Onda de calor: 5 cuidados com o carro para evitar problemas
Inverno nem bem acabou e veranico que assola várias regiões requer atenção com o carango que pode sofrer com as temperaturas extremas
Inverno nem bem acabou e veranico que assola várias regiões requer atenção com o carango que pode sofrer com as temperaturas extremas
Uma onda de calor pegou de surpresa várias regiões do país, isso sem o inverno nem acabar direito. Verdade que cidades como Rio, Cuiabá e Fortaleza já estão acostumadas a não saber o que é frio, mas muitas outras capitais e estados derretem com temperaturas elevadas, mesmo faltando bons meses para o verão.
Além da população, quem também sofre com essa onda de calor é o nosso automóvel de todos os dias. Durante essa fase de “veranico”, é bom ficar ligado em algumas dicas de cuidados com o carro para preservar o nosso companheiro sobre rodas.
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São dicas sobre equipamentos, revestimentos e até pintura do veículo que valem a pena seguir. Confira 5 cuidados com o carro durante a onda de calor.
A onda de calor e sol escaldante maltrata a pintura e outras partes externas do carro. A incidência dos raios solares em excesso pode causar coisas com nomes assustadores, como craqueamento do verniz, delaminação e foto-oxidação. Em suma, isso pode resultar em manchas e pequenas falhas no revestimento da carroceria.
A combinação de sol com fezes de pássaros também detona a pintura. Por isso, retire sempre que possível o excesso de poeira e os excrementos de animais. Se possível, lave o carro por fora uma vez por semana, dê uma encerada na lataria (polimento é o ideal) nesta onda de calor e deixe o veículo ao máximo na sombra.
Os raios infravermelho (IR) e ultravioleta (UV) ainda podem manchar as peças cromadas externas e acelerar seu processo de oxidação. Sempre que possível passe um pano seco de microfibra para retirar o excesso de poeira e aplique uma solução com sabão neutro ou produto específico para cromados.
Passe uma flanela seca nos revestimentos de couro ao menos uma vez por semana. Se o carro tem revestimento claro, vale também aplicar um pano úmido com sabão neutro e depois secar as partes com um pano seco.
De qualquer maneira, e principalmente nas ondas de calor, o couro demanda hidratação, já que o sol pode causar rachaduras e manchas no revestimento. Aplique produtos específicos e em pouca quantidade a cada 15 dias e depois passe um pano limpo e seco.
Outras partes do carro que merecem cuidados e hidratação na onda de calor são as plásticas. Utilize uma flanela seca para remover a poeira e depois passe um pano úmido à base de água e sabão neutro.
Existem produtos específicos para o plástico das cabines dos carros. Contudo, só use os de marcas conhecidas e os que têm nível de proteção UV. Além disso, não é para encharcar os painéis com a substância.
No caso dos bancos de tecido, o sol também pode ser cruel e deixar manchas amareladas. Além da película dos vidros em nível permitido por lei – que minimiza os estragos dos raios solares nos bancos – faça uma limpeza semanal no revestimento. Passe aspirador de pó nos assentos, encostos, carpetes, assoalhos e na cobertura do porta-malas.
O sistema de arrefecimento ajuda o motor a operar na temperatura correta, mesmo em períodos de onda de calor. Porém, não adianta ficar só completando a água do reservatório e achar que está tudo bem.
Para começar, se o nível de água desce muito, é sinal de que pode haver algum vazamento no sistema. Além disso, a água colocada ali deve ser desmineralizada em conjunto com aditivo (etilenoglicol) específico recomendado no manual do veículo.
A mistura é o que vai minimizar a possibilidade de a água do radiador ferver. Bom lembrar que as fabricantes também indicam, além do aditivo correto como líquido de arrefecimento, quando devem ser realizadas as trocas.
Os pneus são projetados e fabricados para resistirem bravamente às variações de temperatura e ondas extremas de calor. Mesmo assim, não custa nada dar uma atenção às borrachas. Após lavar o carro, aplique uma camada de limpa-pneu em volta do aro – use produtos à base de água, nunca com derivados de óleo.
Por falar em borracha, as peças externas e internas sofrem com o sol e a onda de calor. Os raios IR e UV aceleram a perda de vulcanização do processo de cola das borrachas. Com o tempo, as peças podem rachar.
Mantenha as partes de borracha do carro – em especial as dos vidros – sempre limpas. Aqui, a rotina é parecida: passe um pano seco e depois outro úmido ao menos uma vez por semana.
Antes de mais nada, veja se o seu ar-condicionado está gelando corretamente a cabine. Em caso negativo, leve o carro a uma oficina especializada e verifique se há vazamentos, cheque o funcionamento do compressor e observe se as mangueiras estão ressecadas
Também é importante olhar o filtro do ar (cabine) e se os dutos não estão com alguma obstrução. E, principalmente, se há necessidade de carga do gás refrigerante.
Aproveite e faça uma higienização do sistema de climatização do seu carro durante esta onda de calor, já que a tendência é que você use mais o equipamento. O processo custa entre R$ 200 a R$ 350, em média.
O serviço também pode ser feito pelo próprio dono do veículo. Produtos de higienização do sistema são vendidos na forma de uma lata de spray. Ligue o motor do carro e o ar no máximo, na temperatura mínima e modo recirculação ativado, feche todas as janelas e portas, aponte o bico para dentro da saída de ventilação da cabine e borrife toda a substância.
Mas mesmo em pleno funcionamento, com esta onda de calor o ar-condicionado demora mais para gelar – ainda mais se ficou debaixo daquele sol senegalês. Porém, tem várias pequenas dicas de como otimizar sua operação para sofrer menos dentro da cabine.
Além disso, vale sempre conferir se os vidros estão totalmente vedados – qualquer fresta aberta já compromete o resfriamento do habitáculo. Outra dica é observar se as borrachas de vedação das janelas estão sem folgas, ranhuras ou ressecamento.
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Seu Ronaldo, eu entendi bem a explicação dele sim, apenas fiz uma observação de que existe pessoas que cuidam demasiadamente do carro, não sei se você é um destes, mas serve como conselho amigo..
Acho que devemos cuidar sim mas não ser escravos do carro, as pinturas, borrachas, plásticos,etc, atualmente deveriam ser mais resistentes que as anteriores, apesar do sol estar mais agrecivo do que no passado. Mas necessitamos do carro hoje como um auxiliar de nossas tarefas diárias e precisamos enfrentar e expor o mesmo a estas adversidades.
não é ser escravo rsrsrs cada um cuida do carro como quiser se não quiser cuidar não cuida ele só esta passando dicas de como manter o carro conservado
Estamos no final de setembro e esta onda de calor ainda não chegou por aqui!
Resumindo:
Quando estacionar o veículo, faça o que puder pra deixa- lo embaixo de alguma sombra, por mais rala que ela seja.