A marca francesa focou sua engenharia em modelos compactos para o mercado europeu e usará os chineses para modelos maiores
A Renault seguiu o caminho de algumas concorrentes e se uniu com uma marca chinesa no desenvolvimento de plataformas para carros elétricos. Ela se uniu com a Geely, montadora com a qual já possui outras parcerias como a fornecedora de motores a combustão Horse.
Segundo o portal Car News China, a Renault está trabalhando na plataforma GEA da Geely para uma nova família de modelos elétricos e híbridos plug-in. O desenho será da marca francesa, mas a mecânica será chinesa.
VEJA TAMBÉM:
Essa parceria irá beneficiar o Brasil, os modelos resultantes do acordo serão vendidos na China, Coreia do Sul, sudeste asiático, norte da África e América Latina. O foco do projeto serão os SUVs.
A plataforma GEA é a mesma usada pelo Geely EX5, recém lançado no Brasil. Como ele é cotado para ser produzido na planta da Renault em São José dos Pinhais (PR), esses carros novos também poderão ser nacionalizados.
Segundo o portal, a Renault europeia está focando seus esforços em carros elétricos compactos. A arquitetura chinesa virá para modelos médios e grandes, que possuem demanda maior fora do velho continente.
Apesar disso, a plataforma GEA é usada pelo Geely Xingyuan, um hatch elétrico que concorre diretamente contra o BYD Dolphin. Há rumores de que ele seja vendido no Brasil.
A Renault vende um carro derivado de modelo da Geely desde 2024, o Grand Koleos. Ele é produzido na Coreia do Sul e exportado para alguns mercados em versões a combustão e híbridas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |