Onix, HB20 e Polo disputam quem é o melhor automático turbinado
Os modelos da Chevrolet, Hyundai e VW são os únicos hatches compactos com motor turbo e caixa automática; confira prós e contras de cada um
Os modelos da Chevrolet, Hyundai e VW são os únicos hatches compactos com motor turbo e caixa automática; confira prós e contras de cada um
Carro turbo e automático, para muita gente, já é um caminho sem volta, Geralmente, quem tem o primeiro contato com a transmissão que dispensa o pedal da embreagem fica mal acostumado. Assim como desfrutar pela primeira vez de um veículo com motor turbinado. Então, que tal comparar três opções que reúnem esses dois atributos? Colocamos na mesa Onix, HB20 e Polo.
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Separamos versões dos compactos com motor turbo e câmbio automático, mas com preços próximos. Os valores são nacionais e referentes a novembro de 2022 – não valem para o estado de São Paulo e para a Zona Franca de Manaus. Infelizmente, não teve jeito e a régua passou dos cinco dígitos.
Todos os concorrentes são 1.0 turbinados e três-cilindros e, apesar de ter perdido potência, o Polo 2023 ainda se sobressai nesse quesito justamente graças ao motor TSI. São 116 cv de potência com etanol e 109 cv, com gasolina, mas com acelerações bastante espertas e pontuadas pelo câmbio automático de seis marchas – é o único com opção de trocas sequenciais no volante.
Na frieza dos números, o Onix turbo de 116 cv (com gasolina ou etanol) é mais ligeiro. Faz o 0 a 100 km/h em 10,1 segundos, contra 10,5 segundos do rival da Volkswagen – com etanol e dados informados pelas montadoras. O HB20, apesar de mais potente (120 cv), é o mais lento: 10,7 s.
Porém, falta uma certa pimenta nas arrancadas do Onix, que não são tão impetuosas como as do Polo, que se sobressai também nas retomadas, graças ao bom torque disponível nas 1.750 rpm. Mas na questão da retomada, o mais ligeiro acaba sendo o HB20, com seus 17,5 kgfm a 1.500 giros.
No consumo, conforme avaliações dentro dos padrões do Inmetro para a Tabela 2022 do PBEV, o Polo se mostra o mais eficiente em todos os ciclos e com qualquer um dos combustíveis. Lembrando que só o VW recebe sistema start/stop do motor.
Combustível e trajeto | Onix | HB20 | Polo |
---|---|---|---|
Etanol/urbano | 8,4 | 8,3 | 8,7 |
Etanol/rodoviário | 10,4 | 9,9 | 10,8 |
Gasolina/urbano | 11,9 | 11,7 | 12,5 |
Gasolina/rodoviário 15,1 | 13,9 | 15,3 |
A construção do Polo, feito sobre a cultuada plataforma MQB, resulta em um carro muito na mão e no chão. O modelo tem acerto firme e encara curvas como poucos, com baixo nível de torção da carroceria e com boa estabilidade. A direção precisa também corrobora o comportamento sólido do Volks.
O Onix e o HB20, por sua vez, têm uma pegada mais suave. Não que sejam carros inseguros, mas o hatch da Hyundai passa uma sensação de carroceria que rola mais nas curvas e uma direção mais leve, além de calibragem macia dos amortecedores – mais até que no Onix.
Recentemente remodelado, o HB20 de segunda geração tem capricho e design na cabine. Claro que não é o supra sumo do revestimento, mas as partes plásticas aparentam certa qualidade e a maior parte dos encaixes e fechamentos é correta.
Neste quesito, o Onix também agrada, com algumas falhas no revestimento das portas. Quem decepciona mesmo é o Polo que, apesar de ter melhorado o acabamento interno nesta linha 2023, ainda abusa de muito revestimento que aparenta simplicidade e que se parece com o de tantos outros Volkswagens.
Em espaço, porém, o Polo ganha um pouco dos rivais, com mais oferta de vão para pernas e joelhos de quatro ocupantes – especialmente no banco traseiro -, além de posição de dirigir mais ergonômica. O acerto de suspensão do Onix é melhor para filtrar os buracos, seguido do Hyundai.
O isolamento acústico do HB20 também melhorou bastante na renovação de meia-vida, enquanto o Onix mantém um silêncio digno a bordo, seguido do Polo. No espaço do porta-malas, os compactos da Hyundai e da VW empatam nos 300 litros, enquanto o Onix fica atrás, com 275 l.
Em segurança, o trio tem em comum os controles eletrônicos de estabilidade, tração e subidas. Onix LTZ e HB20 Comfort são equipados com seis airbags, enquanto o Polo Comfortline vem com quatro (deve o do tipo cortina). Câmera de ré só o GM tem, mas o Volks tem o sensor de estacionamento traseiro, itens inexistentes no exemplar da marca coreana.
Fora as bolsas, o Polo Comfortline se sobressai em itens de segurança. É dotado de vetorização de torque, faróis full LED com ajuste de altura, monitoramento da pressão dos pneus e DRL – esse o Hyundai oferece.
No conforto, a versão intermediária do hatch da marca alemã é o único com saídas do ar-condicionado para o banco traseiro e troca de marchas no volante. Polo e Onix LTZ também vêm com chave presencial e descansa-braço para o motorista nestas versões analisadas.
O Volks, contudo, ficou sem alças de segurança no teto e limitador de velocidade. O carro da Chevrolet, por sua vez, é o único entre os três a ter banco traseiro bipartido, faróis de neblina e luz no porta-malas. O HB20 inexplicavelmente não oferece ajustes de altura e profundidade do volante nesta opção Comfort.
A central multimídia dos três merece elogios. A MyLink com tela de 8” é intuitiva, porém ainda não permite conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay como na blueMedia e na VW Play. A do Polo, inclusive, é a com maior display, de 10”.
O compacto da GM supera o Hyundai no total das revisões com preço fixo até os 60 mil km por menos de R$ 100. Os dois modelos têm custos de manutenção razoáveis para o segmento de hatches turbo automáticos, enquanto o Polo se mostra bem fora da curva nesse sentido.
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Tenho hb20 2023 versão automática turbo muito satisfeito, anda bem e econômico fazendo em média 15km l
Polo por 101mil? Faz me Rir comprei minha Tcross Sense, a de entrada e paguei 120 mil. O preço que eles falam nunca é real
Prezados.
Sou proprietário de um HB20 turbo modelo novo 202/23
E o consumo é horrível. Nunca chega a 11km/l e só ando com gasolina, carro leve e sem ar ( não gosto)
Acreditem mas ele faz no máximo 8,0 km/l.
Já levei na revenda, duas vezes e falam que é meu modo de dirigir.
Mentira.
Este motor turbo da Hyundai não deu certo.
Na revenda pedi para ver o consumo do teste drive igual ao meu que estava lá e tava marcando 5km/l .Tá explicado.
É ruim mesmo de consumo.
Prezados.
Sou proprietário de um HB20 turbo modelo novo 202/23
E o consumo é horrível. Nunca chega a 11km/l e só ando com gasolina, carro leve e sem ar ( não gosto)
Acreditem mas ele faz no máximo 8,0 km/l.
Já levei na revenda, duas vezes e falam que é meu modo de dirigir.
Mentira.
Este motor turbo da Hyundai não deu certo.
Na revenda pedi para ver o consumo do teste drive igual ao meu que estava lá e tava marcando 5km/l tá explicado.
É ruim mesmo de consumo.
Carro turbo, só dá pra comprar tranquilamente se for 0km. Pra quem compra usado, pode ser uma tremenda barca furada. Menos arriscado são os motores aspirados. A VW deveria ter mantido a versão 1.6 aspirada do Polo, com câmbio automático.
Antes de introduzir tsí 170 acho que polo seria escolha natural. Agora é Onix. Mas cada pessoa escolhe o que melhor convém, se a escolha for subjetiva ou emocional.
Três questões que são muito importantes;
1- Nota em segurança.
2- Valor medio do seguro.
3- Se o motor usa correia ou corrente.
Amigo, o quesito Durabilidade é primordial, e já pode ser avaliado nesses tres modelos… bloco 100% aluminio Turbinado = Dor de cabeça e de Bolso a médio prazo, mesmo dentro das revisões de fábrica, é uma bomba acessa nas mãos do segundo dono. #PASSO
Se quiser durabilidade, compre a f1000 de Roque santeiro mwm229