Os 10 carros híbridos mais econômicos do Brasil em 2023
Lista é encabeçada por carros sul-coreanos, que apostaram alto em carros híbridos, e seguem o padrão de referência do Inmetro
Lista é encabeçada por carros sul-coreanos, que apostaram alto em carros híbridos, e seguem o padrão de referência do Inmetro
Os híbridos são considerados a ponte mais curta para a eletrificação total e por isso mesmo vendem a imagem de serem mais econômicos. Mas nós resolvemos te ajudar a ver quais são realmente os 10 mais eficientes na cidade.
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Para tal, recorremos à tabela atualizada (em agosto de 2023) do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que segue os novos padrões do Inmetro. Lembre-se que essa planilha é uma referência de consumo. Conforme o jeito de dirigir, uso do veículo e sua manutenção, os híbridos podem até ser mais econômicos – como também menos.
Bom observar também que o fato de ser híbrido não significa necessariamente que ele vai ser mais econômico que modelos puramente a combustão. Ainda mais quando falamos de carros com tecnologia híbrida-leve ou mesmo com mais equipamentos, motores a combustão mais potentes, mais pesados e menos aerodinâmicos.
Veja agora os 10 híbridos mais econômicos do Brasil em 2023. A classificação foi baseada no consumo com gasolina no ciclo urbano em médias por km/l.
O SUV compacto da Kia lançado no ano passado é o híbrido mais econômico do Brasil em 2023. Pelos novos padrões de medição, o Niro faz médias de quase 20 km/l na cidade. O modelo combina o 1.6 aspirado da família Kappa, com injeção direta, a um motor elétrico de 44 cv e a um outro pequeno, de 48V, que faz as vezes de gerador.
Desta forma, segundo a Kia Motors, o Niro é capaz de rodar até 58 km em modo 100% elétrico. A transmissão é a DCT, de dupla embreagem e seis marchas. Nos equipamentos, desde a EX recebe frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência na faixa, ar automático bizona, câmera de ré, banco do motorista com ajustes elétricos e instrumentos integrados à multimídia em duas telas de 10”.
A vice-liderança entre os híbridos mais econômicos de 2023 é de outra marca sul-coreana, parceira da Kia. O Ioniq, inclusive, usa o mesmo conjunto híbrido convencional do Kia Niro. Lançado em 2022 como carro por assinatura pela Caoa Locadora, passou a ser vendido nas concessionárias da Hyundai e recentemente teve o preço reduzido em 25% – R$ 50 mil.
Meio crossover e meio cupê, é vendido no Brasil com alerta de ponto cego, monitoramento da pressão dos pneus, retrovisor eletrocrômico e ar-condicionado automático com duas zonas independentes. Retrovisores rebatíveis eletricamente, bancos de couro, painel eletrônico em tela de 7” e central multimídia com monitor de 10” também fazem parte do recheio do Ioniq.
O Civic deixou de ser produzido no Brasil e voltou em nova geração este ano e eletrificado. De cara, já integra o pódio dos carros híbridos mais econômicos do Brasil em 2023, graças ao seu sistema e:HEV, que permite ao carro rodar de três formas.
Com um propulsor a combustão e outros dois elétricos ,o sedã médio é capaz de rodar em modo zero combustão. Também funciona como um híbrido, no qual a unidade elétrica alimenta as baterias para que o motor elétrico principal tracione as rodas. Ou ainda como um veículo puramente a combustão.
Importado da Tailândia, o Civic Hybrid chega caro, porém bastante completo. Destaque para o Honda Sensing, com piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente ativo de permanência em faixa, farol alto automático e o sensor de ponto cego com imagens reproduzidas na central multimídia.
A chegada do arquirrival Civic em variante híbrida desbancou o Corolla do pódio. Mesmo assim, o sedã médio pode se gabar de ser o híbrido nacional mais econômico do país em 2023 – além de ser o primeiro eletrificado flex do mundo.
O conjunto está nas versões mais caras do Corolla, que recebem o Toyota Safety Sense. O pacote de assistência à condução inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência automática, assistente de pré-colisão, farol alto automático e sistema ativo de manutenção em faixa.
O SUV médio usa o mesmo sistema híbrido do sedã que lhe empresta o nome para figurar entre os cinco mais econômicos do país em 2023. Mesmo sem o mesmo requinte e espaço interno do “parente”, e com uma aerodinâmica desfavorável, o Corolla Cross é só 0,1 km/l menos eficiente na cidade. Mas é bem mais caro…
Mais um Toyota entre os híbridos mais econômicos de 2023. Desta vez o crossover médio importado do Japão, bastante equipado e com conjunto avançado, que inclui dois motores elétricos dianteiros, mais um traseiro que auxilia na tração 4×4, e a unidade a combustão de quatro-cilindros.
Com um tanque cheio de gasolina e em modo Eco, a marca japonesa fala em autonomia na casa dos 1.000 km para o seu SUV médio eletrificado. Esta geração do RAV foi lançada no Brasil em 2019 apenas híbrido e hoje é vendida em versão solitária, bastante equipada e com o pacote completo do Toyota Safety Sense.
Saímos da Toyota, mas não do Grupo Toyota. A divisão de luxo da montadora japonesa foi a primeira a ter um portfólio eletrificado amplo no Brasil, e também figura entre os carros híbridos mais econômicos de 2023. No caso do menor SUV da marca, vem com conjunto mais simples, com o motor 2.0 aliado a um propulsor elétrico.
O UX 250h se destaca pelo acabamento mais caprichado e o design diferentão. Entre os itens de série, leva o Lexus Safety Sense, o kit de auxílio à condução igual ao da Toyota, com piloto automático adaptativo, alertas de colisão frontal e de tráfego cruzado com frenagem autônoma, assistente ativo de permanência em faixa, entre outros.
O SUV acaba de chegar ao Brasil renovado em sua linha 2023 e entre os híbridos mais econômicos. O NX usa o mesmo motor a combustão do RAV, só que com potência maior. Além disso, leva a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Driv, com dois motores elétricos: um na frente e outro posicionado no eixo traseiro.
São três os modos de condução: puramente elétrico, Auto EV (alterna elétrico e combustão) e Normal – a versão topo de linha F-Sport tem a opção Sport+. Na atualização deste ano, ganhou retrovisor digital e sistema de som Mark Levinson, com 23 alto-falantes e 2.400 watts de potência.
O SUV médio estreou no Brasil em 2022 para ser o primeiro híbrido da marca chinesa no Brasil e também um dos mais econômicos em 2023. É outro crossover que promete autonomia de mais de 1.000 km com um tanque cheio de gasolina e no modo de condução “normal”. Além disso, segundo a BYD, é capaz de rodar 51 km em modo elétrico.
A fabricante vem segurando o preço do carro desde o lançamento. Entre os equipamentos, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, câmera 360, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa e reconhecimento de placas de trânsito. O quadro de instrumentos eletrônico tem tela de 12,3” e a multimídia é aquela com display rotativo, de 12,8”.
O novato SUV médio da Great Wall Motors (GWM) já se garante entre os carros híbridos mais econômicos do Brasil em 2023. Isso na versão plug-in, que superou em 0,1 km/l, na média urbana do Inmetro, o Kia Stonic – que é um híbrido leve. O Haval H6 PHEV combina dois motores elétricos, um em cada eixo, com propulsor turbinado.
Segundo a marca chinesa, a autonomia elétrica chega a 170 km. Com tração integral, o crossover também oferece pacote ADAS completo, com ACC, frenagem autônoma de emergência (também em manobras), detector de fadiga, câmera 360, assistente ativo de manutenção em faixa, entre outros.
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GOSTARIA DE SABER QUANDO OS NOVOS MODELOS HIBRIDOS E ELÉTRICOS DA SUZUKI CHEGARÃO AO BRASIL A VENDA EM SUAS CONCESSIONÁRIAS POIS EXISTEM MUITO QUE APRECIAM A MARCA SUZUKI E DESEJAM VER EM BREVE A VENDA OS NOVOS MODELOS NO BRASIL COMO O S-CROSSA, A VITARA….
Esqueceram do Hyundai Kona.
O híbrido me deixa com uma pulga atrás da orelha.
O Ioniq híbrido já saiu de linha, não? Parece-me que há apenas o elétrico no exterior. A dúvida é se der pau no futuro.
O Corolla Sedã Altis e o Premium não reduzem seus preços nem com reza brava. É uma pena, pois o XEI é sob medida, porém o híbrido é bem econômico – e caro!
Aventurar-se por outros híbridos asiáticos dão um frio na barriga.
Prefiro, por enquanto, a segurança dos veículos a combustão, mais emocionantes.
Gostaria de saber quando chegarão ao Brasil para a venda nas concessionárias SUZUKI os novos modelos da VITARA, do S-CROSS e outros SUV 4×4 da Suzuki pois muitos apreciam a marca SUZUKI e esperam em breve a venda no Brasil deste novos modelos de carros elétricos e HIBRIDOS DA SUZUKI NO BRASIL.