[Vídeo] Peças de reposição asseguradas por lei? Isso é uma piada!
"A Lei pode obrigar alguma loja a ir à falência? Porque se ela mantiver peças para todos esses carros que ainda tão rodando, não vai ter demanda nenhuma"
"A Lei pode obrigar alguma loja a ir à falência? Porque se ela mantiver peças para todos esses carros que ainda tão rodando, não vai ter demanda nenhuma"
Eu comentei aqui recentemente sobre o Código de Defesa do Consumidor, que, em um de seus artigos, parece mais uma piada. Pois ele diz o seguinte: “que, desde que um carro não seja mais fabricado ou importado, ainda assim, é obrigado a existir peças de reposição durante um período razoável”.
E eu falei: como é que é? Período razoável? Isso é uma piada! Razoável não quer dizer nada; pode ser cinco anos, 10 anos, 20 anos. Assista ao vídeo!
Mas um leitor me contestou e disse que existe uma legislação sobre isso: é o Decreto-lei de 1997, 2.181. Esse decreto diz o seguinte: que esse período razoável nunca pode ser inferior ao tempo útil de vida do produto. Outra piada!
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Quer dizer que, em um tempo razoável, tem que ter peças de reposição no mercado, mas esse tempo razoável não pode ser inferior a vida útil do produto? Muito bem, então o ‘Fordinho’ 1929 ainda está rodando por aí; então as lojas, a Ford, têm que providenciar peças de reposição para o Ford 1929; ou para o Chevrolet 1951?
A Lei pode obrigar alguma loja a ir à falência? Porque se ela mantiver peças para todos esses carros que ainda tão rodando, não vai ter demanda nenhuma, e é claro que ela vai quebrar.
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No meu caso que tenho um veículo com mais de 10 anos, quando preciso de peças e tenho preferência por comprar na concessionária o pessoal de lá me atende ou prontamente ou fazem a solicitação para a fabrica.. Pago uma parte do valor e aguardo a chegada. Como faço manutenções preditivas, tem funcionado. Claro peças mais específicas que precisam durar mais ou de funcionamento mais precisos.
Então, n ao céu nem a terra. Talvez pra você que tem dinheiro ter peças de carro que já não são mais fabricados seja boiada mas lembre você que muita gente usa um carro fora de linha inclusive pra trabalhar. Acho que precisa se estabelecer um tempo de forma clara e não do jeito que é.
Obrigado Boris, quem sabe, sabe.
cada uma que é de arrancar os cabelos
Imagino que seja como foi o caso da Suzuki, quando foi embora do Brasil, o consumidor ficou a ver navios, enquanto peça só importando.
Certa vez conversando com um amigo do setor de autopeças eu perguntei sobre isso , e ele me respondeu o seguinte , os fabricantes verificam as quantidades medias de reposição vendidas por ano e multiplicam pelos anos obrigatórios por lei , e produzem essa quantidade aproximada e colocam no mercado , não posso garantir que seja assim mas foi o que eu soube , e acho que faz faz sentido pelo menos perante a lei acho eu. por exemplo consumo 150 faróis por ano de reposição vezes dez anos 1500 faróis em estoque no mercado de autopeças . eu por exemplo tenho dois carros um deles é um mille 2013 ( ultima serie) o carro já saiu de linha a 8 anos e nunca me faltou peças para ele as raras vezes que precisei , inclusive lanterna trazeira por exemplo ( original fiat) na concessionaria.
Mais um “tiro na mosca” Boris.
Tem um monte de gente iludida por pessoas inescrupulosas, algumas até se dizendo advogados, como vi em um vídeo no YouTube, que garantia, na justiça, aos proprietários de modelos fora de linha, peças por 10 anos.
É mesmo piada, e de mal gosto!