta começa em R$ 123.990.

Confira os preços das versões da linha 2022 do SUV para todo o Brasil, exceto estados de São Paulo e Paraíba:

  • Novo Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 123.990
  • Novo Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 138.990
  • Novo Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 163.290
  • Novo Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 163.290

Preços para o estado de São Paulo:

  • Novo Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 128.115
  • Novo Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 143.615
  • Novo Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 168.723
  • Novo Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 168.723

Preços para o estado da Paraíba:

  • Novo Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 127.583
  • Novo Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 143.018
  • Novo Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 168.022
  • Novo Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 168.022

Porta-malas cenográfico

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Uma coisa que não mudou praticamente no novo Jeep Renegade é um dos seus pontos mais críticos: o espaço para bagagens. Estreito e curto, o porta-malas de 385 litros é um dos menores da categoria e não anima muito quem gosta de levar a casa dentro do carro. Uma solução pode ser um baú no bagageiro no teto – respeitando as capacidades de peso.

Conforto do novo Renegade

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O espaço interno também nunca foi o forte no Renegade. A posição de dirigir elevada e ergonômica agrada, porém, não há folgas muito generosas para pernas e joelhos e o banco traseiro comporta dois adultos e uma criança, sem exageros.

O acerto da suspensão é competente. Com um jogo McPherson independente nas quatro rodas e barras estabilizadoras na frente e atrás, o Renegade, apesar da altura, não fica quicando em demasia nos buracos e quebra-molas. E ainda se mostra equilibrado em curvas a velocidades civilizadas.

Liquidez e (des)valorização

É um carro que vende bem 0 km e também seminovo. Historicamente, o Renegade sempre teve boa liquidez entre os usados. Além disso, o nível de depreciação é baixo. No último ano, a propósito, valorizou – como boa parte do segmento. Segundo levantamento da KBB Brasil, em média, a linha 2021 do Renegade valorizou 5,22% (comparação de Preço 0 km KBB de janeiro de 2021 com Preço de Revendedor KBB de dezembro de 2021).

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28 Comentários
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Ramos 16 de março de 2023

Não da pra entender essas versões do Renegade !!! Qual a proporção de clientes que precisa de tração 4×4 para andar na cidade?? Para andar menos, gastar mais e ter manutenção mais cara. E as versões 4×2 faltando itens importantes e de segurança, principalmente para o público feminino, como chave presencial e sensor crepuscular (presente em toda a concorrência)! Vai entender ….

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Claudio 26 de fevereiro de 2023

Lamentável! Pelo preço do carro, a versão longitude sem chave presencial, sendo que 60% do público desse Jeep feminino. Faltou bom senso e inteligência de marketing. Os concorrentes todos têm chave presencial. Pecado capital!

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Samuel fernandes pedras 28 de março de 2022

Boa tarde.
É de lamentar a publicidade enganosa , com que os corretores da VIVA REAL anúnciam , com fotos e preços ,a oferta de casas.Procuro habitação,e sempre que entro em contacto com os correctores,sou confrontado com o seguinte teor.(AS CASAS QUE O SNR. PRETENTE FORAM VENDIDAS OU ESTÃO EM NEGOCIAÇÃO, TEMOS OUTRAS QUE PODERÃO INTERESSAR – lhe ) O anúncio insere casas novas a preços baixos, tornando como objectivo, a obtenção de dados dos interessados, para depois , fazerem anúncios de outras habitações que nada têm a vêr com a pretensão de quem procura habitação.LAMENTO BASTANTE, QUE OS CORRETORES TENHAM UMA POLITICA DESONESTA E PROFUNDSMENTE ENGANOSA.

CUMPRIMENTOS RESPEITOSOS.

SAMUEL FERNANDES PEDRAS.

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Nilton 9 de março de 2022

Está faltando, chave presencial, farois automático e sensor de chuva

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Valmyr 2 de maio de 2022

Respeito a importância dada a três itens dispensáveis; mas eles não passam disso: dispensáveis! Presencial? A “canivete” já atende. Sensor de faroi? Escureceu, basta ligar as luzes! Limpador de para-brisa? Começou a chuva, basta acioná-lo! Com todo o respeito! Talvez o sensor de estacionamento dianteiro fosse mais útil…no Longitude, nem como opcional tem!

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Manoel 4 de julho de 2022

Com todo respeito, mas são por pensamentos iguais ao seu que os braliseiros sempre reebem o pior das tecnologias já disponívies em todo lugar do mundo. Na verdade, não recebem, elas são retiradas e os preços aumentados, justamente por pessoa que compartilham de seu pensamento. A cada novo dia mais tecnologias surgem, então é normal esperar uma evolução do que já existe e não um retrocesso, principalmente quanto o preço do produto é consideravelmente aumentado. Os itens que o Nilton citou foi apenas o começo, a versão trailhawk, por exemplo, teve a qualidade do material interno reduzida, perdeu acabamento das portas e painel para um plástico fuleiro, o displey do painel de instrumentos foi terrivelmente substituído por um pior…. Bem, e por aí vai… Mas respeito sua opinião ao se conformar em comprar gato por lebre.

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Fabio 20 de fevereiro de 2022

Os preços dessas revisões são caros. Pagar mais de 600 reais pra trocar óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível. Está incluso a “verificação” de uma série de itens e a que, a bem da verdade, muitas vezes é só “uma passada de vista”.

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Rogério Vieira Filho 19 de fevereiro de 2022

Brasil!! Com veículos extremamente caros desde sempre e combustíveis nas alturas o mais econômico é andar de Uber e alugar veículos quando for passear ou viajar com a família. Demorei a acordar e principalmente economizar!!!

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wagner Pereira 19 de fevereiro de 2022

Não sei como se comporta o tracker mais o renegade versão esporte anterior de fato erra fraco de motor e consumia muito. Há respeito de inflação, o mundo todo está passando por isso, o problema dos brasileiros que são mal informado.
Parabéns PAULO CT pelo comentário e por ter uma visão universal.

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Luiz 18 de fevereiro de 2022

Engraçado são as reportagens falando do motor 1.8 e o tamanho do porta malas, como pontos negativos. Tem motorista que nao dirige igual piloto de F1 nem precisa de caçamba para transportar bagagem.

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PAULO C T 18 de fevereiro de 2022

José Carlos…. quem disse que aumento de salário depende do presidente vigente? A economia tem muitas variantes. Se vc observar o mundo todo está com problemas de alta de preços. Os EUA com uma inflação nunca vista, tudo reflexo da pandemia, não é incompetência de quem governa. Não adianta achar que está votando certo pq nenhum presidente vai aumentar o salário mínimo em 30% pq o reflexo é na previdência e pode quebrá-la

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William 18 de fevereiro de 2022

Inflação alta nos estados unidos é 7%. No Brasil, a inflação manipulada (tem um monte de coisa supérfluo no cálculo) é quase 11%. Inflação dos produtos da cesta básica brasileira é quase 35%.

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Tony Kraus Klanchgen 12 de março de 2022

Perfeito. Sou economista e jornalista e fico chocado (ainda!) com a manipulação dos índices inflacionários e com o silêncio conivente da mídia. Se o brasileiro tivesse a mínima noção de economia veria que a inflação dos alimentos neste governo já pensou dos 100%.

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Crilton 18 de fevereiro de 2022

Estou em dúvida entre o renegede longitude e a Tracker LTZ, qual será a melhor opção?

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PAULO C T 18 de fevereiro de 2022

Crilton… tenho um Renegade Longitude diesel. Te digo o seguinte, depende do que vc quer. Se precisa de porta malas, não titubeia e vai de Tracker que tem maior porta malas. O consumo da Tracker também é melhor. Me decepcionou o que a matéria comenta na questão de consumo do novo Renegade. Tinha a espectativa que seria bem melhor o consumo, o que justificaria tirarem de linha a versão a diesel. Não testei ainda, mas pela matéria o consumo não melhorou muito.

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Sir.Alves 22 de fevereiro de 2022

Se assunto e a preocupação for realmente porta malas… nem o Jeep nem o Tracker se encaixam bem. Portal malas nesse segmento é Captur ou Duster… agora se o assunto é economia de combustível… tracker sem duvidas, pois o Jeep Moab não seria mais ofertado zero… economia era no diesel, valia muito a pena… mas…

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Samarone 18 de fevereiro de 2022

Equivalência de preço é o Longitude x Tracker Premier 1.0, na Tracker o consumo é menor e porta malas um pouco maior, o Renegade tem melhor revenda, mais presença, mais segurança, mais estilo, mais motor, e o mais importante, não é um projeto chines para mercados emergentes como a Tracker.

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Eu 18 de fevereiro de 2022

Olha os dois por baixo num elevador e você verá a diferença de projeto e construção, é igual comparar Dolly (Tracker) com Coca (Jeep).

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Djavan 18 de fevereiro de 2022

Vai de Renegade, tenho um Limited 2021, tirando a questão de porta malas que as revistas gostam de pontuar o carro arrebenta a Tracker… O carro é absolutamente lindo.

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Valmyr brandão 2 de maio de 2022

Concordo, Djavan (nome de gênio da MPB!)! Essa história do porta-malas é chatíssima! Ora, se o sujeito, como eu, não tem filhos pequenos, sogra e nem costuma carregar, p’ra onde vai, cachorro, papagaio, velocípede, ventilador e tudo quanto é tralha, um Porta-m. de 320 l é MAIS QUE SUFICIENTE! Para mim e minha mulher, a do nosso Tracker – que vamos trocar por esse Renegado novo – atende perfeitamente com seus 310. Abraço!

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Crilton 19 de fevereiro de 2022

Obrigado pelos comentários! Hoje estive novamente à concessionária das duas marcas e constatei a superioridade do jeep em acabamento e segurança e decidi, fiz o pedido do jeep renegede longitude, mas com a condição: se aumentar o valor até a chegada do veículo cancelo o pedido.

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Samarone 19 de fevereiro de 2022

Parabéns pela escolha, não querendo desmerecer o Tracker por ser um projeto Chines para países emergentes, mas a Jeep foi mais assertiva.

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Tony Kraus Klanchgen 12 de março de 2022

O Tracker é um Onix altinho. Tem as mesmas broncas do Onix em termos de trem de força. Mas o brasileiro não se informa antes de comprar.

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Jairo 7 de março de 2022

Sai fora do motor 3cil.Vibra muito e é mais ruidoso.

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Ron Lisir 18 de fevereiro de 2022

Esse Suv, como quase todos os outros, se parece com o primo do Pato Donald.

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José Carlos dos Santos 18 de fevereiro de 2022

Dá uma tristeza em ver este carro a partir de R$ 128 mil em SP. Salários com poder de compra defasado. Pense nisto antes de votar.

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Tony Kraus Klanchgen 12 de março de 2022

Mas os comentaristas alienígenas aí em cima dizem que a culpa não é deste governo. É da Dilma. A Dilma saiu em 2016 mas ela é quem subiu a gasolina de 3,60 pata 8 reais. Aumentou a inflação dos alimentos em mais de 100%. Incendiou a Amazônia. Demorou a vacinar e matou 640 mil brasileiros. E agora vendeu a fábrica de fertilizantes da Petrobrás aos russos. Esta Dilma não tem jeito.

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Valter Santos 24 de abril de 2022

Não gosto do PT tbm, mais realmente fechar os olhos para o que está acontecendo neste governo atual ou é muito cego ou ignorante mesmo, me desculpe, gostaria de a opção de uma 3a via, mais está difícil , eu pelo menos estou sem opção de voto, 1a opção: Bolsonaro, 2a Lula/Alkimim, 3a Ciro Gomes! Sem chance, parem o mundo que quero descer!!

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