Oi, sumida: carros e marcas que estão discretos demais

Reencontre alguns modelos e fabricantes que andam muito quietos no mercado brasileiro, que você até tinha se esquecido que eles existiam

renault
Parece que não, mas o Stepway ainda continua em linha (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 27/09/2023 às 09h33

O cantor Bruno Mars fez dois showzaços no The Town e ainda arrancou suspiros dos fãs ao soltar um “Oi, sumida” carregado de sotaque. A frase poderia chegar a alguns carros e marcas que andam meio sumidos ou quietos demais no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Selecionamos nove casos, de carros que precisam de uma animação a la Bruno Mars, e de marcas que andam meio sumidas por aí. Confira.

Renault

renault kwid intense 2023 biton branco de frente 03
Renault Kwid Intense Biton é a versão mais sofisticada do pequenino francês (Foto: Renault | Divulgação)

A marca francesa viu seus carros ficarem defasados da noite para o dia e as vendas minguarem. A fabricante, que chegou a ter quase 9% de participação de mercado, hoje tem menos de 6% de mix e muito graças ao Kwid, seu carro de volume, porém, de margens mais tímidas.

O problema é que o Sandero e Logan, de inovadores pelo conceito de mais espaço para o segmento de compactos, hoje vendem bem pouco – e basicamente para frotistas. O Duster, por sua vez, perdeu lugar com a avalanche de SUVs compactos e o Captur jamais emplacou de fato, assim como a Oroch.

As apostas para sair das sombras agora estão no novo ciclo de investimentos e no apelo da eletrificação. A Renault vai despejar R$ 2 bilhões em uma nova plataforma para produção do Kardian, seu novo SUV de entrada que vai chamar o Fiat Pulse para a briga e que será mostrado no dia 25 de outubro.

A renovação da Renault também inclui uma nova linha de motores turbo e híbrido-flex. Sem falar em novos modelos elétricos, como o Megane E-Tech que acabou de estrear por R$ 280 mil.

Chevrolet Cruze

chevrolet cruze lt cinza frente parado
O Cruze é um sobrevivente e vendido apenas em alguns mercados, como o Brasil, mas por anda meio apagado (Foto: GM | Divulgação)

Vamos combinar que o Cruze é um carro legal e um herói da resistência, já que trata-se do único hatch médio “acessível” do mercado. E último, já que não deve ver o sol raiar em 2024. Isso porque o segmento desidratou e, no caso do sedã, além da categoria também ter esvaziado com os SUVs, ainda tem a supremacia do Toyota Corolla.

Isso se reflete nas vendas. Nas duas carrocerias, o Cruze vendeu apenas 1.041 unidades de janeiro a agosto de 2023. A sumida dos dois se dá até porque não vale nem a pena a General Motors investir nestes segmentos. O último suspiro foi a adoção das versões RS e Midnight, na linha 2022.

Subaru

subaru forester e boxer prata frente parado
O Forester é um dos dois únicos modelos que a Subaru vende no Brasil, mas praticamente ninguém vê esse sumido nas ruas

A marca tem carros incríveis e emblemáticos, mas há muito tempo anda sumida no Brasil e modelos como Impreza WRX, Legacy e Outback são meras lembranças. Hoje, a japonesa virou marca de dois SUVs apenas, importados pelo Grupo Caoa, representante oficial da montadora.

Pelo menos são dois utilitários esportivos de fato. O Forester e o XV têm tração integral – marca registrada da Subaru em todos seus modelos – e, desde 2022, são vendidos com o conjunto e-Boxer, um híbrido-leve que tem como astro principal os motores turbo a gasolina.

Suzuki

suzuki jimny sierra 4sport 2024 cinza medium frente em rodovia
A Suzuki foi uma das primeiras marcas a chegar no Brasil, com a abertura das importações e hoje resiste com o Sierra (Foto: Suzuki | Divulgação)

Outra fabricante japonesa que anda sumida como marca e com seus carros. Isso porque a Suzuki encolheu de uma hora para a outra no Brasil. Há menos de dois anos, a empresa, também com forte DNA no fora de estrada, vendia aqui quatro modelos: Jimny, Jimny Sierra, Vitara e S-Cross.

