Toyota aposta em híbridos acessíveis com o novo Corolla GLI e o aguardado Yaris Cross, produzido no Brasil e focado em eficiência
Maior fabricante de veículos do mundo, a Toyota não costuma antecipar o que vai lançar no Brasil. Evandro Maggio, presidente da subsidiária, tem uma visão mais aberta. Já para agosto confirmou a nova versão de entrada do Corolla, o GLI híbrido, com preço menor, porém descarta ser um carro despojado. A fabricante preferiu escolher a opção menos cara e não a intermediária XEi como estratégia de atrair mais compradores para quem ainda tem dúvidas sobre as vantagens de um híbrido.
Mais importante é a estreia em outubro do aguardado Yaris Cross, já à venda no Chile, e que está em início de produção na fábrica de Sorocaba (SP). Suas dimensões são próximas às do T-Cross, líder entre os SUVs compactos. O grande apelo do novo produto está no acréscimo de um híbrido flex pleno com evidentes vantagens.
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O Yaris Cross híbrido deverá ter potência combinada de 115 cv. Entretanto, o torque combinado tecnicamente não pode ser medido e nem somado (12,5 kgfm no motor flex e 14,4 kgfm no elétrico).
O porta-malas de 471 L, na versão convencional ou 446 L, na híbrida (a confirmar se pelo padrão correto VDA) é um dos destaques do novo SUV. Contudo a distância entre eixos de 2.620 mm é 31 mm menor que o modelo da VW, o que deixa o concorrente com um pouco mais de espaço para ocupantes do banco traseiro.
Todavia, o aspecto novidade conta a favor da marca japonesa. E mais ainda os números de consumo e alcance, mesmo com um tanque de apenas 36 litros. Segundo o site Carros na Web, o novo SUV híbrido compacto deverá receber homologação Inmetro de 13 km/l (E) e 19 km/l (G), em cidade e 11 km/l (E) e 16 km/l (G), em estrada. Quanto ao alcance pode chegar a 468 km (E) e até surpreendentes 684 km (G), na cidade; na estrada, 396 km (E) e 576 km (G).
Maggio confirmou que as obras de ampliação da fábrica de Sorocaba (SP) estarão concluídas no segundo semestre de 2026. A capacidade de produção crescerá para 275 mil unidades/ano. Já a unidade fabril de Indaiatuba (SP) será desativada.
O executivo nada adiantou sobre interessados nesta fábrica inaugurada há quase 30 anos, apesar de especulações que alguma marca chinesa possa se candidatar à compra e providenciar as devidas reformas.
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O “novo” Yaris á nasce com cara de velho. Parece ter saído de um comercial asiático dos anos 90. A versão europeia é muito bonita, mas a Toyota Brasil parece distante de sua clientela. Lamentável.
Finalmente está chegando!
A conferir os preços do Yaris-Cross, e também do Corolka GLI para os que preferem sedans.
O consumo mencionado na reportagem deve se referir ao Yaris Cross convencional e não o Hibrido. Pois tenho um Yaris Sedan e viajando em 5 pessoas 1.200 km realizei a equação e ele fez 12km/l no etanol. Acredito que só dois passageiros deve ir a 14km/l. Na Cidade ele faz 10km/l Etanol em média, quanto a gasolina não posso mencionar por que não utilizo muito. Se alguém tem o Yaris pode mencionar o consumo também a gasolina.