Carro na garantia deve ter óleo trocado apenas na concessionária
Marcas e concessionários muitas vezes forçam a barra, mas quando o assunto é óleo de motor, o ideal é trocar na autorizada
Marcas e concessionários muitas vezes forçam a barra, mas quando o assunto é óleo de motor, o ideal é trocar na autorizada
Tem uma polêmica aí quando os automóveis ainda estão em garantia, em relação à troca do óleo do motor. Qual é a polêmica? É que as concessionárias insistem em que a troca do óleo seja feito por elas na revisão. E se a quilometragem ou o tempo da troca sair fora da revisão, leva o carro para elas trocarem o óleo.
E aí o dono do carro não gosta dessa exigência porque ele fala: “eu troco o óleo do meu carro sempre naquela oficina, naquela troca de óleo”. E a concessionária e a fábrica argumentam, com toda a razão, que o óleo do motor tem que ser o recomendado pelo fabricante. Mas aí, se você troca o óleo fora da concessionária, quem garante que o óleo utilizado foi exatamente o recomendado?
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Mas aí tem gente que diz: “eu mesmo comprei o óleo e levei para ser substituído na oficina”. Mas a concessionária continua tendo razão porque, lamentavelmente, há quem compre um óleo barato, não é exatamente o recomendado no manual, troca esse óleo fora da concessionária, e diz: “eu troquei eu mesmo. Eu comprei aquele óleo recomendado pelo fabricante”.
Então, lamentavelmente, nem a fábrica e nem as concessionárias são obrigadas a acreditar – ou que a troca de óleo usou o óleo certo, ou que o próprio dono do carro usou o óleo certo na troca, porque ele pode ter tentado economizar alguns reais e colocado um óleo mais barato.
A gente muitas vezes critica aqui a posição da fábrica e das concessionárias, mas dessa vez elas tem razão, porque com o óleo do motor, principalmente, não se brinca ou se coloca o correto ou então está se correndo vários riscos de danificar o motor. Um probleminha que custa uma nota preta!
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Nem todas as concessionárias exigem que a troca a cada 5000 km seja feita nas autorizadas, apenas exigem que seja observado o tipo de óleo especificado no manual do veículo. Contudo alguns óleos sintéticos podem durar até 10.000 km, porém em carros turbo convém a troca a cada 5000 se possível. Desde que a nota fiscal seja fornecida corretamente, é uma grande bobagem esta exigência, já que o óleo nas concessionárias é quase sempre 3x mais caro que nos postos de combustíveis! ???
Nas primeiras revisões feitas em concessionaria normalmente não se cobra mão de obra, ao menos na GM e o que é trocado além do óleo são filtros. Vale a pena abrir mão da garantia de fábrica por isso?
Não confio em garantia de concessionária. Faço somente a primeira revisão lá e depois em mecânico de confiança. Na maioria das vezes css alega mal uso e não cumpre com sua obrigação.
E quem me garante que a concessionária utilizou o óleo recomendado pelo fabricante?
Pau que dá em Chico, dá em Francisco. Se não acreditam que eu utilizei o óleo recomendado pelo fabricante, por que tenho que acreditar que eles utilizaram o óleo recomendado?
Para mim isso se chama …
Estás coberto de razão… A grande maioria das CCS’s aderiram ao óleo a granel, com tonéis armazenando sabe-se lá o quê…Infelizmente somos reféns durante a garantia por obviedade, mas o que mais anseio é poder trocar o óleo pelo melhor produto disponível no mercado (nunca utilizado nas CCS’s pelo seu alto custo)…
Penso que se comprar exatamente o mesmo óleo que está especificado no manual do proprietário, guardar a nota fiscal (não o cupom fiscal que é impresso em impressora térmica e apaga com o tempo) terá feito a troca corretamente e como provar isso.