Por que tanto atraso do Yaris Cross, com tanta demanda por SUVs?

Toyota chora no Brasil pelo enorme atraso do SUV compacto. Mas ri pelo sucesso de um carro que ainda nem deu as caras no mercado

YARIS CROSS
Toyota Yaris Cross irá competir no segmento de SUVs compactos, abaixo do Corolla Cross (Fotos: Toyota | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/06/2025 às 09h00

A Toyota está aflita para lançar mais um SUV no Brasil e a resposta – na medida certa- é o Yaris Cross. Fácil imaginar que um SUV compacto, para brigar com os líderes VW T-Cross ou Hyundai Creta é sucesso garantido.

O Corolla Cross, por exemplo, é um fenômeno de vendas, cujo projeto deixou a desejar, com porta-malas e conforto (suspensão traseira) inferiores ao do irmão sedã, abafador dependurado atrás do parachoque, freio de estacionamento de pedal e outras mazelas. Mas, nenhuma surpresa estar entre os campeões de vendas, com clientes longes da racionalidade e que pagam mais por menos.

VEJA TAMBÉM:

Os diretores da marca sabiam ser desnecessário caprichar no projeto por estarem seguros de três pilares que garantiriam o sucesso do SUV: Toyota no nome, Corolla no sobrenome, Cross na carroceria.

Uma fraude atrás da outra

Então, porque tanta demora para o lançamento do Yaris Cross no Brasil, que seria no ano passado. Mas a Toyota foi postergando a data várias vezes, a primeira por um motivo inconfessável: foi flagrada no Japão fraudando testes de certificação do modelo realizados por sua subsidiária Daihatsu. Carros (pré-serie) que seriam atirados contra a parede de concreto receberam um “tratamento especial” (reforço estrutural) para burlar o crash-test e facilitar sua aprovação pelo governo.

Diante do escândalo, foi necessário refazer o projeto dos envolvidos: Yaris Cross, Corolla Fielder e Corolla sedã (Axio). Aliás, por falar em fraude, uma outra com sua parceira Hino, fábrica de caminhões também descoberta em 2023: por 20 anos ela adulterava resultados de emissões nos motores diesel e cerca de 60 mil unidades foram chamadas para recall.

Além do tempo necessário para se refazer o projeto do Yaris Cross, a Toyota alega também atraso provocado pelas obras em sua fábrica de Sorocaba (SP), onde ele será produzido. A segunda data de lançamento para o Brasil (julho de 2025) também não vingou e foi alterada para o segundo semestre deste ano.

toyota yaris ativ
Toyota Yaris Ativ: mais de 75 mil unidades foram vendidas com testes fraudado (Foto: Toyota | Divulgação)

Mas a força da marca é imbatível e a fila de pretendentes para adquiri-lo em vários países se repete no Brasil, onde ele sequer foi lançado. Diretores da Toyota no Brasil não sabem se choram pelo atraso do projeto ou se riem pelo sucesso de um modelo que sequer deu as caras no mercado.

A fraude nos testes do Yaris é mais um deslize que a Toyota enfrenta no mundo e já deve ter provocado problemas na coluna de seu presidente, tantas vezes se curvou diante do auditório (tradição japonesa) nos últimos anos para as desculpas oficiais pelas maracutaias.

Corolla, só com gasolina

No Brasil, a empresa ainda tem uma preocupação adicional com a mecânica do novo Yaris. Como será híbrido (o único SUV compacto com esta motorização no mercado), seus engenheiros devem estar preocupados para que não se repita o mesmo problema que a marca enfrenta com o Corolla. Como assim?

Motoristas que o abastecem com etanol sofrem com os bicos (válvulas) injetores. Um deles, entrevistado, afirmou que a própria concessionária (em Belo Horizonte) recomenda o uso exclusivo de gasolina, para evitar falhas nos motores. As principais são dificuldade de pegar e marcha-lenta irregular principalmente nas manhãs, no caso do sistema de injeção direta.

Ora, no momento em que se incentiva – até por questões ambientais – o uso do etanol, sem problemas registrados em outras marcas, é um contrassenso e vai na contra-mão da história recomendar o combustível fóssil a esta altura do campeonato.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jackson Lopes 13 de junho de 2025

O Toyota Yaris Cross já nasce com um projeto mega velho, o design By Rav4 é de 2018 no “Brasil”, ou seja 7 anos de atraso, e o pior é que na Europa o Yaris Cross já tem facelift, e o Rav4 muda completamente.
Como os brasileiros são maltratados pela Toyota.

Avatar
Polvo 9 de junho de 2025

Freio de estacionamento no pé e silencioso do escapamento aparente são antiquados e feios? Sim! Porém quem compra Toyota está mais preocupado com a previsibilidade, ou seja, não quer ser surpreendido com problemas graves.

Avatar
Polvo 9 de junho de 2025

O sucesso do Corolla Cross é fácil de explicar, mesmo com os seus deslizes. O principal concorrente (Jeep Compass) sofre de problemas crônicos, como falha no sistema de arrefecimento, onde o trocador de calor agride o fluído do câmbio e pode danificar a caixa. Nas versões turbo há relatos de problemas sobre alto consumo de óleo. O design e acabamento do Compass são superiores ao Corolla, porém esses problemas crônicos e baixa confiabilidade do Jeep só faz aumentar a procura pelo SUV da Toyota. E o SUV Yaris Cross, mesmo com os sucessivos atrasos, tende a ter sucesso no nosso mercado, justamente pela expectativa da confiabilidade mecânica, em relação ao principal concorrente, VW T-Cross. O motor TSI é maravilhoso, mais depois de 4 ou 5 anos os gastos ficam elevados, é necessário trocar a correia dentada e até a bomba d’água que não aguenta grandes coisas, além do compressor do ar condicionado que também costuma abrir o bico. É por isso que a Toyota ainda consegue vender bem seus modelos por aqui.

Avatar
Nailton 9 de junho de 2025

Algumas informações se remetem a versão antiga do Corolla Cross. O freio de estacionamento, por exemplo, não é mais de pedal, agora é botão.

Avatar
Carlos 8 de junho de 2025

Alguém até poderia perguntar se eu tenho pena dos Toyota Boys…
Nenhuma!

Avatar
Célio 8 de junho de 2025

Com oYaris Cross, a Toyota está a produzir o desejo de muitos. Só gostaria que mantivessem o Yaris Hatch, que seria a minha compra lógica para daqui há dois anos.

Avatar
Mauro 8 de junho de 2025

Devem estar capando bem pra vender pro mercado brasileiro kkkkk

Avatar
João Paulo 8 de junho de 2025

Infelizmente essa paixão avassaladora do Mercado por SUV’s está matando os hatch’s. A Toyota só está seguindo o fluxo do rio…

Avatar
João 8 de junho de 2025

Uma matéria visivelmente parcial.

Avatar
Zeca 7 de junho de 2025

É assim que a marca vai para o brejo, eu particularmente não compraria um Toyota, gosto mais da Honda, agora então saiu totalmente do meu radar.

Avatar
Santiago 7 de junho de 2025

Quando a GM foi a maior do mundo, dava medo olhar embaixo do seu tapete que historicamente acobertava inúmeras histórias podres.
Quando o grupo Volkswagen tornou-se a maior montadora do mundo, em pouco tempo o Diesel-Gate derrubou-lhe a máscara e o topo do pódio foi perdido junto com uma boa parte do prestigio da marca.
Agora que é a vez da Toyota ser “a maior do mundo”, também é flagrada em falcatruas estúpidas e desnecessárias, praticadas na ânsia de manter o “topo do mundo” e maiores dividendos na bolsa de valores. Bastaria a boa fama de robustez e confiabilidade para manter o prestígio da marca, independente de estar ou não no topo do ranking.

Pelo histórico dos fatos, tornar-se “a maior do mundo” já não é mais um título que engrandece uma marca. Pelo contrário, virou um sinal de alerta para autoridades e consumidores.

Avatar
Santiago 7 de junho de 2025

Sugestões à Toyota:
– Retome a produção do Yaris Sedan e do Yaris hatch, que estão com o nome limpo na praça, e já com versões híbridas de ambos. Vai vender que nem água!
– Para o motor não tossir quando abastecido com etanol, basta a fórmula caseira de reabastecer 2/3 de etanol + 1/3 de gasolina (que já carrega 30% de etanol). O que dá 3/4 de etanol com 1/4 de gasolina pura.
– Quanto à fila de compradores do incerto Yaris Cross, ofereça-lhes uma versão do Corolla Cross menos cara e menos motorizada com um capricho na maquiagem. Quem faz questão de automóveis-“suv”, está desesperado por comprar qualquer coisa que carregue o rótulo “SUV” – nem precisa caprichar muito!

Avatar
Fred 12 de junho de 2025

A Toyota segue abusando do consumidor ( que merece ser abusado), O Corolla é bem superior ao Corolla Cross, e é mais barato… quem paga mais por menos, merece ser abusado. Tiraram o Yaris Sedan e Hatch, porque perdiam para o City, e com o sucesso do Cross, tiveram a grande ideia de lançar algo inferior e aumentar ainda mais o preço do Toyota Cross. Se o consumidor paga o que tem de mal nisso.???

Avatar
Deixe um comentário