Nos últimos tempos, porém, deixou de importar o Vitara e o S-Cross. Recentemente, a HPE Autos, representante e licenciada para fazer carros da marca aqui, encerrou a montagem do velho Jimny em Catalão (GO). Hoje, a Suzuki só tem o Sierra, a nova geração do jipinho, para contar história.

Fiat Mobi

fiat mobi trekking 2023 cinza lateral
O Mobi vende bem, mas anda esquecido até mesmo nos corredores da marca (Foto: Fiat | Divulgação)

O Mobi tem mais de 45 mil unidades emplacadas em 2023 e é um dos automóveis mais baratos do país. Mesmo assim, dava para o Bruno Mars mandar um “Oi, sumida” tranquilamente para o carro da Fiat. Para um modelo de tanto volume, a montadora faz pouco proporcionalmente.

As últimas novidades foram a adoção de um pacote de equipamentos de segurança para a linha 2023 do Mobi. Antes disso, a Fiat mexeu e estrangulou o velho e cansado motor 1.0 Fire Evo na gama 2022, mais para atender aos níveis de eficiência energética estabelecidos pelo Proconve L-7.

Nissan Leaf

nissan leaf 2023
O Leaf é tão inexpressivo que nem mesmo a Nissan se lembra que está em linha (Foto: Nissan | Divulgação)

O Leaf já foi o elétrico mais popular do planeta e fez alarde quando chegou ao Brasil em caráter experimental para ser usado por corporações governamentais e táxi. Depois que foi lançado oficialmente, contudo, foi um dos carros que deu uma sumida e ficou à sombra de outros EVs que chegaram.

O hatch médio zero combustão da Nissan teve 168 unidades vendidas nos oito meses de 2023. Não figura nem no ranking dos 30 veículos eletrificados mais emplacados do país no ano.

Honda

honda civic type r azul 15
Acomodada em sua boa reputação, a Honda tem sido “low profile” há um bom tempo, até quando resolve lançar esportivo (Foto: Honda | Divulgação)

O nobre leitor vai falar que a Honda lançou o novo HR-V e a nova geração do Civic, com direito à variante Type-R. Mas a marca japonesa parece dormir em berço esplêndido no Brasil. Talvez por se garantir na imagem que construiu no nosso mercado.

O fato é que os modelos da Honda já não empolgam no design. As ações de marketing e publicitárias da fabricante também carecem de ousadia e criatividade. Para completar, trazer um sedã híbrido de mais de R$ 250 mil não agrega imagem de montadora ligada na inevitável transição energética.

Peugeot 2008

peugeot 2008 roadtrip 2023 branco frente parado
Com uma nova geração a caminho, Peugeot vem cozinhando o 2008 em banho-maria (Foto: Peugeot | Divulgação)

A linha do crossover está sumida até na prateleira da Peugeot. Só no ano passado é que a marca francesa lembrou de fazer umas mudanças na gama do compacto, com novas versões, mais equipamentos e até uma série limitada. Foi a única mexida em quase cinco anos.

No acumulado de 2023, o 2008 somou 1.219 unidades, segundo dados do Renavam. Dos nacionais, é o compacto menos vendido na categoria de utilitários esportivos. E no ranking geral dos SUVs, fica em 29º, atrás de Audi Q5, BYD Yuan Plus, Porsche Cayenne e Mitsubishi Pajero. Resta ao carro aguardar a nova geração, que será feita na Argentina.

Toyota Yaris

toyota yaris hatchback 2023 cinza movimento
Com o segmento de compactos em baixa, a Toyota não quer queimar cartucho com o Yaris e prefere promover a dupla Corolla e Corolla Cross (Foto: Toyota | Divulgação)

Outro que parece se garantir na boa reputação para ficar sumido. Verdade que a Toyota deu uma atualizada no Yaris em janeiro de 2022, mas foi só. O carro basicamente mantém as mesmas versões, equipamentos e conjunto mecânico desde o lançamento, em 2018.

A questão é que vende seus 26 mil no ano (hatch e sedã). Pelo visto, o suficiente para a montadora ir cozinhando o galo até a chegada do SUV compacto baseado no Yaris Cross, entre 2024 e 2025, que deve substituir a linha atual.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário