Os 10 SUVs mais baratos do Brasil em 2022 – preços e análises
Não se assuste com os preços salgados e tenha fé: ainda restam três crossovers por menos de R$ 100 mil no mercado brasileiro!
Não se assuste com os preços salgados e tenha fé: ainda restam três crossovers por menos de R$ 100 mil no mercado brasileiro!
Corra que SUVs mais baratos do Brasil por menos de R$ 100 mil já estão em extinção. Na verdade, restam apenas três crossovers compactos que ainda não ultrapassaram a casa dos cinco dígitos. No mais, você ainda tem outras opções de utilitários esportivos até R$ 120 mil.
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Elencamos os 10 SUVs mais baratos do Brasil dentro de toda a categoria, independentemente de tamanho, porte ou motorização. Nesta relação, consideramos sempre a versão mais barata de cada picape, sem repetições. Ou seja, só entra a variante mais em conta da referida linha.
Os preços foram levantados na primeira semana de agosto de 2022, não incluem opcionais (em alguns casos, nem pintura metálica) e são válidos para todo o território nacional, exceto os estados de São Paulo e Paraíba, além da Zona Franca de Manaus.
O primeiro sport-utility compacto da Fiat estreou no fim do ano passado por menos de R$ 90 mil, mas a inflação já bateu forte no crossover baseado no Argo. Mesmo assim, o Pulse é atualmente o SUV mais barato do país, com preço pouco acima de R$ 96 mil, isso, claro, com motor Firefly aspirado e câmbio manual.
O conjunto mecânico atrai pelo desempenho e consumo, e o modelo oferece um rodar agradável e um espaço interessante. O porta-malas é que não anima e o comportamento dinâmico deixa a desejar. E para quem quer ter o conforto da caixa automática CVT, é preciso desembolsar R$ 7 mil a mais.
Entre os equipamentos, a versão Drive inicial oferece quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado automático, central multimídia com tela de 8,4” com Apple Car Play e Android Auto sem fio, piloto automático e chave tipo canivete com telecomando das portas.
A marca chinesa garante a segunda colocação entre os SUVs mais baratos do Brasil. Mas para assumir tal posto, o T40 de entrada usa caixa manual e o motor 1.5 aspirado que não empolga muito – e é bem menos esperto que o 1.6 16V que acompanha a opção com câmbio automático CVT, R$ 12 mil mais cara.
Entre os itens de série, controles de estabilidade, de tração e de subidas, sensor de ré e de monitoramento dos pneus, luz de conversão estática – que se acende nas curvas -, sensor de luminosidade, ar-condicionado e central multimídia com tela de 10,1”.
O crossover compacto com jeito de station-wagon parruda ganhou até uma atenção recentemente da Peugeot em sua linha 2023 e garante o pódio dos SUVs mais baratos do mercado. A configuração básica Allure passou a agregar faróis com DRL de LEDs, controle de cruzeiro e central multimídia com display de 7” e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto.
O motor é o conhecido e manjado 1.6 aspirado, mas o 2008 leva a vantagem de ser o SUV mais barato com câmbio automático, no caso com seis marchas e opções de mudanças sequenciais. Completam a lista quatro airbags, câmera de ré e o bacana conceito de i-Cockpit.
O Duster de entrada é a única opção da linha com transmissão manual para ter um lugar de destaque entre os SUVs mais baratos do mercado brasileiro. O modelo que tem espaço interno acima da média dos compactos usa motor 1.6 SCe e traz lista de equipamentos “normal”.
Controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar-condicionado, direção assistida, trio, start stop do motor e som estão na relação. Chama a atenção as hastes de sustentação do capô, com amortecimento. Contudo, só leva os airbags frontais exigidos por lei e a central multimídia é opcional.
Foto: Marlos Ney Vidal | Autos Segredos
Companheiro de fábrica e de plataforma do 2008, o C4 Cactus é, há dois anos,o único automóvel de passeio à venda da Citroën no país. O solitário representante da marca francesa carrega o mesmo motor do colega de arquitetura – dos tempos de PSA -, que tem desempenho competente mas já sente os sinais do tempo.
Controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, quatro airbags, central multimídia com tela de 7”, ar-condicionado automático, quadro de instrumentos eletrônico e detector de fadiga se destacam na relação de equipamentos da opção mais barata do SUV. O câmbio automático também pode ser um fator de compra.
Mesmo com a chegada da nova geração do Creta em 2021, a Hyundai manteve o modelo antigo em linha para brigar com os SUVs mais baratos. Em versão única Action, o utilitário esportivo é o único Hyundai a manter o motor 1.6 Gamma aspirado – pelo menos, trabalha com a transmissão automática.
Na parte de equipamentos, é vendido com recheio bastante limitado. Tem controles de estabilidade, tração e subidas, monitoramento da pressão dos pneus, chave com telecomando das portas, além de ar, trio e direção elétrica. O som é simples e o SUV só carrega os dois airbags frontais obrigatórios. Compensa com o espaço interno maior que o da média geral da categoria.
Remodelado no início do ano passado, o Nissan mudou o nome de suas versões. Agora, o SUV mais barato da linha atende pelo nome Sense e combina o conhecido motor 1.6 quatro-cilindros aspirado, e sua boa entrega para a cidade, com o câmbio manual de cinco marchas – conjunto que tem uma das revisões mais em conta do segmento.
O Kicks de entrada sai de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de subida em rampas, câmera e sensor de ré, além de ar, trio e direção elétrica, O novo sistema multimídia estreou na reestilização e usa tela de 7” e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
O SUV mais barato da Volkswagen também atende pelo sobrenome Sense e foi ressuscitado recentemente – antes era uma configuração para o segmento PcD. Pode se gabar se der o utilitário esportivo turbinado mais em conta do mercado e ainda de oferecer bom desempenho, graças ao sempre elogiado 1.0 TSI com força em baixos giros e a ágil caixa automática.
Só não dá para achar que esta opção – mais barata que o Nivus – é generosa em equipamentos. Controles de estabilidade, tração e subidas, seis airbags, ar-condicionado, direção elétrica, trio, start/stop do motor e sensor de luminosidade fazem parte do pacote. Porém, deixou de oferecer a central multimídia APP Connect, com tela de 8”.
Temos aqui o 4×4 mais barato do mercado entre os SUVs mais baratos do país. O velho jipinho da marca japonesa garante sua robustez no motor 1.3, na tração 4×4 com reduzida e na suspensão por eixo rígido, além dos 37° de ângulo de ataque, 46° de saída e altura do solo de 20 cm.
Seja para trilhas inóspitas ou urbanas, só vem com o básico. Ar-condicionado, direção assistida, trio elétrico, faróis de neblina, rodas de liga-leve e som com entrada USB fecham a lista.
O Tracker hoje só é vendido com câmbio automático e a versão de entrada perdeu sobrenome, e também alguns equipamentos na linha 2023. Por exemplo, deu adeus a itens como ar-condicionado automático e digital (agora e convencional), sistema start/stop do motor e regulagem de altura dos faróis, muito por conta da crise dos semicondutores que assola a indústria automotiva. Compensa com um motor 1.0 turbo bem calibrado e eficiente.
De qualquer forma, o SUV mais barato da Chevrolet tem um recheio interessante. São seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, central multimídia MyLink com tela de 8”, câmera de ré e chave presencial para abertura e fechamento das portas e para partida do motor por botão.
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Estive com esse Peugeot 2008 por um mês, não compraria a não ser que seja uma BELA oportunidade de mercado. Carro com 9mil km, andei mais1k. O carro e meio durinho e bate um pouco, não sei por se tratar de um crossover, demora muito a desenvolver, você pisa e o bicho so grita, não desenvolve, um verdadeiro perigo. Me disseram que era por causa do seu cambio que não e automatico e sim automatizado.
Li que saira de linha, assim como o captur e o logan.
Documentário no Discovery Science-Revolução Tech sobre a origem dos SUVs
A sigla vem do inglês Sport Utility Vehicle ou, em tradução livre, veículo utilitário esportivo e serve para definir os automóveis que tenham capacidade off-road limitada.
Até o início dos anos 90 os modelos de carros americanos eram as famosas “banheiras” e muito beberrões, vide em filmes e séries da época e após crises econômicos do petróleo, combustível bem mais caro, começou aumentar a popularidade das montadoras japoneses com carros menores e mais econômicos.
O tradicional e americano gosto por carros grandes, porém gastões ficaram ameaçados causando uma reação das montadoras Ford Motors, GM, Chrysler e Dodge em Detroid/EUA
Criou-se então, a categoria dos SUVs sendo os primeiros o Jeep Cherokee e Ford Explorer que foram sucesso de vendas por serem robustos, altos em relação a outros automóveis, com tração nas quatro rodas, maiores ângulos, comprimento, altura do eixo e carroceria, ideais para viagens em terrenos acidentados ou não, com toda família americana consumista, geralmente com mais de dois filhos.
E por isso as mulheres eram a maioria dos compradores. A preferência masculina era mais pelas Pick Ups, Muscule Cars até as longevas banheiras de motor V8.
Porém, começaram a ocorrer muitos acidentes e mortes devido a uma direção agressiva dos seus proprietários e a falsa sensação de poder e de segurança que os SUVs causavam.
Mas, por que os compravam se não os usavam em offroad ?
O poder do marketing e publicidade sempre foram fundamentais para isso.
Após a Guerra do Golfo, os Hummers, foram o carro da moda para uso civil. Tendo muitas celebridades, como rappers, como garotos-propagandas.
Sendo pesado, grande, fazendo 4km/L e muito poluente desencadeou vários protestos contra estes SUVs.
Após 2008, com nova crise e maior alta da história de combustível. Os SUVs começaram a ficar encalhados nos pátios.
Ford e GM teve queda de vendas com a perda da moda.
Criando e lançando os Crossovers, os CUV (Crossover Utility Vehicle), porte relativamente grande e boa altura do solo, mas com conforto, segurança e tecnologia comparado aos SUVs anteriores e com capacidade de tração em diferentes terrenos, principalmente na neve.
Onde no Brasil os chamam de SUVs erroneamente e nem CUVs são na verdade, mas para tudo tem o nosso jeitinho. Para fins de vendas e popularidade com a ajudinha do governo/ lobby, o Inmetro determinou no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), para que um automóvel seja classificado na categoria de SUV, ele precisa se encaixar em, pelo menos, quatro de cinco parâmetros:
– altura sob os eixos de, no mínimo, 16 cm;
– ângulo de saída de 20º pelo menos;
– ângulo de, no mínimo, entrada de 25º;
– altura da carroceria em relação ao solo de 18 cm;
– ângulo de transposição de 13 graus.
Já os que se classificam como utilitário esportivo compacto, como Renault Kwid, precisam atender também quatro de cinco características, como:
– altura sob os eixos de, no mínimo, 16 cm;
– ângulo de saída de 19º pelo menos;
– ângulo de, no mínimo, entrada de 22º;
– altura da carroceria em relação ao solo de 18 cm;
– ângulo de transposição de 9 graus.
SUVs mesmo, raiz, são poucos os modelos vendidos no Brasil ( Pajero, Toyota SW4, Outlander ,Mahindra, Land Crusier, ..) assim como os Crossovers ( da Subaru, Suzuki, Mitsubishi, Ssangyong, ..)
Não entendo porque o povo compra veiculo financiado e muitas vezes morando de aluguel, só para ter um zero na garagem!! sendo que depois irá trocar de qualquer maneira depois de 3 a 5 anos, ou seja o povo quer carro zero, mas a casa propria e a mulher pode ser usado. vai entender! por isso que carro zero é um absurdo de caro, porque vendem! mas a minha estrategia é o seguindo, eu consigo comprar carro zero sem problema, porem eu opto por um bom usado, de uns 40mil rodado, e de preferencia unico dono, por uns 40 mil reais, e invisto o resto do valor ou faço aporte em investimentos recebendo dividendos/proventos todos meses. caso o veiculo der problema, não será mais que um zero com certeza, por exemplo, estou com a minha tucson suv 2.7 comprei com 40 mil km rodado em 2016 um carro de 2008, está como zero até hoje, com 80 mil km, sendo q o pneu vou trocar agora em 2022, desde zero. não acredito q pneu é original de fabrica da kumho tenha durado até 80 mil km, excelente, e ainda o veiculo nunca deu problema, um excelente SUV medio de verdade q nunca pega em lombada. mas alguns idiotas sem cabeça diz assim: mas bebe ne? eu digo que não! faço 11 a 12 na estrada a 2mil giro, e media 6 a 7 na cidade, mas veja é um 2.7 v6 motor muito forte! agora comparar um outros suv compacto e fraco com motor de 1.6? só pra fazer 14 a 15? 3 km a mais ai vira carro economico? realmente o povo não sabe fazer as contas! ou seja o povo gosta de menciona economia na gasolina, mas esquece que comprou finaciado e zero saindo por mais de100 mil!!! financiado vai sair mais de 150 mil! e mais a garantia de fabrica que tem que pagar! alem do IPVA super alto, vai entender… carro pra mim, será sempre um bom usado!! se vou troca a cada 3 a 8 anos, não precisa ser zero, estou feliz com a minha SUV, detalhe sou de SP, ma ja fui com ela para SE, MG, BH, BA, SC, Londrina e RS, no periodo de 2006 com 40km a 2021 com 85km hoje, Gente, gente! nunca deu problema, só coloquei gasolina e oleo!!! apenas!! mas ja vi various zero que ja deu problema bem antes dos 50 km! então não faz sentido comprar zero para pagar 100 mil!! sinceramente não sei onde o povo está com a cabeça, mas no fim das contas não posso reclamar, afinal comprarei desse “povo” futuramente. comprando com 50 a 60% mais barato. enfim.. se tem estragegia com carro zero que eu não estou sabendo, estou a ouvidos. (com exceção a carro para PCD)
Penso exatamente da mesma forma. Apesar que os carros seminovos e usados estão super caros tb. Quanto ao Tucson é o carro do meu coração, mas penso muito no combustível.
Engraçado que NENHUM deles é uma SUV e ainda tempo um mini Jipe, estão sabendo bem mesmo o que é Suv.
O DUSTER não esta por este preço, pois a RENAULT cobra mais 5mil OBRIGATÓRIOS por um pacote de itens bestas como central e rodas elevando OBRIGATORIAMENTE o preço de 92.000 para 97.000…. ABSURDO, VENDA CASADA É CRIME!
Esqueceram da Brasilia e do Uno. Elevando-se as respectivas suspensões, ambos passam a enquadrar-se perfeitamente na atual norma brasileira que define o conceito de SUV.
Sinceramente… designar hatches compactos e crossovers como “SUV”s, só mesmo aqui no Brasil. Duvido que isso aconteça em outros lugares do Mundo .
O fusca também. Fusca passar em alagamento, sobe ladeiras quase paredes… é mais suv do que todos aí!
Faltou o fantástico, inigualável e belo Renault Kwid, o MINI SUV – (Segundo a agência de Propaganda)…
Faltou citar as outras quatro versões do Fiat Pulse que sem dúvida faz ele ser atualmente um dos melhores SUVs compactos do Brasil. A matéria desqualificou a qualidade do veículo quando não citou os modelos mais completos e com mais tecnologia embarcada com custos bem competitivos.
Faltou o mais barato de todos SUVs: Renault Sandero Stepway, que além de mais barato do que o Fiat Pulse, tem maior distancia do assoalho do solo (20 mm, contra 18 mm do Pulse)
Retificando: 20 cm de altura
Li que saira de linha, assim como o captur e o logan.
Caoa Chery Tiggo 3x turbo?
SUVs??? Sei…
Cadê o Renault Duster nesta lista ???
SUVs??? Sei…