Olimpíadas de Paris 2024 e os carros que poderiam ser medalhistas

Modelos de veículos que disputaram e seriam fortes competidores em modalidades do atletismo nas Olimpíadas de Paris 2024

OLIMPIADAS HRV 2023
Se carros pudessem disputar as Olimpíadas de Paris 2024, certamente estes modelos da lista seriam favoritos na disputa das medalhas (Foto: Honda | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 21/07/2024 às 11h03

Os 33º Jogos Olímpicos da era moderna começam no próximo dia 26 de julho, na capital francesa, e as competições de atletismo são as primeiras que chamam a atenção. São provas tradicionais, que exigem preparo dos atletas por anos a fio. Mas no universo automotivo você sabe quais carros competiriam nas Olimpíadas de Paris 2024?

VEJA TAMBÉM:

Fizemos uma divertida analogia entre nove modelos e marcas de automóveis e modalidades do atletismo. Concorda com os carros candidatos a medalhistas nas Olimpíadas de Paris 2024? Acha que outros são mais favoritos? Deixe sua opinião nos comentários.

100 metros rasos – Porsche 911 Turbo S

porsche 911 turbo s cabriolet cinza estacionado
O Porsche 911 Turbo S tem de tudo para ser um velocista vencedor, se carros pudessem disputar as Olimpíadas de Paris 2024 (Foto: Porsche | Divulgação)

Não é o Usain Bolt, mas nas Olimpíadas dos carros o Porsche 911 Turbo S é tão apressadinho quanto o atleta jamaicano. Nesta versão, o tradicional esportivo da marca alemã faz o zero a 100 km/h em ligeiros 2,7 segundos.

Essa disposição é possível graças ao motor 3.8 de seis cilindros contrapostos (tipo boxer). São 640 cv de potência e 81,6 kgfm de torque máximo despejados pela transmissão de dupla embreagem nas quatro rodas do cupê. A velocidade final chega a 330 km/h

Decathlon – Toyota Corolla

toyota corolla gr s sport branco de frente em autodromo
Corolla é tem mantido o fôlego inabalado há mais de 20 anos (Foto: Toyota | Divulgação)

Imagine ter de disputar 10 modalidades diferentes de atletismo, cumprir todas bem e chegar inteiro a uma prova final de 1.500 metros? Só um carro com fama de inquebrável como o velho e conhecido Toyota Corolla.

O tradicional sedã médio da marca japonesa é um dos carros de passeio mais vendidos do mudo e o líder disparado da categoria no Brasil justamente por essa reputação. Está em sua 12ª geração e em nosso mercado é vendido em versões puramente a combustão ou híbrido flex.

400 m com barreiras – Peugeot 208 nas Olimpíadas de Paris 2024

peugeot 208 style 3
Com mais vigor, o 208 chega com chances de medalha graças a atual geração mais moderna e com o incremento do motor 1.0 turbo (Foto: Peugeot | Divulgação)

O 208 é um carro de qualidade e com boa disposição para chegar ao fim da prova. Mas tem de superar desafios até a linha de chegada. Isso desde a primeira geração lançada por aqui no começo da década passada.

O primeiro 208 já teve de superar de cara a fama ruim que o 207 (o malfadado “206,5”) deixou no Brasil. O segundo obstáculo surgiu com a péssima reputação que concessionários pouco comprometidos deixaram para a Peugeot.

Chegada a segunda geração do hatch compacto, ainda teve de provar que não vive só de beleza e superar a barreira do solitário motor e velho motor 1.6 16V no mercado. Saltou com mais facilidade o último obstáculo com a Stellantis emprestando os motores de origem Fiat ao compacto

Revezamento – Volkswagen Polo

Olimpíadas de Paris 2024
O Polo pegou o bastão do Gol e manteve o ritmo como se estivesse lutando por uma medalha nas Olimpíadas de Paris 2024 (Foto: VW | Divulgação)

O hatch compacto é o responsável pela parte derradeira desta prova em que entrosamento e espírito de equipe são imprescindíveis. Bom lembrar que ao Polo, em sua versão Track, coube a inglória missão de pegar o bastão deixado pelo Gol, simplesmente o carro líder de vendas por décadas e de maior produção no Brasil.

O Gol, por sinal, também não teve vida fácil nesta prova de revezamento. Afinal, nessa corrida ele pegou o bastão do Fusca, um dos carros mais emblemáticos e importantes da indústria automotiva global.

Maratona – Land Rover Defender

Olimpíadas de Paris 2024
Na disputa há quase 80 anos, o Defender é um maratonista nato (Foto: Land Rover | Divulgação)

Uma prova de resistência que começa no fim dos anos 1940 e até hoje é sinônimo de veículo robusto. Mesmo na atual quinta geração, que para muitos ficou gourmetizada, o Defender é referência de durabilidade para aguentar muitos quilômetros. Atualmente, o jipão é vendido até em opção híbrida plug-in.

Salto com vara – Citroën C3 nas Olimpíadas de Paris 2024

Olimpíadas de Paris 2024
A nova geração do C3 deu novo impulso ao compacto da Citroën que consegue competir com o sarrafo mais alto (Foto: Citroën | Divulgação)

O C3 teve um bom começo de atividades no Brasil quando foi lançado, em 2003, mas depois o modelo e a marca francesa entraram em declínio. Só recentemente a montadora recuperou a boa forma, assim como o hatch compacto.

Graças ao impulso dado pelo Grupo Stellantis, que fez o carro atingir níveis de venda maiores no mercado. Apesar de estar longe da liderança, as mais de 10 mil unidades vendidas no primeiro semestre de 2024 representam um salto e tanto em relação a 2022, quando esse não foi nem o volume total de vendas do compacto naquele ano todo.

Arremesso de peso – Ram 2500

Olimpíadas de Paris 2024
O torque animalesco da Ram 2500 tonaria a picape uma medalhista de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024 (Foto: Ram | Divulgação)

Nas provas de arremesso de peso é preciso ter preparo físico, força e corpo robusto. Tudo isso a Ram 20500 oferece. A picapona de mais de 6 metros de comprimento tem capacidade de reboque de 7,6 toneladas e carga útil de até 1.424 kg.

Tal disposição é proporcionada por motores que fazem jus à prova. Há opções de um 6.4 V8 a gasolina da família Hemi com 415 cv de potência e 59 kgfm de torque e do 6.7 turbodiesel da Cummins, com 375 cv e incríveis 117,5 kgfm.

Marcha atlética – Honda HR-V

novo honda hr v touring na estrada 7
Honda HR-V tem comportamento suave e equilibrado (Foto: Honda | Divulgação)

Trata-se de uma prova das mais tradicionais em que é preciso resistência. Nada mais adequado ao Honda HR-V. O SUV compacto da marca japonesa, com motor aspirado ou turbo, não vai te proporcionar rompantes de emoção e velocidade, mas chegará inteiro ao fim da prova – muito provavelmente sem contusões.

Salto em distância – BYD e GWM

gwm haval h6 phev19 branco 2025 frente lateral traseira interior movimento 1
GWM Haval H6, assim como os colegas da BYD, colocaram os carros chineses num patamar superior (Foto: GWM | Divulgação)

As marcas chinesas mais pareciam atletas amadores e mirins quando chegaram ao Brasil nos anos 2000. Porém, voltaram em outro nível de competição recentemente. Basta ver o salto de qualidade que os carros da BYD e GWM, sejam híbridos ou elétricos, deram em termos de tecnologia, acabamento, dinâmica e desempenho de 2022 para cá.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário