O que é torque? Entenda porque potência não é tudo
Torque está diretamente relacionado à força, enquanto potência diz respeito à velocidade; saiba a diferença entre essas duas grandezas
Torque está diretamente relacionado à força, enquanto potência diz respeito à velocidade; saiba a diferença entre essas duas grandezas
Quando o assunto é desempenho, qual situação você prefere: ter respostas imediatas ao acelerador, mesmo em baixa rotação, ou sentir o carro ganhando fôlego à medida que o motor atinge altas rotações? Se você optou pela primeira alternativa, o ideal é adquirir um veículo “torcudo”. Mas, afinal, o que é torque? E o que é potência? Entenda.
Torque é um conceito físico, relativo ao movimento de rotação de um corpo após a aplicação de determinada força sobre ele. Imagine que você está manuseando uma chave de boca para girar um parafuso. A força aplicada sobre a ferramenta no momento em que o parafuso é desatarraxado é o torque.
No motor do carro, a definição de o que é torque não muda. Trata-se da força que o motor consegue gerar. Essa força é produzida pelo sobe-e-desce dos pistões.
O movimento desses componentes ao longo de seu curso gira o virabrequim, um eixo interligado às rodas motrizes. A partir dessa atividade mecânica, o carro ganha impulso.
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O torque de um carro normalmente é medido em quilograma-força-metro (kgfm), mas também pode ser quantificado em Newton-metro (Nm). Embora o motor produza torque sempre que está em funcionamento, o valor varia bastante de acordo com as rotações.
O toque máximo costuma surgir apenas em um momento específico, geralmente em algum ponto entre 2.800 e 4.000 rpm. Todavia, alguns propulsores turbo mais modernos já conseguem entregá-la de maneira constante e uniforme em uma faixa de giros mais ampla.
Tão importante quanto entender o que é torque é saber como ele influencia o comportamento do carro. Um modelo que gera muita força em baixas rotações proporciona agilidade. É isso que mais interessa no trânsito urbano, onde arrancar e retomar velocidade rapidamente é fundamental.
Por outro lado, um veículo com pouco torque, ou no qual essa grandeza esteja concentrada em altos giros, tende a ser moroso para sair da imobilidade e para reagir ao comando do acelerador.
Explicado o que é torque, vale conceituar também o que é potência e a diferença entre ambos. Do ponto de vista físico, trata-se da energia gerada após determinado tempo de trabalho. No caso do carros, isso nada mais é senão a multiplicação do torque pela rotação do motor ao longo de determinado período.
A potência máxima surge em rotações mais altas que o torque máximo. Nos automóveis, o ponto em que valor total é alcançado geralmente fica entre 5.000 e 6.500 rpm. No Brasil, essa grandeza é medida em cavalos-vapor (cv).
O motorista sente a potência quando “estica” as marchas, fazendo o motor trabalhar em altos giros. Se, nessa situação, o carro deslanchar com facilidade, ele tem boa dose de potência. Entretanto, se mesmo diante dessa ação o veículo custar a ganhar velocidade, provavelmente há poucos cavalos debaixo do capô.
Como já foi dito, o torque é mais útil no trânsito urbano. Por isso, para ter um carro ágil no trânsito, o motorista deve prestar atenção no torque: não só no valor máximo, mas também na sua distribuição. Ou seja: na rotação em que ela está disponível.
Quanto antes o torque máximo surgir, melhor! É que, por questão de publicidade, muitas vezes os fabricantes destacam apenas a potência. Mas, como vimos, os cavalos do motor constituem apenas uma das faces da moeda.
Vale salientar que a potência também é importante, em especial em situações nas quais é necessário ganhar velocidade rapidamente, como em uma ultrapassagem na estrada. Desse modo, para ter boa performance, o veículo precisa ter números adequados das duas grandezas. O desempenho ideal é obtido a partir de um equilíbrio entre elas.
Quando desenvolvem um carro de passeio, os fabricantes procuram obter boa proporção entre potência e torque. Geralmente, as duas grandezas andam juntas, mas, dependendo da situação, a ênfase pode estar mais em uma que em outra.
Em modelos esportivos, por exemplo, feitos para atingir altas velocidades, a prioridade é a potência. Já num veículo off-road, é essencial ter torque em abundância para vencer obstáculos. O mesmo ocorre em picapes, que precisam de força para locomover o peso da carga.
Outros veículos precisam majorar ainda mais um lado que o outro. Um motor de caminhão, por exemplo, gera quantidade assustadora de torque, mas, como proporcionalmente não há tanta potência, não consegue movimentar o veículo com rapidez.
Já uma motocicleta pode ter potência máxima maior que a de um carro, mas com torque menor, e ainda assim ser extremamente ágil.
Agora que você já sabe o que é torque e potência, há de se ressaltar que existem outros fatores que influenciam diretamente na performance. Entre eles, estão a relação de marchas do câmbio e o peso total do veículo.
É todo esse conjunto de características que determinará o quão ágil e veloz é o automóvel.
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Então um torque maior consome mais combustivel que uma potencia maior? qual grandeza faz o consumo de combustivel ser maior afinal?
A explicação do conteúdo é pertinente e bem apresentado.
Ótimo artigo.De maneira simples,tirou totalmente minha dúvida.
Por isso os motores THP da Peugeot são os melhores para mim!!!
Tenho uma Toyota Hilux e estou com problemas no torque não sabia antes de ler o vosso artigo qual era deferença certa entre torque e potência obrigado pela esplicação
Concordo. A resposta do meu 408 é muito boa, difícil ver isso num sedã mais pesado. O problema da Peugeot é a eletrônica e a manutenção. O meu está há quase 1 mês na oficina para resolver um problema de software/eletrônica. Sem contar o preço desses consertos…
Tenho um Cobalt LTZ 17/17 1.8, cambio manual de 6 marchas; com “apenas” 108cv de potencia. em compensação entrega 17kgf de torque, a apenas 2.800 rpm, o que faz o carro ser muito ágil. Bom de retomada e bom de ultrapassagem. Geralmente só necessito reduzir da 6ª marcha para a 5ª para realizar ultrapassagens, que o motor responde imediatamente.
Outra coisa que me impressiona é que em pista relugar, plana, em 4ª marcha o carro fica com velocidade média de 35km/h, SEM pisar no acelerador, creio que isso também seja trabalho do bom torque.
Excelente. Tenho certeza, agora, de que escolhi o carro certo! Meu Tracker arranca e recupera velocidade de maneira rápida e imediata. Outros modelos do mesmo segmento (SUV compacto) nem bem conseguiram sair do lugar ao sinal verde, e eu já fuiiiiiii! Creta, HRV, Kickis, Eco, Renegade, etc não são páreo! Rs rs
Ja dirigi todos e concordo. Tracker é perfeita para arrancadas rapidas e ultrapassagens.
Falta a compreensão da física envolvida. O texto está equivocado *
EDITADO
Concordo que a resposta está incompleta: na verdade torque é a relação entre potência do motor e o peso do carro!
Muito boa abordagem. Mas quais características do motor influenciam diretamente no torque, como cc, peso do volante, câmbio? O a medição no dinamômetro é feita direta no virabrequim?
Muito boa abordagem. Mas quais características do motor influenciam diretamente no torque, como cc, peso do volante, câmbio? O a medição no dinamômetro é feita direta no virabrequim?
Simplesmente sensacional.
Tema interessante é muito útil. Parabéns!
Gostei da matéria. Gostaria de saber porque o auto-papo não está sendo falado na Radio JB às 10:00 e 16:00 como sempre foi. Grato
Bem didático .Eu sabia escolher um carro rápido,Agora sei pedir .
Quero com torque..Obrigado pela ajuda
Parabéns pela matéria. Excelente abordagem ao tema.
O up TSI, por ter motor turbinado, é um carro que tem torque alto, em baixas rotações, e potência excelente.