Pagar taxa para acessar CNH Digital é GOLPE

Circulam nas redes uma mensagem falsa sobre pagamento de taxa para ter acesso à CDT e um golpe utilizando o nome do programa CNH Social

CNH digital suspensa
Senatran alerta que a CNH Digital é gratuita para todos e pode ser acessada através do aplicativo da CDT (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 26/05/2025 às 17h00

Desde 2017, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível em formato eletrônico. A CNH Digital pode ser obtida por meio de aplicativo instalado no seu smartphone e tem a mesma condição legal da versão física. Apesar da dinâmica simples, uma fake news e tentativa de golpe sobre o documento estão levantando alguns questionamentos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

No último mês, uma notícia falsa circulou na internet e afirma que é necessário pagar uma taxa para ter acesso a carteira de habilitação. Além disso, publicações que prometem a primeira habilitação gratuita por meio do programa “CNH Social Digital” são, na verdade, uma tentativa de golpe.

VEJA TAMBÉM:

CNH Digital é gratuita para todos e acessada pelo aplicativo da CDT

Em vídeo publicado nas redes sociais, a Secretaria Nacional de Trânsito esclarece a última fake news do momento e reitera que ninguém deve pagar uma taxa para obter a carteira digital de trânsito. O documento pode ser acessado por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Na plataforma, é possível gerar a CNH Digital e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLVe , bem como fazer o download dos documentos para usá-los quando o telefone estiver sem rede e internet. Confira o passo a passo para baixar os documentos:

  1. Instale o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone;
  2. Faça o cadastro de usuário (Uma vez instalado o app abra e selecione: “Entrar com gov.br”. Na tela seguinte informe o CPF e selecione “Próxima”. Na próxima tela deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma);
  3. Após o login, selecione a opção “Habilitação”;
  4. Em seguida, selecione “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
  5. Não estando habilitado, o usuário deve optar por um módulo de autenticação, são eles: “Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Senatran), Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).
  6. Uma vez optado pela validação facial, que é a mais simples e prática, o usuário deverá:
  • Informar o CEP à época da emissão da CNH Física;
  • Efetuar a leitura do QR Code;
  • Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;
  • Ao final da validação facial, informar o número do telefone.

Pronto! A CNH Digital estará disponibilizada no seu celular até mesmo sem internet. Também é possível selecionar, no círculo com três pontinhos no canto inferior direito, a opção “exportar” e enviar o documento para outro aplicativo.

Mais um golpe da CNH Social

O Programa CNH Social, que arca com todos os custos de obtenção da habilitação, foi criado para auxiliar a população de baixa renda a tirar a carteira de motorista. A iniciativa é muito positiva e já beneficiou milhares de brasileiros, no entanto atrai muitos golpes e notícias falsas.

As tentativas mais recentes aconteceram através de posts enganosos que levam para uma página simulando sites do governo federal que exigia o fornecimento de dados pessoais do usuário e ainda o pagamento de uma suposta taxa via pix. Como era de se esperar, os interessados, nunca recebem o documento mesmo após cumprirem com todos os requisitos.

Os golpistas ainda fizeram uma montagem que imita a aparência da página do portal G1 e oferece o link para a inscrição do suposto programa. Por isso, a Senatran teve que entrar em cena mais uma vez e esclarecer a questão.

O órgão afirmou categoricamente que o programa CNH Social é uma política pública voltada apenas para pessoas de baixa renda. A iniciativa também não possui caráter nacional, ela pode ser adotada ou não por cada unidade federativa, que é responsável por oferecer as vagas e estabelecer seu funcionamento no estado. As informações sobre o CNH Social constam no site dos respectivos Detrans.

O programa garante que todos os custos envolvendo a habilitação, como exames médico, psicológico e toxicológico (conforme a categoria) aulas e prova teórica, aluguel do veículo, além das aulas e prova prática  A depender do estado, ele pode possuir outros nomes como CNH Popular ou CNH Cidadã.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário