Adiantamos os próximos SUVs compactos nacionais
Esse segmento é um dos mais quentes no Brasil e já está com uma pequena lista de modelos que estão a caminho até 2026
Esse segmento é um dos mais quentes no Brasil e já está com uma pequena lista de modelos que estão a caminho até 2026
Os SUVs já representam por quase 50% do mercado brasileiro, enquanto hatchbacks e sedãs compactos estão ficando mais voltados para as vendas diretas. Uma forma que as montadoras encontraram de continuar vendendo os hatches é transformando-os em utilitário, a fórmula que conhecemos no Fiat Pulse e no Renault Kardian.
São mudanças mais extensas que os antigos aventureiros. Geralmente mudam toda a dianteira, algumas estamparias e a suspensão recebe uma geometria própria para aliar uma boa estabilidade ao vão livre elevado. O interior também costuma ser mais caprichado que o dos irmãos hatch e sedã, com foco na tecnologia.
VEJA TAMBÉM:
Quatro montadoras de volume estão com carros inéditos para esse seguimento, apostando forte no sucesso deles. Listamos a seguir quais são esses SUVs compactos que estarão em breve nas ruas brasileiras.
Esse já está na boca do gol, a Citroën já iniciou a campanha de lançamento do Basalt e anunciou a data de lançamento para o dia 2 de outubro. Ele terá o diferencial de ser o SUV cupê mais acessível do Brasil, para quem gosta desse estilo iniciado pelo BMW X6 mas não consegue encarar um Fiat Fastback ou um VW Nivus.
O Basalt terá duas opções de motores: o 1.0 aspirado Firefly de 75 cv ou 1.0 turbo T200 de 130 cv. Quem conhece o C3 Aircross já terá uma noção do que esperar no interior do novo SUV compacto: acabamento simples e um espaço interno bem generoso.
A Honda confirmou a produção nacional do novo WR-V junto do anúncio de R$ 4,2 bilhões em investimentos no Brasil para fabricar veículos híbridos flex. A primeira geração do SUV compacto foi o primeiro com essa fórmula atual, mas usava a carroceria do Fit.
Já o modelo novo adota uma carroceria exclusiva, sem compartilhar painéis com outros carros. O novo WR-V compartilha a plataforma com o City que já é produzido por aqui, ele se difere do HR-V por ser mais simples.
O motor deverá ser o mesmo 1.5 aspirado que conhecemos na gama nacional da Honda. Ele deverá ser acompanhado de uma versão híbrida, com a tecnologia E:HEV dos importados só que usando esse mesmo 1.5. O WR-V está confirmado para o segundo semestre de 2025.
A Volkswagen está cheia de mistério sobre o seu novo SUV compacto, que é derivado do Polo e se posicionará abaixo do Nivus para brigar com o Fiat Pulse. Uma foto teaser foi divulgada e o carro foi exposto no Rock In Rio atrás de um painel de LED.
Pelo que podemos ver, o design será um destaque. O SUV compacto anônimo foge do padrão dos carros atuais da Volkswagen e aposta num perfil com vincos pronunciados. Por ficar abaixo do Nivus, ele deverá usar o motor 170 TSI pareado com o câmbio automático de 6 marchas.
O lançamento será em 2025, mas até lá a Volkswagen poderá soltar mais fotos e informações. O SUV compacto será produzido na fábrica de Taubaté (SP), junto do irmão Polo.
A Chevrolet fez seu anúncio de investimos na fábrica de Gravataí (RS), prometendo híbridos flex e um SUV compacto inédito. A eletrificação chegará antes em outros modelos nacionais da marca, porém esse carro inédito estará nas lojas só em 2026.
Segundo o portal Autos Segredos, a dianteira e a traseira terão visual exclusivos. As medidas serão próximas às do Onix hatch. O motor será o 1.0 turbo, que até lá já terá melhorias para poluir menos como a injeção direta — o que também vai aumentar a potência.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |